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Inscrição estadual para o Prêmio Nacional de Redação vai até amanhã

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Florianópolis (23/6/16) – Termina amanhã o prazo para que as escolas de Santa Catarina se inscrevam ao Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem, realizado em âmbito estadual pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC). Em sua 10ª edição, a iniciativa traz o tema “Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”.

As escolas têm até amanhã para se inscreverem no prêmio e até o dia 2 de setembro para incentivar a produção dos textos com os alunos, selecionar as três melhores redações por categoria e enviar para a unidade estadual do Sescoop/SC. Depois disso, os trabalhos passarão por uma comissão julgadora estadual e, por fim, pela nacional. Podem participar alunos do 4º ao 9º ano que estudam em escolas parceiras do Programa Cooperjovem.

O Cooperjovem tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o país. Em Santa Catarina, abrange 28 cooperativas e 85 escolas de 54 municípios, beneficiando mais de 500 professores e 26 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Somente neste ano, três novas cooperativas e 11 novas escolas ingressaram no programa.

A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, realça que no ano passado, mais de 9,5 mil alunos se inscreveram no prêmio. “Neste ano, as expectativas são ainda maiores, tendo em vista que aumentou o número de escolas participantes do Programa”, comenta.

PRÊMIOS – Os prêmios estimulam o empenho acadêmico com um notebook para cada aluno, escola e professor vencedores, um troféu de reconhecimento às unidades estaduais e cooperativas, além de uma viagem cultural para todos os premiados nacionais, em um destino dentro do Brasil (ainda a ser definido).

São duas categorias: a primeira para alunos do 4º e 5º anos, e a outra para os estudantes do 6º ao 9º ano, com três vencedores em cada uma. O tema, no entanto, é único. “Esse é um assunto que foi escolhido como forma de promover o debate e a reflexão dos alunos sobre as contribuições que podemos dar, tanto de forma individual como coletiva, para a construção de um futuro sustentável. Alinhado, inclusive, à escolha da Aliança Cooperativa Internacional para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, que traz o slogan ‘Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável’”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira.

O cronograma completo das fases da premiação está disponível na página eletrônica http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/. (Fonte: Assimp Sescoop/SC)

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Inscrição estadual para o Prêmio Nacional de Redação vai até 24 de junho

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Florianópolis (17/6/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) lembra às escolas que atuam com o Programa Cooperjovem que estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem. Em sua 10ª edição, a iniciativa traz o tema “Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”.

As escolas, portanto, têm até o dia 24 de junho para inscreverem-se no prêmio e até o dia 2 de setembro para incentivar a produção dos textos com os alunos, selecionar as três melhores redações por categoria e enviar para a unidade estadual do Sescoop/SC. Depois disso, os trabalhos passarão por uma comissão julgadora estadual e, por fim, pela nacional. Podem participar alunos do 4º ao 9º ano que estudam em escolas parceiras do Programa Cooperjovem.

O Cooperjovem tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o país. Em Santa Catarina, abrange 28 cooperativas e 85 escolas de 54 municípios, beneficiando mais de 500 professores e 26 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Somente neste ano, três novas cooperativas e 11 novas escolas ingressaram no programa.

A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, realça que no ano passado, mais de 9.500 alunos se inscreveram no prêmio. “Neste ano, as expectativas são ainda maiores, tendo em vista que aumentou o número de escolas participantes do Programa”, comenta.

PRÊMIOS – Os prêmios estimulam o empenho acadêmico com um notebook para cada aluno, escola e professor vencedores, um troféu de reconhecimento às unidades estaduais e cooperativas, além de uma viagem cultural para todos os premiados nacionais, em um destino dentro do Brasil (ainda a ser definido).

São duas categorias: a primeira para alunos do 4º e 5º anos, e a outra para os estudantes do 6º ao 9º ano, com três vencedores em cada uma. O tema, no entanto, é único. “Esse é um assunto que foi escolhido como forma de promover o debate e a reflexão dos alunos sobre as contribuições que podemos dar, tanto de forma individual como coletiva, para a construção de um futuro sustentável.

Alinhado, inclusive, à escolha da Aliança Cooperativa Internacional para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, que traz o slogan ‘Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável’”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira.

O cronograma completo das fases da premiação está disponível na página eletrônica http://premioderedacaocooperjovem.brasilcooperativo.coop.br/.
(Fonte: Assimp Sescoop/SC)

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OCEB abre inscrições para IV Caminhada Cooperativista Baiana no Dia C

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Salvador (16/6/16) – Pelo 4° ano consecutivo, o Sistema OCEB realizará a Caminhada Cooperativista Baiana que ocorrerá durante a celebração nacional do Dia de Cooperar (Dia C), no dia 2 de julho de 2016. O evento ocorre anualmente no primeiro sábado de julho, data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo que, este ano, coincide com o Dia da Independência da Bahia.

Para homenagear as duas datas, o Sistema realizará a IV Caminhada no cortejo cívico, durante o tradicional “Desfile do 2 de Julho”. O Dia C promove e estimula a integração das ações voluntárias, de Norte a Sul do país de forma permanente, onde as cooperativas participantes realizam iniciativas de voluntariado e transformação social.

A concentração será no Largo da Soledade, a partir das 07h30. É importante chegar cedo e estar usando roupas leves.  Convidamos vocês para a celebração do Dia C 2016 em Salvador. Inscrições podem ser feitas por meio do seguinte link: http://www.bahiacooperativo.coop.br/eventos/iv-caminhada-cooperativista . (Fonte: Ascom Sistema OCEB)

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Sistema Unimed mineiro recebe prêmio Top Of Mind

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Belo Horizonte (13/6/16) - Representado pela Unimed Federação Minas, o Sistema Unimed mineiro confirma sua liderança como a marca de plano de saúde mais lembrada pelos mineiros e recebe, no dia 21 de junho, em Belo Horizonte, o prêmio Top of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso-Minas Gerais – 2016, categoria Excelência. Esse é o 21º ano consecutivo que o Sistema Unimed mineiro é reconhecido pelo prêmio.

Para o presidente executivo da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh Monteiro, esta premiação reforça a excelência da qualidade dos serviços oferecidos pelo Sistema Unimed mineiro. “Figurar como uma das marcas mais prestigiadas pelo 21º ano consecutivo ressalta, mais uma vez, a confiança que as pessoas depositam nas cooperativas médicas do estado, fruto do incomparável trabalho realizado pelos nossos cooperados. Somente na Unimed os clientes são atendidos pelos “donos” das cooperativas. E isso é um grande diferencial que comprova que o nosso compromisso é cuidar da saúde,” comemora Marcelo Mergh.
 
SISTEMA UNIMED – Hoje, a Unimed em Minas Gerais reúne 67 cooperativas, mais de 16 mil médicos cooperados e 2,9 milhões de clientes. É líder no Estado com 55% de participação de mercado e presença em 97% do território mineiro.
 
TOP OF MIND – A revista nacional de economia e de mercado, Mercado Comum, promove anualmente a entrega do prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais. Em sua 21ª edição, o prêmio destaca as empresas que estão na mente dos mineiros. O principal objetivo é medir o grau de lembrança (recall espontâneo) das marcas de diversos segmentos de produtos existentes no mercado do estado. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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Em comemoração ao Dia C, Sescoop/SP leva oficina ao MIS

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São Paulo (10/6/16) – Todos os meses, o MIS, Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, abre suas portas para a maratona Infantil que inclui um dia inteiro de programações gratuitas voltadas para as crianças e suas famílias. Em junho, o MIS traz espetáculos como 13 Gotas, da Cia BuZum! e, dando continuidade à parceria com o Sescoop/SP apresenta, também, a oficina de Histórias Dobradas com Irene Tanabe e o Arraiá da Trupe, com Trupe Pé de Histórias. Esse espetáculo integra uma extensa programação que visa celebrar o Dia de Cooperar - Dia C, a ser oficialmente celebrado no próximo dia 2 de julho de 2016. A grande festa contará com eventos, ainda, no Museu da Casa Brasileira, o Circo-Escola Promove - unidade Penteado, localizado na zona norte de SP e Centro Social Marista Irmão Lourenço, localizado na zona leste de São Paulo.

ESPETÁCULOS – No enredo de 13 Gotas, escrita por Marília de Toledo e dirigida por Wanderley Piras, um laboratório em que dois cientistas "malucos" explicam para as crianças, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Já As Aventuras de Peter Pan e Sininho é um espetáculo infantil que utiliza do jogo lúdico do teatro de bonecos para contar a história do menino que não queria cresce; e Arraiá da Trupe traz o repertório musical que resgata canções que valorizam os elementos culturais e as tradições das festas juninas com músicas, brincadeira e alegria.

A programação inclui, ainda, intervenções circenses, contação de histórias, oficinas variadas além da exibição do filme Cassiopéia, de Clovis Vieira. O longa, com um roteiro lúdico arrebata crianças e jovens de todas as idades e se baseia na valorização das virtudes humanas e as diversas referências culturais.  O filme é ganhador do prêmio internacional Crystal Graphics de melhor animação e, na data, comemorará os 20 anos de seu lançamento.

Dia de Cooperar – O Encontro não se limitará apenas às atrações sociais e culturais, mas também celebrará o Dia de Cooperar (Dia C) e servirá como ponto de partida para a união de todas as cooperativas paulistas engajadas nesse movimento. O Dia C é uma mobilização das cooperativas brasileiras, que conta com apoio do Sistema OCB e suas unidades estaduais em todo o País. O tema deste ano - "Ações que constroem e transformam vidas" - demonstra a força e a essência humanitária do movimento, por meio de iniciativas que integram as pessoas e divulgam a cultura do cooperativismo.

Serão realizadas ações diversas durante o ano em todos os cantos da capital paulista e na celebração do dia 2 de julho haverá uma extensa programação cultural e atividades gratuitas de Cultura, esporte, saúde e meio ambiente nos seguintes locais: Zona Norte no circo-escola Promove - Unidade Penteado; Zona Sul no MIS - Museu da Imagem e do Som e MCB- Museu da Casa Brasileira; e na Zona Leste na Vila Progresso em parceria com o Centro Social Marista Ir. Lourenço da rede marista de solidariedade e as cooperativas SicoobCecres, Cooperfemsa, FNCC, Cogem,Cooperata, Cooperericsson e Sicredi. (Fonte: Assimp Sescoop/SP)

Maratona INFANTIL | 19.06

HORÁRIO 10h às 17h
LOCAL Área externa do MIS, Auditório LABMIS, Auditório MIS, foyer MIS,  sala de interfaces e educativo
INGRESSO Gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)
CLASSIFICAÇÃO livre
Realização: Sescoop/SP e as cooperativas parceiras Coopericsson e Cogem

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Aprendiz Cooperativo para Pessoas com Deficiência forma turma no AM

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Brasília (8/6/16) – O Sistema OCB/AM, juntamente com a cooperativa Unimed Manaus, acaba de formar 35 aprendizes no evento realizado na sexta-feira, dia 3/6, em Manaus (AM), onde foram entregues as Declarações de Conclusão de Curso para os formandos. O evento começou com a fala do diretor do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar.

Ele agradeceu aos formandos e parceiros e destacou a importância do programa para formação dos aprendizes com deficiência para o mercado de trabalho. Logo depois, o analista de Promoção Social da unidade nacional do Sescoop, Guilherme José Cabral Gonçalves, discorreu sobre a importância do programa e sobre o fato de o Sescoop se preocupar não apenas com o cumprimento da cota pelas cooperativas, mas também com a qualidade do programa.
 
As jovens Maria Bernadete e Euzanira Vieira Bezerra emocionaram o público composto por pais, familiares, amigos e parceiros do programa Aprendiz Cooperativo ao agradecerem e falarem sobre a importância da iniciativa do Sescoop para a vida de todos os formandos. Por fim, os estudantes apresentaram a canção Paz, em libras, o que encantou a plateia.
 
O evento também contou com a participação de Adalmiran Barroso, representante da Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência no Estado do Amazonas (ACERPAM), parceira responsável pela orientação dos aprendizes, de acordo com as suas necessidades particulares. Lúcia Silva, representante da cooperativa contratante, Unimed Manaus, também prestigiou o evento.
 
SAIBA MAIS – Criado para qualificar jovens com idade entre 14 e 24 anos e assegurar sua permanência no mercado de trabalho cooperativista, o programa contribui para uma política de responsabilidade social e valorização do potencial da juventude. No ano 2000, a Lei nº 10.097 (conhecida como “Lei do Aprendiz”) determinou que estabelecimentos de qualquer natureza e com mais de sete empregados – incluindo as cooperativas – empregassem e matriculassem aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem. Foi nesse momento que o Sescoop vislumbrou a oportunidade de preparar jovens para atuar especificamente em cooperativas, de forma consistente e diferenciada. Importante ressaltar que, conforme a legislação, para o programa Aprendiz Cooperativo para Pessoas com deficiência não existe limite de idade.
 
NÚMEROS – Segundo dados do Sescoop, desde o lançamento do programa até hoje houve um acréscimo de 107% no número de estados que executam o programa; e o número de aprendizes atendidos cresceu na seguinte escala: em 2010, 2.162 jovens foram qualificados. Já em 2015, este número aumentou 294%, totalizando 6.305 beneficiados.
 
Para a Gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, esses são números que reforçam a preocupação do Sistema OCB com a aplicação das políticas de responsabilidade social e qualificação de jovens. “Contudo, ainda temos muitos desafios para ampliar, o atendimento às demandas das cooperativas, reter esse jovem na cooperativa, após o término de contrato como Aprendiz e, é meta nossa e das organizações estaduais trabalhar para uma qualificação significativa”, argumenta a gerente.
 
REALIDADE BRASILEIRA – A coordenadora do programa Aprendiz Cooperativo, no âmbito nacional do Sescoop, Edlane Melo, informa que, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18% da população brasileira está na faixa etária entre 15 a 24 anos de idade que abrange o público-alvo do programa aprendiz cooperativo. A pesquisa identificou também que dentre esses jovens 13,6% trabalham e estudam; 19,6% não trabalham nem estudam; 21,6% somente estudam e 45,2% somente trabalham. Dados como esses embasam os modelos de formação dos profissionais identificando o perfil do aluno e sua futura situação de trabalho.

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Aprendiz Cooperativo para Pessoas com Deficiência forma turma no AM

O Sistema OCB/AM, juntamente com a cooperativa Unimed Manaus, acaba de formar 35 aprendizes no evento realizado na sexta-feira, dia 3/6, em Manaus (AM), onde foram entregues as Declarações de Conclusão de Curso para os formandos. O evento começou com a fala do diretor do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar.

Ele agradeceu aos formandos e parceiros e destacou a importância do programa para formação dos aprendizes com deficiência para o mercado de trabalho. Logo depois, o analista de Promoção Social da unidade nacional do Sescoop, Guilherme José Cabral Gonçalves, discorreu sobre a importância do programa e sobre o fato de o Sescoop se preocupar não apenas com o cumprimento da cota pelas cooperativas, mas também com a qualidade do programa.

As jovens Maria Bernadete e Euzanira Vieira Bezerra emocionaram o público composto por pais, familiares, amigos e parceiros do programa Aprendiz Cooperativo ao agradecerem e falarem sobre a importância da iniciativa do Sescoop para a vida de todos os formandos. Por fim, os estudantes apresentaram a canção Paz, em libras, o que encantou a plateia.

O evento também contou com a participação de Adalmiran Barroso, representante da Associação de Capacitação, Emprego e Renda para Pessoas com Deficiência no Estado do Amazonas (ACERPAM), parceira responsável pela orientação dos aprendizes, de acordo com as suas necessidades particulares. Lúcia Silva, representante da cooperativa contratante, Unimed Manaus, também prestigiou o evento.

SAIBA MAIS – Criado para qualificar jovens com idade entre 14 e 24 anos e assegurar sua permanência no mercado de trabalho cooperativista, o programa contribui para uma política de responsabilidade social e valorização do potencial da juventude. No ano 2000, a Lei nº 10.097 (conhecida como “Lei do Aprendiz”) determinou que estabelecimentos de qualquer natureza e com mais de sete empregados – incluindo as cooperativas – empregassem e matriculassem aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem. Foi nesse momento que o Sescoop vislumbrou a oportunidade de preparar jovens para atuar especificamente em cooperativas, de forma consistente e diferenciada. Importante ressaltar que, conforme a legislação, para o programa Aprendiz Cooperativo para Pessoas com deficiência não existe limite de idade.

NÚMEROS – Segundo dados do Sescoop, desde o lançamento do programa até hoje houve um acréscimo de 107#$-$#no número de estados que executam o programa; e o número de aprendizes atendidos cresceu na seguinte escala: em 2010, 2.162 jovens foram qualificados. Já em 2015, este número aumentou 294-, totalizando 6.305 beneficiados.

Para a Gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, esses são números que reforçam a preocupação do Sistema OCB com a aplicação das políticas de responsabilidade social e qualificação de jovens. “Contudo, ainda temos muitos desafios para ampliar, o atendimento às demandas das cooperativas, reter esse jovem na cooperativa, após o término de contrato como Aprendiz e, é meta nossa e das organizações estaduais trabalhar para uma qualificação significativa”, argumenta a gerente.

REALIDADE BRASILEIRA – A coordenadora do programa Aprendiz Cooperativo, no âmbito nacional do Sescoop, Edlane Melo, informa que, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18#$-$#da população brasileira está na faixa etária entre 15 a 24 anos de idade que abrange o público-alvo do programa aprendiz cooperativo. A pesquisa identificou também que dentre esses jovens 13,6#$-$#trabalham e estudam; 19,6#$-$#não trabalham nem estudam; 21,6#$-$#somente estudam e 45,2#$-$#somente trabalham. Dados como esses embasam os modelos de formação dos profissionais identificando o perfil do aluno e sua futura situação de trabalho.

Fonte: OCB/SESCOOP NACIONAL

Dia de Cooperar na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte

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Belo Horizonte (6/6) – A Praça da Liberdade, um dos cartões postais de Belo Horizonte, se transformará em palco de celebração do Dia C, no dia 2 de julho. Organizado pelo Sistema Ocemg, o dia será marcado por várias atividades cooperativistas e socioculturais. Das 9h às 13h, todos estão convidados a participar do evento. Na ocasião os participantes poderão conhecer espaços temáticos de serviços, produtos e ações vinculadas aos valores cooperativistas, além de se encantar com atrações culturais, artísticas e de lazer, receber dicas de saúde e degustar produtos das cooperativas mineiras.

O Circuito Cooperativo, como foi batizada a ação, será montado na Praça, com o tema "Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável", e será composto por seis estações. Na Degustação Cooperativista, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e experimentar produtos das cooperativas Aurora, Frutvale, Conap, Coopersete, Coocatrel e Cooxupé; no Lazer Cooperativo, peças de teatro infantil, pintura facial e a presença de personagens infantis vão divertir o público.

Na área Arte, Cultura e Serviços, haverá exposição das cooperativas Dedo de Gente, Musiart, Coopifor e Uniquarts.  No espaço Saúde e Bem-Estar, os participantes poderão desfrutar de massagem relaxante e realizar exames rápidos com os profissionais da Coopsaúde. Já no Espaço da Cooperação, as atrações serão as rodadas de diálogo e informações sobre o tema, além de jogos institucionais e orientações financeiras. Por fim, na seção Boas Práticas, o cidadão poderá fazer o descarte de resíduos eletrônicos que serão recolhidos pela Cooperativa Cultura - entidade que realizará a destinação correta do material.

Esta será a oitava edição do evento, idealizado pelo Sistema Ocemg que, com o passar dos anos, ganhou abrangência nacional sendo atualmente realizado em todo o país. Além de propagar a solidariedade e o cuidado para com o próximo, o Dia C objetiva aproximar a sociedade dos valores do cooperativismo e apresentar um pouco mais da história do setor. Para saber mais sobre a ação do Sistema e das cooperativas inscritas no projeto este ano, acesse o blog do Dia C. (Fonte: Assimp Sistema Ocemg)

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Escolas catarinenses sediarão jogos co-olímpicos em agosto

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Florianópolis (6/6) – Paralelo às olimpíadas, no mês de agosto, as escolas que participam do programa Cooperjovem, desenvolvido Sescoop/SC, em parceria com as cooperativas do estado, sediarão os jogos co-olímpicos, com o propósito de somar características cooperativas ao modelo já existente, possibilitando aos participantes que vivenciem os jogos com mais alegria, satisfação, inclusão, colaboração e sucesso compartilhado.

O primeiro passo para a concretização desse projeto é a preparação dos educadores e coordenadores das cooperativas parceiras que irão desenvolver as atividades nas escolas. Para isso, 109 professores de 55 escolas e 21 coordenadores de cooperativas que participam do Cooperjovem e aderiram ao projeto, participaram das oficinas de co-criação dos jogos co-olímpicos.

A primeira oficina ocorreu em Brusque, nos dias 27 e 28 de abril, reunindo 23 participantes das escolas e cooperativas da região Vale do Itajaí: Cooper, Cooperjuriti e Viacredi. A segunda e terceira ocorreram em Chapecó, nos dias 4 e 5 de maio e nos dias 15 e 16, com a participação de 50 professores e coordenadores das cooperativas do oeste: Sicoob Creditapiranga, Copérdia, Sicoob São Miguel, Cooper A1, Copercampos, Sicoob Videira, Auriverde e Coopervil. 

As últimas oficinas foram realizadas na região sul, nos dias 24 e 25, em Laguna, e nos dias 31 de maio e 01 de junho, em Torres-RS, reunindo 57 participantes das cooperativas Cooperzem, Cejama, Cooperja, Cerbranorte, Sicoob Credivale, Cersul, Ceprag, Coopersulca, Sicoob Credija e Sicoob Crediaraucária. Ao todo, as cinco oficinas reuniram 130 participantes.

De acordo com os facilitadores do Projeto Cooperação, instituição idealizadora dos Jogos co-olímpicos e contratada pelo Sescoop/SC para a realização das oficinas, Fábio Brotto e Cristiane Oliveira, a prática dos jogos cooperativos não se opõe aos jogos tradicionais. É apenas uma oportunidade de se repensar os métodos e objetivos trabalhados com o esporte por meio da adaptação das regras e estrutura dentro da competição tradicional que estimulem e conscientizem as crianças, jovens e adultos sobre a importância da cooperação. Brotto observa que a inspiração dos jogos co-olímpicos vem das olimpíadas para enfatizar o espírito de cooperação.

Seu conceito está relacionado ao incentivo da aprendizagem transdisciplinar na escola com o envolvimento de toda a comunidade escolar para organizar o calendário de forma adequada. Nesta etapa de capacitação dos professores e coordenadores, eles são sensibilizados, para preparação do evento, que será realizado paralelamente às olímpiadas de 2016.

Os jogos co-olímpicos envolverão várias modalidades, além do aspecto cultural e pedagógico que, por meio de pesquisa, oportunizarão a realização de uma mostra nas escolas. “Durante o evento, as modalidades competitivas serão transformadas em modalidades cooperativas como por exemplo: o basquete amigão, o vôlei com lençol em dupla, o salto da merendeira, entre outros”, realça Brotto. 

As oficinas visam a preparação para implementação do projeto nas escolas. Entre as atividades práticas está a formação de pequenas equipes que recebem a tarefa de desempenhar algumas funções no hotel, onde ocorre a capacitação.

“Supervisionados pela gerência do hotel, alguns trabalharam na cozinha, outros nos quartos e na recepção, entre outros setores. É um exercício de reconhecimento e valorização das pessoas que estão nos bastidores, desempenhando funções importantes, mas que normalmente ninguém vê”, realça Brotto, destacando que profissionais de diversos segmentos estão envolvidos em uma competição como as olimpíadas e não será diferente nos jogos co-olímpicos.

A orientadora pedagógica da EEB Professora Maria da Glória Mattos de Dionísio Cerqueira, Marcia Musa, comenta a experiência de assumir uma atividade que não é de sua área, destacando que todos deveriam em algum momento vivenciar o que o outro faz. “Conhecer um pouco das outras profissões é um ato essencial para a valorização das diferentes atividades exercidas”. 

EXPERIÊNCIA - A coordenadora da Copérdia, Graciele Valerius, conta que a cooperativa é parceira do Sescoop/SC no Programa CooperJovem desde 2010. “Atualmente, trabalhamos com quatro escolas (duas ingressaram em 2010 e duas em 2015) e os resultados têm sido significativos. Após dois anos de projeto, ouvimos a comunidade escolar e percebemos que há importantes mudanças no ambiente escolar, principalmente na questão de didática de ensino. As aulas são mais criativas com dinâmicas e vivências nas escolas, os pais estão mais presentes, entre outros resultados”. 

Segundo Graciele, uma das ações que fazem a diferença é a formação oferecida pelo Sescoop/SC. “Além do Projeto Educacional Cooperativo, oficinas como essas que preparam para os jogos co-olímpicos vêm para somar. Os estudantes aprovam porque é uma iniciativa inovadora”.

Marcia Musa ressalta que a EEB Professora Maria da Glória Mattos conta atualmente com 300 alunos e atua com o Cooperjovem desde 2009. Segundo ela, os resultados são expressivos, pois os alunos são desafiados a trabalhar questões competitivas com cooperação. “Isso faz com que percebam a importância de cooperar. Eles precisam se sentir desafiados e o espiríto é vencer juntos”.

A orientadora pedagógica complementa ainda que, com o Cooperjovem, existe uma mudança de visão de mundo e, em função disso, os índices de indisciplina são pequenos. “As outras escolas da área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira demonstram muita curiosidade sobre o programa”, finaliza Marcia.

COOPERJOVEM – O Programa tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o País. O programa reforça o 5º e o 7º princípio do cooperativismo, que destacam a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.

O CooperJovem abrange atualmente 29 cooperativas e 89 escolas, em 59 municípios do Estado e beneficia mais de 500 professores e 25 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. “Somente neste ano, três novas cooperativas e 13 novas escolas ingressaram no programa”, ressalta a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, ao falar que a iniciativa está evoluindo a cada ano e, essa crescente demanda, tem feito com que suas etapas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação perpassem por fases de aperfeiçoamento contínuo. (Fonte: Assimp Sescoop/SC)

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Alunos do Programa Aprendiz Cooperativo participaram de uma ação para revitalizar praça Pública

Os moradores do entorno da Praça do General, no Centro de Manaus, foram presenteados com um grande gesto na manhã de sexta-feira (3). Mais de 70 alunos do programa Aprendiz Cooperativo participaram de uma ação para revitalizar o local. Os voluntários recolheram o lixo jogado, retocando a pintura dos bancos e plantando mudas no local.

Para a gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM), Eliane Craveiro, esta ação está aproximando as novas gerações da responsabilidade social. “É uma ótima oportunidade para que esses jovens tomem consciência do impacto positivo que o cooperativismo pode trazer para a sociedade”, afirmou.

O voluntário Airton dos Santos, 17, colaborou com a ação e ficou satisfeito com a reação dos moradores locais. “Eles estão nos agradecendo por estarmos cuidando de um espaço que é tão importante para eles. É muito gratificante e, por outro lado, estamos dando um exemplo de cidadania”, contou ele, que, como os outros menores participantes, teve a permissão dos pais para fazer parte da atividade.

Segundo Eliane, os alunos do programa deverão voltar ao local na semana que vem para fazer a manutenção do mesmo, bem como plantar mais mudas de árvores e finalizar a pintura dos bancos. Além dessa ação, eles já haviam realizado uma visita ao Lar Batista Janell Doyle no mês passado, brincando e fazendo a alegria das crianças do local.

Ambas as iniciativas fazem parte do Dia C, um programa realizado por cooperativas e voluntários em todo o Brasil, que desenvolve uma série de ações sociais e ambientais. Além das atividades que são desenvolvidas durante o ano, um evento que celebra os resultados do Dia C acontecerá no próximo dia 2 de julho, em todos os Estados.

Cooperativas Amazonenses realizam ação do Dia C em comunidade Parque Riachuelo

Com o objetivo de atender o 7º princípio do cooperativismo, que determina atender as comunidades onde as sociedades cooperativistas estão localizadas, as cooperativas Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas, Copamart – Cooperativa Amazonense de Artesanato, a Cotam – Cooperativa de Consumo dos Taxistas Autônomo do Amazonas, Coocpone – Cooperativa dos Comerciantes da Ponta Negra, e Fecootram – Federação das Cooperativas de Transportes do Amazonas em parceria com a Igreja Metodista Wesleyana da Cidade Nova/Congregação Parque Riachuelo se reuniram para realizar a primeira ação do Dia de Cooperar no Amazonas.

O evento aconteceu neste sábado, 4 de junho, de 8 às 12h na rua Saia Branca (antiga rua 2) Comunidade Parque Riachuelo. Zona Oeste de Manaus e atendeu aproximadamente 500 moradores das comunidades Parque Riachuelo, Parque São Pedro e Campos Sales. Durante a ação foram oferecidos serviços de cortes de cabelos e sobrancelhas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, podologia, manicure, oficina de artesanato, distribuição de alimentos, sorteios de brindes e cestas básicas.

A gerente de desenvolvimento de cooperativas do Sistema OCB/Sesoop/AM, Eliane Craveiro participou do evento e declarou que para o Sistema Cooperativista do Amazonas é gratificante ver as cooperativas unidas para atender as comunidades em suas necessidades básicas. “Ações como está mostram o empenho das cooperativas amazonense em promover um trabalho de solidariedade para amenizar as necessidades de quem verdadeiramente precisa e que muitas não são alcançadas pelo Poder Público.

O objetivo do Dia C é aproximar as cooperativas das comunidades e juntos fortalecer cada vez mais o cooperativismo no estado por meio da solidariedade”, argumentou a gerente.

Para a instrutora da turma de barbearia do Cetam – Centro de Ensino Tecnológico do Amazonas, Carmem Alencar, que levou 30 profissionais ao evento, participar de uma ação como está é um grande aprendizados, pois segundo ela é uma boa oportunidade para os seus alunos exercitar o que estão aprendendo no curso. “Me sinto feliz em poder participar pela primeira vez do Dia C. Isso nos traz um excelente aprendizado, quando se trata de sermos solidários a quem precisa de ajuda”, finalizou a instrutora.

Abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Redação Cooperjovem

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Brasília (1º/6) – Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nacional de Redação Cooperjovem. Podem participar alunos do 4º ao 9º ano que estudam em escolas onde o programa de incentivo à cultura da cooperação é aplicado. Em sua 10ª edição, a premiação deste ano traz o tema “Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente”.

As escolas têm até o dia 2/9 para incentivar a produção dos textos com os alunos, selecionar os três melhores e enviar para a sua unidade estadual do Sistema OCB. Depois disso, os trabalhos passam por uma comissão julgadora estadual e, por fim, pela nacional.

Os prêmios estimulam o empenho acadêmico, com um notebook para cada aluno, escola e professor vencedores, um troféu de reconhecimento às unidades estaduais e cooperativas, além de uma viagem cultural para todos os premiados nacionais, em um destino dentro do Brasil (ainda a ser definido).

São duas categorias: a primeira para alunos do 4º e 5º anos, e a outra para os estudantes do 6º ao 9º ano, com três vencedores em cada uma. O tema, no entanto, é único. “Esse é um assunto que foi escolhido como forma de promover o debate e a reflexão dos alunos sobre as contribuições que podemos dar, tanto de forma individual como coletiva, para a construção de um futuro sustentável. Alinhado, inclusive, à escolha da Aliança Cooperativa Internacional para a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo deste ano, que traz o slogan ‘Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável’”, afirma a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira.

O material de divulgação para que as escolas possam incentivar os alunos já foi enviado para as unidades estaduais nesta semana. E também está disponível no site do Prêmio. O cronograma completo das fases da premiação também está disponível na página eletrônica. Acesse e fique por dentro.

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Encontro Estadual do Cooperjovem possibilita troca de experiências

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Fortaleza (31/5) – A cidade de Pesqueira, localizada a 220 km da capital pernambucana, sediou o Encontro Estadual do Cooperjovem, programa que tem o objetivo de inserir estudantes dos ensinos infantil e fundamental nas práticas e valores do cooperativismo. Durante dois dias, em um hotel no município, cerca de 100 professores de diversos regiões do interior pernambucano trocaram experiências de condução do projeto em sua localidade e conheceram novas práticas de repassar o conhecimento aos mais de oito mil alunos integrantes do programa.

O tema do Encontro neste ano foi “Educando para a Vida”. Com o intuito de levar os professores a uma análise das práticas de ensino e auxiliar o grupo a trabalhar na mesma linguagem proposta pelo Cooperjovem, foi convidado ao evento o focalizador do programa Cooperar, Roberto Martins. Ele foi o responsável por elaborar dinâmicas de grupo que trabalharam os valores do cooperativismo e a difusão do conhecimento através de ações conjuntas.

Uma das primeiras ações ministradas por ele foi separar os professores em grupos para firmar um contrato de convivência que fosse válido aos dois dias de evento. Esse contrato foi firmado em cartolina, onde os professores deveriam colocar as expectativas do Encontro e o que poderia acontecer para se tornar um sucesso. Aos poucos, os tutores foram se aproximando da cartolina e colocando ideias, como trocas de experiências, ideias para dinamizar o conhecimento e meios de ajudar a sociedade através do ensino. 

“Com esse contrato é possível perceber que os professores daqui tem a mesma vontade dos outros professores de qualquer lugar do Brasil. Eles querem ser um facilitador do conhecimento e têm a necessidade de fazer a diferença na vida das pessoas. Então, aqui trabalharemos alguns pontos firmados por eles, esperando que auxilie no máximo possível na busca das metas de cada um”, ratificou Roberto.

Após o firmamento do contrato, era hora de trabalhar o valor da cooperação. E para isso, Roberto convidou a todos a se organizarem em uma grande roda com o objetivo de ensaiar passos de uma dança circular. De acordo com ele, nesse tipo de dança, pessoas que ainda pouco se conhecem dão as mãos visando o mesmo objetivo, isso faz com que logo ela tenha o sentimento de pertencer a um grupo, visando um bem maior. O fato de dar as mãos enfatiza ainda mais o trabalho de grupo, dando a boa sensação de autoconfiança por não estar só. Depois de repassar os passos por algumas vezes, era hora de colocar em pratica. Tudo treinado saiu de acordo, o que gerou uma grande satisfação por parte dos professores.

“Nesse passo, trabalhamos muito o sentido de cooperação. Isso tudo foi um processo relacionado a um objetivo comum. Nossas ações foram todas compartilhadas e os resultados foram benéficos. Melhor resumo do que é o cooperativismo, não há”, revelou o professor do programa Cooperjovem da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Sandro Sinésio.
 
Em outro turno do evento foi o momento de conhecer como o Cooperjovem atua em cada cidade. Ao todo, são quatro cidades pernambucanas: Santa Cruz do Capibaribe, Jatobá, Pesqueira e São José do Egito. Ao fim de duas apresentações, as responsáveis pelos projetos eram convidadas a retornarem ao ponto central do auditório, onde escutavam dúvidas e sugestões para ampliar o programa e potencializá-lo.

As sugestões eram dadas sempre por outros professores. Um dos projetos que mais chamou a atenção do público foi o praticado na cidade de Jatobá, na escola Municipal Dejanira Dória. Lá, pais e alunos do ensino infantil são convidados a cultivarem e cuidarem de uma horta sem nenhum produto de natureza agrotóxica. Tudo extraído ali é aproveitado pelos próprios alunos da escola.

Outra atividade realizada no colégio é na inserção da prática cultural e esportivas de pessoas que possuem algum tipo de limitação para se locomover. Peças de teatro e campeonatos, envolvendo várias modalidades esportivas, são regularmente praticadas na escola. Todas as ações feitas no colégio alcançam mais de 1500 alunos.

“Com essas ações, conseguimos dar outro sentido ao modo de ensino no colégio. Com o Cooperjovem estamos dando mais criatividade aos alunos e trazendo os pais a participarem do processo de ensino dos filhos, algo que antes não acontecia”, revelou Verônica Novaes, representante da Cooperativa de Trabalho em Ciências Agrárias e Meio Ambiente (Cootec), que é a apoiadora do programa no município de Jatobá.

Ao fim da rodada de apresentação e sugestões dos professores sobre os projetos. Eles foram convidados a assumirem a parte principal do auditório, mais uma vez. Agora, para ser protagonistas de um programa, onde eles mesmos eram os produtores, diretores e interpretes das cenas. Um programa de auditório foi produzido. Nele, pequenas apresentações sobre valores culturais dos municípios integrantes do Cooperjovem foram exibidos a todo público.

Com todas essas ações realizadas foi possível constatar que as promessas feitas no contrato do Encontro, firmada por todos os professores, de fato, foi cumprida. “Chegamos aqui com várias expectativas e dúvidas para saber como fazer o nosso projeto crescer cada vez mais. Eu saio daqui muito satisfeita, sabendo como outros professores pensam do projeto e com mecanismos de incrementar cada vez mais o nosso ensino, sempre olhando para o lado da cooperação”, resumiu Mikaelly Souza, professora do projeto na cidade de São José do Egito, onde os alunos trabalham peças artísticas culturais da região. (Fonte: Assimp Sescoop/PE)

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Imagens do cooperativismo do PR serão expostas na sede da ONU

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Curitiba (20/5) – Duas fotografias que retratam o cooperativismo do Paraná farão parte da exposição "Cooperativas: O poder de agir para um futuro sustentável", que ocorrerá na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA), de 4 a 20 de julho. As duas imagens, de autoria do jornalista e fotógrafo Ricardo Rossi, que atua na equipe de comunicação do Sistema Ocepar, foram selecionadas em concurso internacional pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac), constituído pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e pela ONU.

As fotografias retratam produtores de frutas, cooperados da Coaprocoar – Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região. A cooperativa foi tema de reportagem da edição 109 da Revista Paraná Cooperativo, de julho de 2014, que relatou os resultados que fruticultores estão obtendo por meio do trabalho cooperativo. As imagens mostram os produtores Olavo Aparecido e João Batista Campos nas lavouras de maracujá e na secagem de sementes da fruta.

CONSCIENTIZAÇÃO - De acordo com Fran McCrae, coordenadora do Copac, foram selecionadas dez imagens produzidas por cinco fotógrafos, que retratam exemplos de cooperação na Etiópia, Nigéria, Paquistão, Ruanda, Timor-Leste, Faixa de Gaza, Reino Unido e Brasil. “Além da exposição, as fotografias serão publicadas num catálogo, que será enviado a todos os representantes dos países membros da ONU para conscientizá-los sobre o Dia Internacional do Cooperativismo”, afirmou. Rossi foi o único fotógrafo brasileiro entre os selecionados.

TEMAS – A exposição promovida pela Copac será uma homenagem ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho. Para selecionar as imagens, a entidade organizou um concurso de fotografias. Puderam ser inscritas fotos que retratam como as cooperativas estão contribuindo para a implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da agenda adotada em setembro de 2015 pelos Estados-Membros da ONU. Foram selecionadas as melhores imagens que abordam os seguintes temas:

- A erradicação da pobreza e da fome.
- Proteção dos meios de subsistência, oferecendo trabalho decente e criação de emprego sustentável.
- Melhoria da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas.
- Melhoria da segurança alimentar e construção de um sistema sustentável de alimentos.
- Promoção do desenvolvimento das comunidades rurais e oportunidades econômicas para os pequenos produtores.
- Proteção do ambiente e combate às alterações climáticas.
- Engajamento das cooperativas como parceiros das comunidades, com os responsáveis políticos e agências das Nações Unidas para alcançar o desenvolvimento sustentável.
- Outros temas expressos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

COAPROCOR – Produtores de café afetados por sucessão de infortúnios climáticos, geada e granizo, tiveram que buscar alternativas de renda para manter a viabilidade de suas atividades. A solução foi a fruticultura. Organizados em cooperativa, superaram adversidades e obtiveram bons resultados com os novos cultivares. Fundada em 2009, a Coaprocor, localizada em Corumbataí do Sul, Noroeste do Paraná, congrega 800 produtores e gera cerca de 70 empregos diretos. A cooperativa está investindo na agroindustrialização e comercializa, além das frutas in natura, 25 tipos de polpas de frutas, em mais de 100 municípios do Paraná e São Paulo.

COMUNICAÇÃO SOCIAL - “Sem sombra de dúvida, a escolha das fotografias inscritas pela assessoria de Comunicação Social do Sistema Ocepar, feita pela comissão da ONU, é mais do que um prêmio. É um reconhecimento ao importante trabalho que o setor desempenha em mostrar as diferentes formas de atuação do cooperativismo no estado. Demonstra ainda que estamos no caminho certo quando investimos no aperfeiçoamento da equipe, com apoio do Sescoop/PR. Tanto o autor das fotos selecionadas, Ricardo Rossi, como nossa colega Marli Vieira, realizaram uma pós-graduação em fotografia que, com certeza, contribuiu muito para essa conquista”, disse o coordenador da Assessoria de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.

“Evidentemente que não podemos também deixar de enaltecer o olhar fotográfico do autor quando da realização da reportagem. E essa melhoria na qualidade das imagens nós temos também percebido nas assessorias das cooperativas do Sistema. Nos fóruns de comunicação já realizamos diversos treinamentos em fotografia, com especialistas do setor, como o fotografo Zig Koch, professora Zaclis Veiga, entre outros. Destaco aqui uma importante frase que nosso ex-presidente João Paulo Koslovski disse num evento com presidentes de cooperativas: “comunicação não deve ser encarada como despesa mas, sim, como investimento”, acrescentou Milléo. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Oficina Jogos Cooperativos estimula a cooperação

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Torres ( 28/4) – Desenvolver estratégias de parceria e colaboração para que as pessoas permaneçam no jogo e, com isso, todos ganhem. Com este foco, o Sescoop/SC promoveu, nesta semana, em Torres, no Rio Grande do Sul, a Oficina de Jogos Cooperativos – etapa integrante da formação continuada do Programa Cooperjovem. O evento contou com a participação de 40 educadores de 12 escolas das seguintes cooperativas parceiras do programa, localizadas na região Sul: Cejama, Ceprag, Cergal, Cersul, Coopersulca, Sicoob Credivale, Sicoob Credija e Sicoob Crediaraucária.

O instrutor da oficina, Fábio Otuzi Brotto, destaca que os jogos cooperativos são um conjunto de atividades desenhadas com o objetivo de incentivar a cooperação em vez da competição. “Eles estimulam o jogar ‘uns com os outros’ e não o ‘uns contra os outros’ e proporcionam a experiência de vencer desafios coletivos, que só podem ser superados juntos”.

As oficinas são práticas: os professores exercitam os jogos e por meio deles conhecem as teorias que darão subsídio para a realização das atividades nas escolas. Uma das metas do CooperJovem, segundo Brotto, é promover uma cultura cooperativista e de paz nas escolas e na comunidades em que estão inseridas. “É muito importante este trabalho porque é lá que vai se disseminar uma nova cultura de cooperação”, conclui.

COOPERJOVEM – O Programa tem por objetivo disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o País. O programa reforça o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que destacam a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.

O CooperJovem abrange atualmente 29 cooperativas e 89 escolas, em 59 municípios do Estado e beneficia mais de 500 professores e 25 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. “Somente neste ano, três novas cooperativas e 13 novas escolas ingressaram no programa”, ressalta a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, ao falar que a iniciativa está evoluindo a cada ano e, essa crescente demanda, tem feito com que suas etapas de desenvolvimento, acompanhamento e avaliação perpassem por fases de aperfeiçoamento contínuo. (Fonte: Assimp Sistema Ocesc)

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Primeira rodada dos Encontros de Núcleo começa no dia 16 de maio

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Curitiba (27/4) – A primeira rodada de 2016 dos Encontros de Núcleos Cooperativos da Ocepar começa no dia 16 de maio, em Laranjeiras do Sul, reunindo cooperativistas do Sudoeste do Paraná. Os debates prosseguem no dia 17 de maio, em Cafelândia, com representantes do Oeste; no dia 18, em Mandaguari, com os participantes das cooperativas do Norte e Noroeste, encerrando no dia 19, em Curitiba, com a presença dos cooperativistas do Centro-Sul.

Os eventos são realizados pelo Sistema Ocepar duas vezes por ano, com objetivo de discutir temas de interesse do cooperativismo paranaense e levantar as demandas do setor.

Nesta etapa, a programação contempla uma palestra sobre os impactos da crise política na economia brasileira, ministrada pelo professor doutor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Curado.

Na sequência, o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, e os superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, e Nelson Costa, da Fecoopar, vão apresentar o Plano de Metas 2016 da entidade, alinhado com o PRC 100, planejamento estratégico das cooperativas do Paraná que visa alcançar R$ 100 bilhões de faturamento até 2020. No ano passado, o setor obteve receitas no valor de R$ 60,4 bilhões.

A implantação e o monitoramento do PRC 100 também serão discutidos por meio de grupos de trabalho que serão formados entre os participantes dos eventos. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)

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Cooperativas gaúchas recebem premiações na Europa

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Porto Alegre (15/4) - As cooperativas seguem mostrando que são modelos de negócio certeiros e capazes de produzir produtos de altíssima qualidade. Duas cooperativas que faturaram prêmios internacionais neste ano foram a Vinícola Aurora e a Garibaldi.

O Espumante Garibaldi Chardonnay Brut recebeu medalha de ouro no Chardonnay du Monde, realizado no mês de março em Sain Lagger, na região de Borgonha. Especialistas do mundo todo degustaram 782 amostras, oriundas de 39 países.

Já o Espumante Giuseppe Garibaldi Extra-Brut arrebatou uma medalha de prata no Concurso Internacional de Vinhos Bacchus, realizado em Madri, na Espanha. As amostras de 21 países foram apreciadas por 65 especialistas, que apontaram os vencedores. Neste mesmo concurso, a Vinícola Aurora também brilhou, confirmando a qualidade do espumante Marcus James Brut, que recebeu medalha de ouro. O espumante Aurora Brut acabou conquistando a medalha de prata. (Fonte: Assimp da cooperativa)

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Cooperativa do interior da Bahia vence prêmio nacional de competitividade

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Brasília (14/3) – A Cooperativa Educacional e Eunápolis-BA (Coeduc) é o primeiro lugar da categoria serviços do MPE Brasil 2015 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo Sebrae. A premiação ocorreu hoje em Brasília. Para o presidente do Sistema OCEB, Cergio Techio, a Coeduc e seus 60 cooperados desenvolvem um trabalho importante no cooperativismo baiano, com a formação escolar de excelência.

Ao todo, 98 ganhadoras estaduais concorreram ao título de vencedora nacional em uma das oito categorias e dois destaques. Para chegar à fase final, cada candidata teve a qualidade da gestão e a capacidade inovadora avaliadas de forma criteriosa. As dez campeãs nacionais participarão de missão técnica no Brasil.

As finalistas concorreram com 65,7 mil micro e pequenas empresas que se candidataram ao MPE Brasil 2015. O número supera em 29% a quantidade de participantes de 2014. O maior prêmio nacional que oferta de forma gratuita um diagnóstico de gestão as micro e pequenas empresas é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). As micro e pequenas empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destaca que a premiação é o reconhecimento do esforço da empresa de avaliar suas práticas e de buscar a melhoria da gestão. “A premiação é o encerramento de um ciclo de trabalho que se inicia com a avaliação da maturidade da empresa, passa por um diagnóstico para aprimorar os processos internos e é selado com a comprovação de uma gestão com o aumento da qualidade, produtividade e da competitividade”, ressalta Afif.

Para o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal, as micro e pequenas empresas são um elo importante na cadeia produtiva brasileira e não devem ficar de fora das premissas adotadas pelas grandes corporações. “Implantar modelos de gestão, estabelecer propósitos e valores comuns, preservar e vislumbrar o futuro, apoiar a educação, a inovação são alguns conceitos defendidos pelo prêmio. E quem participa do MPE Brasil acaba sendo estimulado a exercer todas essas práticas sempre e, consequentemente, está melhor preparado para enfrentar os desafios do ambiente de negócios brasileiro”, afirma.

INSCREVA-SE – As inscrições para o MPE Brasil 2016 estão abertas. Empresas de todo o Brasil podem participar em oito categorias: agronegócio, comércio, serviços de educação, indústria, serviços de saúde, serviços de tecnologia da informação, serviços de turismo, serviços e nos destaques de inovação e boas práticas de responsabilidade social. Para participar é necessário ter receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal de atividade, possuir domicílio no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária.

Para saber mais, acesse: http://www.mbc.org.br/mpe/

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Cooperativismo marca presença no primeiro dia da Tecnoshow Comigo

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Evento é realizado pela cooperativa Comigo, está em sua 15ª edição e já se tornou referência para o Centro-Oeste brasileiro

Brasília (11/4) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou hoje da abertura da Tecnoshow Comigo 2016, em Rio Verde (GO). A feira de tecnologia rural que está em sua 15ª edição é organizada anualmente pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) e se tornou uma referência para o agronegócio do Centro-Oeste brasileiro, posicionando-se entre as quatro maiores do país.

Neste ano, o evento conta com 540 expositores distribuídos em uma área de 60 hectares. A feira prossegue até o próximo dia 15 e terá em sua programação palestras, dinâmicas de pecuária e de máquinas, exposição de produtos, serviços e animais, entrega de prêmios, além de demonstrações em plots agrícolas de mais de 40 mil metros quadrados, lançamentos de inovações tecnológicas, divulgação de resultados de pesquisas, entre outras atividades.

A diversidade é uma marca registrada do evento. Máquinas e equipamentos agropecuários, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, educação ambiental (por meio do Circuito Ambiental e Prêmio Gestão Ambiental Rural Comigo) e dinâmicas de máquinas são alguns atrativos.

ABERTURA – Em seu discurso de abertura, o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, destacou as novidades da área de tecnologia rural serem apresentadas durante a feira, bem como a divulgação de resultados de pesquisas que fomentarão o aumento da produtividade no campo. “Os pesquisadores são um dos fatores primordiais da Tecnoshow Comigo, com seus estudos nacionais e internacionais, e que trazem tecnologias a preço acessível para se tornar realidade de fato na vida do produtor e aumentar a produção de alimentos, que é de suma importância para a realidade atual do nosso país”, enfatizou.

Chavaglia também reforçou os bons resultados do setor, apesar do atual cenário econômico brasileiro, que é de cautela. “Este evento mostra a força do campo, que cresceu em 10% a sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) em 2015. Só em março, 52% das exportações brasileiras foram do agronegócio, 40% a mais que no mesmo período de 2015”, falou otimista. O presidente da Comigo lembrou ainda que o setor primário foi o único cujo PIB cresceu no ano passado (1,8%).

MELHOR DO MUNDO – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, também compôs a mesa diretiva da solenidade e saudou os organizadores da TECNOSHOW Comigo pelo apoio que o evento oferece, a cada edição, em prol do fortalecimento da agropecuária. “A Tecnoshow Comigo mostra que a nossa agropecuária brasileira é a melhor do mundo, que temos tecnologia para agregar aos nossos produtos e muito conhecimento para adquirir. No entanto, precisamos pensar no futuro, com planejamento e confiança”, afirmou.

PROSPERIDADE – O presidente do Sistema OCB/GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, disse que a Tecnoshow Comigo, é um fenômeno no meio do Cerrado brasileiro e que se trata de uma das mais importantes feiras agropecuárias do país. Ele explicou também que, como o evento é feito por uma cooperativa, o que se vê é a intercooperação viva. “Aqui há espaço para todo tipo de intercâmbio e formulação de negócios entre cooperativas. São portas, claro, que se abrem para o público em geral, mas em especial para as cooperativas que se sentem em casa para traçar seus planos de prosperidade”, enfatizou.

JORNALISMO – Como parte da programação da Tecnoshow Comigo 2016, a cooperativa realizará, amanhã, a partir das 10h, no auditório do Centro Tecnológico Comigo (CTC), a solenidade de entrega do 1º Prêmio Comigo de Jornalismo. Serão conhecidos os vencedores nas categorias profissional (jornalismo impresso ou online, fotografia e produção televisiva) e estudantes de comunicação (jornalismo impresso ou online e fotografia).

O evento terá a presença do jornalista, apresentador, editor e repórter do programa Globo Rural, Nelson Araújo. Além de apresentar a premiação, ele ministrará palestra sobre ‘Agronegócio e Comunicação’, abordando a importância do agronegócio para o Brasil e como a sociedade enxerga o setor – incluindo a visão da imprensa em geral. Também ocorrerá o lançamento da edição 2016 do Prêmio Comigo de Jornalismo.

NO ANO PASSADO – A 14ª edição da Tecnoshow Comigo 2015 atingiu R$ 1,1 bilhão em negócios. O número de visitantes – 104 mil pessoas durante os cinco dias da feira – também foi outro recorde. Confira outros números da última edição da Tecnoshow Comigo:

- 8 mil mudas de árvores nativas do Cerrado distribuídas gratuitamente
- 100 toneladas de lixo recolhidas, sendo 15 toneladas de material reciclável
- 540 expositores
- 30 mil veículos nos estacionamentos
- 385 ônibus nos estacionamentos
- 1,3 mil downloads do aplicativo Tecnoshow Comigo
- 100 palestras e dinâmicas
- 1.000 animais
- 10 mil pessoas assistiram as palestras
 
(Com informações da cooperativa Comigo)

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Sescoop/PR premia vencedores do 9º Concurso de Redação Cooperjovem

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Curitiba (11/4) – Cooperativas parceiras, secretárias de educação, professores, alunos e agentes do Programa Cooperjovem, somando cerca de 200 pessoas, participaram, nesta quinta-feira (7/4), em Curitiba (PR), da solenidade de premiação da etapa estadual do 9º Concurso de Redação do Cooperjovem. Nesta edição, foram inscritas 86 redações na categoria I (alunos matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental) e 12 na categoria II (alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental).

O concurso é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O tema deste ano foi “Cooperação: uma prática de igualdade”. Cada vencedor da categoria recebeu um tablet. Já professores foram premiados com um Kindle (equipamento que permite a leitura de livros) e as escolas receberam um equipamento multimídia para projeções.

Agradecimento – “É uma alegria estar aqui e, confesso, estou até muito emocionado porque é o primeiro evento que participo na condição de presidente Sistema Ocepar”, disse José Roberto que, desde 1º de abril último, está à frente da Organização.

Ao recepcionar os participantes, Ricken destacou que sua motivação em participar do evento foi agradecer aos profissionais do sistema e as cooperativas que integram o Cooperjovem. O dirigente destacou ainda que o trabalho realizado com alunos, em que se insere a cultura da cooperação no ambiente escolar, é motivo de orgulho para todos do movimento cooperativista.

“Acompanhei os primeiros passos da implantação desse programa em âmbito nacional, e hoje, ao ver os resultados e a abrangência alcançada, não há como evitar a emoção. E as cooperativas que alimentaram esse trabalho é que fizeram a diferença, por este motivo, merecem todo o nosso reconhecimento e agradecimento”, afirmou.

Além do dirigente, prestigiaram o evento, os superintendentes Leonardo Boesche (Sescoop/PR), Nelson Costa (Fecoopar), Robson Mafioletti (Ocepar), a gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR Maria Emília Pereira Lima, e o coordenador Humberto Cesar Bridi.  A premiação aconteceu no Hotel Tulip Inn, na capital paranaense, e as atrações artísticas foram realizadas pelo grupo Sou Arte, de Campo Mourão.

TRANSFORMAÇÃO – “É um imenso prazer e uma grande alegria reuní-los aqui. Sabemos que vocês deixaram a família, os afazeres do dia a dia, viajaram horas só para prestigiar este evento”, disse a coordenadora do Cooperjovem no Paraná, Fabianne Ratzke. Em um discurso emocionado, Fabianne lembrou que há dois anos o Cooperjovem mudou de metodologia.

“Na ocasião, houve questionamentos, afinal, por que mexer no que está bom. Mas todos apoiamos a mudança, porque acreditamos que o programa poderia ser ainda melhor, acreditamos na importância de aproximar a família e a comunidade da escola. E a gente continua acreditando nisso, nas crianças, nos educadores, no cooperativismo e na força que a gente tem para mudar as coisas, para transformar. Foi por isso que o Cooperjovem mudou”, comentou.

O PAPEL DO EDUCADOR – Ao destacar a importância do educador para o Programa Cooperjovem, Fabianne lembrou que educar é um ato de amor. “Então, por que não usar o que os professores têm em seus corações e em suas palavras para mudar, transformar vidas?”, questionou. Segundo ela, a maneira como um professor trata um aluno pode ter reflexos significativos na construção da personalidade e na maneira como ele vai se inserir no mundo.

“Ao trata-lo com respeito, e ensinar valores como cooperação, união, o educador pode fazer com que essa criança passe a enxergar a vida de uma maneira diferente, porque ela aprenderá o significado do que é ser respeitado e amado. Então agradeço a todos os educadores que, como a gente, acreditam no poder da transformação, através do amor, da cooperação, do exemplo e da educação. Porque o mundo carece de gente que ama o que faz. Apesar das dificuldades da profissão, o mundo precisa de vocês, educadores. Eu acredito num mundo melhor e acredito que aqui nesta sala estão as pessoas que irão mudar este mundo”, afirmou. 

EMOÇÃO E INCENTIVO - A emoção também tomou conta dos vencedores dos prêmios. “Estar entre os finalistas tem um significado muito grande para a escola e também para os alunos”, disse a professora Creuza Valério, da Escola Municipal Walter Antunes Pereira, de Mandaguari.

Orientadora da aluna Maria Luiza Olavo Fantin, segunda colocada na categoria 1, a professora destacou que, além de incentivo para que outros alunos participem do prêmio, o fato de vencer mostra que não é preciso ter um nível econômico privilegiado “para ter algum valor, qualidade e cultura”. “Nossa comunidade está localizada numa região da periferia da cidade, ou seja, são famílias de baixa renda, mas que estão colhendo os frutos do trabalho realizados por professores que acreditam no potencial das crianças”, disse.
 
COMISSÃO JULGADORA – Os trabalhos inscritos no 9º Concurso de Redação do Cooperjovem foram avaliados pela Comissão Julgadora formada por: Cristina Moreira (analista de Desenvolvimento Humano), Sigrid Ritzmann (assessora Cooperativista), João Gogola Neto (coordenador de Desenvolvimento Cooperativo), Carlos Eduardo Nunes (analista de Desenvolvimento Cooperativo) e Volnei Both (assessor administrativo).

VENCEDORES

CATEGORIA 1 – 4º e 5º ano do Ensino Fundamental
1º lugar: Nayara Pereira da Silva – Copacol
2º lugar: Maria Luiza Olavo Fantin - Cocari
3º lugar: Suellen Vieira da Silva – Cocari

CATEGORIA 2 – 6º e 9º ano do Ensino Fundamental
1º lugar:  Rennan K. Werlang de Aguiar – Colégio Cooperativa de Foz do Iguaçu
2º lugar:  Caio Augusto Tedesco Romani – Cooperativa de Educação e Cultura Regina Mundi - Coopermundi
3º lugar: Milena Cristina Perardt Garbossa – Cooperativa de Educação e Cultura Regina Mundi – Coopermundi

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