Selo Mais Integridade: cooperativas são reconhecidas por boas práticas

Premiação reforça compromisso por atuação íntegra, justa e ética

 

 João Prieto em discurso durante a cerimônia de entrega do Selo Mais Integridade João Prieto em discurso durante a cerimônia de entrega do Selo Mais IntegridadeO Sistema OCB participou, nesta quinta-feira (21), da cerimônia de entrega da 6ª edição do Selo Mais Integridade, realizada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2018, o selo reconhece as cooperativas e empresas que são destaque em práticas de integridade com enfoque na responsabilidade social, sustentabilidade ambiental e ética. Neste ano, a Cocamar (PR) e a Suinco (MG) receberam a premiação. 

João Prieto, coordenador do Ramo Agro, representou o Sistema OCB no evento e destacou a importância do selo. “O cooperativismo agropecuário, além de ser pujante em relação as questões econômicas, de competitividade, de produção e de produtividade, também é compromissado com todas as questões de país, de fazer melhor e de forma íntegra”, afirmou. 

O prêmio conta com duas categorias distintas: o Selo Verde, para as empresas ou cooperativas que recebem sua primeira certificação; e o Selo Amarelo, para aquelas que reafirmam as boas práticas em sua gestão. Nesta edição, 27 organizações foram contempladas, sendo 11 com o Selo Verde e 16 com o Selo Amarelo. 

A Cocamar recebeu o Selo Verde e a Suinco, o Amarelo. Gerente executiva de Governança da Cocamar, Fernanda Volpato destacou o reconhecimento. “A Cocamar se sente muito honrada por essa importante premiação, o que reforça ainda mais o compromisso da cooperativa com seus valores e em avançar em sua governança”, declarou. 

Durante a cerimônia, o secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, declarou que o selo é um dos projetos mais importantes do Mapa e do Brasil. “Nós sabemos do exercício de superação que cada empreendedor realizou para vencer esse desafio. É um trabalho de equipe, de muita dedicação, organização e comprometimento para alcançar esse resultado”, disse. 

Entre os benefícios que podem ser alcançados pelas organizações premiadas estão o ganho de imagem, o reconhecimento de possíveis parceiros internacionais e o aumento motivacional para os empregos.  A seleção dos vencedores coube a uma equipe formada por representantes do Mapa, ApexBrasil, Pacto Global, Embrapa, entre outras.

Na quinta edição, em 2023, as cooperativas Copacol, Castrolanda e Suinco também foram premiadas. 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados