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Cooperativismo Brasileiro é discutido no Amapá

I

Incentivar o negócio cooperativista, ouvir a base e definir novas metas para o cooperativismo brasileiro são as primícias que norteiam o Encontro Preparatório para XIV Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que ocorre durante esta quinta-feira, 18, em Macapá, no Amapá. O encontro conta com a presença do presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes e dos representantes das OCB’s do Tocantins, Rondônia, Pará, Amazonas, Roraima, Acre e Amapá que é anfitrião do evento.

“O cooperativismo tem um papel fundamental neste momento de transformação que o país vive. Precisamos pensar e desenhar o que queremos para o futuro e colocar em prática. Por isso, a união das unidades estaduais é fundamental neste processo de construção coletiva e representatividade”, compartilhou o presidente do Sistema OCB Nacional, Márcio Lopes, na abertura do evento.

A mobilização nacional do Cooperativismo contribui diretamente na formatação de um Planejamento Estratégico que norteará as discussões do XIV Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que tem previsão de ocorrer entre os meses de junho e setembro de 2018.

“Precisamos ampliar as discussões sobre os desafios enfrentados pelas cooperativas brasileiras, debater o papel do Sistema no novo momento político e econômico do Brasil. Alinhar nossa condução enquanto presidentes nas unidades estaduais, e, acima de tudo, fortalecer quem está na ponta do cooperativismo”, destacou o presidente do Sistema OCB Amapá, Gilcimar Pureza.

Cooperativismo

Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

No Amapá existem 90 cooperativas ativas, e mais de 100 que aguardam e buscam orientações para serem legalizadas. O Estado possui potencial florestal e experiência para vender produtos com qualidade e competição no mercado com modelos orgânicos e com selo comercial para competir com o mercado nacional. Hoje, o estado já conta com uma cooperativa que está importando cacau, outras que já estão exportando açaí com manejo sustentável e castanha do Brasil.

Fonte: Lílian Guimarães
Jornalista e RP
Especialista em Comunicação
Santa Mídia Comunicação
(96)98124-9681

Foto: Divulgação (OCB Amapá)

Dia de Cooperar (Dia C) é lançado em Manaus

A campanha nacional Dia de Cooperar (Dia C) foi lançada, na última sexta-feira (28), na Arena da Amazônia, em Manaus, e marca o compromisso das cooperativas do estado. De salão cheio, os cooperativistas ficaram atentos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e incentivados a desenvolverem seus projetos socioambientais.

O presidente do Sistema OCB/AM, José Merched Chaar, ressalta a importância dos projetos contínuos no estado: “Mostramos para as cooperativas que o compromisso delas não é só por um dia. Acredito que que todos envolvidos com o Dia C saíram daqui entusiasmados a desenvolverem as suas próprias atividades durante todo ano e, dessa forma, alcançaremos os objetivos juntos”, comentou.

Representantes de 19 cooperativas manauaras acompanharam o evento e foram apresentadas as novidades e os desafios do programa que, este ano, realiza sua quarta edição no Amazonas. A Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem) é a primeira registrada no Sistema OCB/AM e participa do Dia de Cooperar desde o início no estado. Para a presidente Eliana Medeiro, a iniciativa é um momento oportuno de dar maior visibilidade ao cooperativismo. “Estar envolvidos a projetos que estão ligados aos princípios cooperativistas é uma oportunidade de elevação do conhecimento e fortalecimento das cooperativas em todo o estado”, destacou.

Em 2016, o Dia C no estado mobilizou mais 1700 voluntários de 16 cooperativas, que trabalharam no desenvolvimento de iniciativas socioambientais para cerca de 64 mil beneficiados em todo o estado. O presidente da cooperativa Golfinho, do ramo transporte, Marcelo Neder, explanou sobre os planos para esse ano: “Pretendemos ser ainda mais efetivos nas ações aqui em Manaus e obter parceria com outras cooperativas aqui da região. Acredito na intercooperação para a realização de ações conjuntas. Dessa forma, vamos desenvolver mais projetos e, assim, teremos mais beneficiados”, ponderou.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação – Dia C –Sistema OCB/Sescoop/AM

Sistema OCB/GO realiza encontro de comunicadores para debater marketing digital

Brasília (18/4/17) – Discutir sobre a comunicação no movimento cooperativista, utilizando o marketing digital como ferramenta para ampliar o alcance das ações de divulgação do setor. Este é o principal objetivo do IV Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas do Estado de Goiás (Coomunica), realizado anualmente pelo Sistema OCB/GO.

O evento ocorrerá na sede da organização estadual no próximo dia 5 de maio e tem como público-alvo jornalistas e comunicadores das cooperativas goianas. Outro propósito do 4º Coomunica é estreitar a relação entre os profissionais da comunicação com a Casa do Cooperativismo Goiano.

E, para discutir o tema Marketing Digital, o Sistema OCB/GO convidou a escritora, consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação, Martha Gabriel. Ela também é autora de cinco livros e foi finalista do Prêmio Jabuti 2014 com um deles, Educ@r: a (r)evolução digital na educação. Uma de suas obras mais conhecidas é o best seller Marketing na Era Digital que, atualmente, encontra-se em fase de atualização. 

4º Coomunica

Quando: 05 de maio, das 8h às 17h.
Onde: sede do Sistema OCB/GO, em Goiânia (GO).
Inscrições: Para se inscrever, clique aqui. As vagas são gratuitas e limitadas.


(Com informações do Sistema OCB/GO)

Prêmio Sescoop Excelência de Gestão amplia competitividade de cooperativas

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão é o reconhecimento nacional às cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo, por meio do desenvolvimento e da adoção de boas práticas de gestão e governança. Promovido a cada dois anos, a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB, participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). É uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa.

Leia mais no site oficial do prêmio: http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/premio-sescoop-excelencia-de-gestao

Fonte: Site oficial da OCB Nacional: http://www.somoscooperativismo.coop.br/#/noticia/20649/

Foto: Divulgação

Prêmio Sescoop Excelência de Gestão amplia competitividade de cooperativas


Brasília (12/4/17) – É grande a movimentação das cooperativas brasileiras em concluir o preenchimento dos formulários do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) para, assim, poderem participar do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A iniciativa é do Sescoop, com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

As cooperativas que desejarem participar têm até o dia 28 deste mês para concluírem todo o processo. O objetivo é reconhecer as boas práticas de gestão e governança que tornam o cooperativismo brasileiro mais forte.

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, “essa é uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa”, avalia a liderança. Confira na entrevista abaixo:


Qual o objetivo do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão?

Renato Nobile – Nós sabemos que um dos maiores desafios das cooperativas brasileiras é a busca pela melhoria de seus processos. Todos os dias, elas encontram soluções inovadoras e criativas para atender aos seus clientes, observando todos os dispositivos legais que regulam o cooperativismo no Brasil. Então, é fundamental reconhecermos esse esforço. Por isso, o Sescoop, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade, realiza a cada dois anos o Prêmio Sescoop Excelência da Gestão, objetivando reconhecer nacionalmente as cooperativas que promovem o aumento da qualidade e da competitividade do setor, por meio de boas práticas em gestão e governança. 


Como as cooperativas podem participar?

Renato Nobile – Para participar, as cooperativas matrizes singulares precisam estar registradas e regulares com o Sistema OCB e, ainda, fazerem parte do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. É uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa. Para conhecer o PDGC, basta acessar o site do programa, ou entrar em contato com uma unidade estadual. Ah, uma coisa muito importante é que, após responder os questionários de Diagnóstico e Autoavaliação, a inscrição deverá ser confirmada. Assim, a cooperativa garante que está inscrita no Prêmio. Outra informação relevante é que essa inscrição é gratuita.

Então qualquer cooperativa pode participar do prêmio?

Renato Nobile – Na verdade, existe uma regra que só permite a participação de cooperativas com mais de três anos de existência. É que no processo de julgamento do prêmio os indicadores de resultado dos últimos três anos são levados em consideração. Por isso, para o Ciclo 2017, a cooperativa tem que ter sido registrada no CNPJ até 31/12/2013, pois assim terá indicadores de 2014, 2015 e 2016.

Isso vale para a participação da cooperativa no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, mas se ela deseja apenas participar do PDGC, não há a exigência de um tempo mínimo de existência. Aliás, vale ressaltar que este programa é fundamental para que a cooperativa conheça seu nível de maturidade e, assim, busque ampliar seu desenvolvimento e competitividade.

Como será o julgamento das cooperativas inscritas?

Renato Nobile – Conforme pode ser visualizado no site, as cooperativas serão reconhecidas nas faixas ouro, prata ou bronze, dentro dos níveis de maturidade escolhidos no momento da inscrição. A pontuação requerida em cada faixa será definida pela Banca de Julgadores. Além dessas faixas, dentre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será reconhecida, ainda, como Destaque Governança Cooperativista.

É bom esclarecer, também, que não há concorrência direta entre as cooperativas. Todas as que alcançarem a pontuação das faixas de reconhecimento serão reconhecidas, podendo haver várias cooperativas em cada faixa. Apenas o Destaque Governança Cooperativista será definido dentre as cooperativas reconhecidas.

Quais os benefícios de participar de uma premiação com esta?

Renato Nobile – Não tenho dúvida de que o maior ganho é o reconhecimento de todo o movimento cooperativista pela contribuição para um Brasil melhor. As cooperativas vencedoras serão referência para todas as outras e isso deve ser um motivo de muito orgulho para elas, pois, mesmo em tempos de crise, elas encontraram uma forma de se desenvolver com força.

Para além disso, as práticas de gestão e governança informadas pelas cooperativas candidatas ao prêmio, independentemente de serem reconhecidas ou não, passarão a fazer parte de um banco de boas práticas, gerenciado pela unidade nacional do Sescoop. Esse é o poder da intercooperação. Uma ajudando a outra e, assim, juntas, fortalecendo a economia brasileira.

Cooperativismo Amazonense presta contas e elege novos dirigentes

Na manhã da última sexta-feira, 07, na sede do Sistema OCB/AM, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas. O evento lotou o auditório da casa, com a presença de dezenas de dirigentes de cooperativas que foram recebidos pelo presidente da OCB/AM, Petrucio Magalhães Júnior e pelo superintendente nacional do Sistema OCB, Renato Nobile.

Antes do início da assembléia, Nobile apresentou um relatório com as principais ações de representação institucional, programas e projetos desenvolvidos e realizados em todo o Brasil pelo Sistema OCB. O superintendente nacional aproveitou para reforçar o compromisso da organização com as demandas das cooperativas brasileiras, destacando a importância das unidades estaduais no papel de coletar essas demandas e propostas para a defesa dos interesses das cooperativas. Também parabenizou a unidade do Amazonas pela atuação e pela grande credibilidade conquistada junto às cooperativas e junto à sociedade, em razão do intenso trabalho realizado nos últimos anos.

A assembléia foi aberta com a leitura do edital, cuja ordem do dia era o relatório de gestão, destinação dos resultados do exercício, assim como fixação de ajuda de custo para os dirigentes. Também estava na pauta a eleição para os Conselhos de Administração, Fiscal e de Ética.

O presidente Petrucio Magalhães Júnior iniciou os trabalhos da Assembléia apresentando um relatório com as principais ações realizadas ao longo do exercício 2016, e também repassou acontecimentos e conquistas marcantes ao longo de 8 anos de mandato. Muito aplaudido, agradeceu o reconhecimento e principalmente o apoio e confiança de todos os conselheiros e dirigentes, assim como a determinação e profissionalismo da equipe de colaboradores do Sistema OCB/AM. A eleição foi coordenada por uma junta eleitoral escolhida pelos dirigentes votantes, presentes na assembléia. Foi eleita a única chapa inscrita com a maioria absoluta dos votos, cuja composição está no final dessa matéria.

O Conselho de Administração eleito realizou, durante a assembléia, sua primeira Reunião Ordinária, quando indicou e propôs o nome do Dr. José Merched Chaar para exercer o cargo de presidente executivo do Sistema OCB/AM no mandato que se inicia, recebendo aprovação unânime da Assembléia Geral. Ao ser empossado, Chaar, que já presidiu a OCB/AM por dois mandatos, destacou a satisfação de estar novamente no comando da Casa do Cooperativismo do Amazonas, ressaltando o grande legado que Petrucio Magalhães Júnior deixa após 8 anos de mandato, em que atuou de forma incansável na defesa e na busca de resultados para as cooperativas do estado. Ele fez questão de manifestar seu compromisso de dar sequência aos projetos, programas e ações em andamento, e conclamou as cooperativas a participarem ativamente do Sistema OCB, num processo de construção coletiva e participativa, que é a característica principal do cooperativismo.

Ao final da assembléia, o superintendente da OCB/AM, Adriano Fassini, convidou o novo presidente para entregar uma placa de homenagem e reconhecimento pela relevante contribuição ao desenvolvimento do cooperativismo e do estado do Amazonas, ao presidente Petrucio Magalhães Júnior, que num discurso breve e emocionado, agradeceu a todos, se colocou à disposição para continuar contribuindo para o cooperativismo, e desejou sucesso para a nova gestão que se inicia.

Composição dos Conselhos eleitos na Assembléia:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Titulares

Augusto Feliciano Castilho – SICOOB Manaus;

Daniele Reis Magalhães – UNIODONTO Manaus;

Marcelo Pinto Neder – Cooperativa dos Taxistas GOLFINHO;

Valter Perin – COOPEMA de Manicoré;

Walderizia Carvalho do Nascimento – FECOOTRAM;

 

Suplentes

Maria Celestes Melo da Silva- UNICREF;

Maria das Graças Silva Barradas – Cooperativa NOVO HORIZONTE de Rio Preto da Eva;

 

CONSELHO FISCAL

Titulares

Maria Elizabeth Alves de Castro – SICOOB Manaus;

Antônia Eliana Oliveira COOPFAMMA Manacapuru;

Antônio Carlos de Oliveira – AGROFRUT de Urucará;

 

Suplentes

Veridiana Nogueira Café Ledesma – COOAPMAR de Manacapuru;

Claudionor Sequeira da Costa – COPASA;

Terezinha Socorro Lira Ribeiro – COPAMART;

 

CONSELHO DE ÉTICA

Titulares

Ana Cristina Bahia Matsui – COOPSEBRAM;

Edmilsom de Almeida Silva – Cooperativa dos Taxistas GOLFINHO;

Shirlley Chagas Soares – UNIMEV;

Suplente

Manoel Braga Paes – AGROFRUT de Urucará.

Adriano Fassini – Sescoop/AM

Com Prêmio, unidades valorizam trabalho de jornalistas

Brasília (7/4/17) – Na data em que o Brasil celebra o Dia do Jornalista (7 de abril), duas unidades estaduais do Sistema OCB intensificam a divulgação das inscrições dos prêmios que reconhecem o trabalho destes profissionais da comunicação, que divulgam notícias sobre princípios, valores e benefícios do negócio cooperativo.

CEARÁ

Na terça-feira, o Sistema OCB/CE reuniu a imprensa e os estudantes de Comunicação Social e lançou o 1º Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo. A intenção é premiar as melhores reportagens que abordem assuntos relacionados ao tema “A importância das cooperativas cearenses para o desenvolvimento econômico e a inclusão social”.

A coordenação do Prêmio será feita pelo jornalista Miguel Macedo. “O que queremos mostrar é que o cooperativismo é fonte constante de pautas relevantes”, comenta Miguel.

O Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo tem cinco categorias: Profissional Jornalismo Impresso, Profissional Telejornalismo, Profissional Webjornalismo, Profissional Radiojornalismo e Destaque Acadêmico – Universitário. Ao todo serão R$ 27 mil em prêmios. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho de 2017.

Saiba mais

Regulamento Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo
Ficha de Inscrição em formato PDF
Ficha de Inscrição em formato DOC


PARANÁ

O Sistema Ocepar continua recebendo, até o dia 31 de maio, as inscrições de trabalhos ao 12º Prêmio Ocepar de Jornalismo. Podem concorrer matérias veiculadas entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de maio de 2017. Os vencedores serão conhecidos em julho, em Curitiba, no evento de entrega dos troféus que deverá ocorrer juntamente com a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo.

São seis categorias distintas com um total de R$ 88 mil em premiações: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa e dois prêmios destaques, Unimed e Ramo Crédito. Já descontados os impostos, os valores são os seguintes: 1º Lugar: R$ 10 mil, 2º Lugar R$ 4 mil e, 3º lugar, R$ 3 mil. Para cada uma das categorias especiais, o valor da premiação é R$ 10 mil.

O Prêmio Ocepar de Jornalismo é promovido pelo Sistema Ocepar com apoio financeiro do Sicredi Paraná e Federação Unimed e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR) e do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná.

Saiba mais

Telefone (41) 3200-1150
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.paranacooperativo.coop.br

(Com informações do Sistema OCB/CE e Sistema Ocepar)

Cooperjovem no PR completa 10 anos e premia vencedores

Brasília (6/4/17) – A Bela e a Fera, Peter Pan e Sininho, Chapeuzinho Vermelho e Lobo Mau. Estes e outros personagens do universo infantil recepcionaram adultos e crianças na chegada do Encontro de Premiação do Cooperjovem, evento promovido pelo Sescoop/PR na manhã desta quarta-feira (5/4), no Sesc Caiobá, litoral do Paraná.

Em 2017, comemoramos os 10 anos do Prêmio de Redação do Cooperjovem, razão pela qual decidimos fazer algo diferente, mesclando conhecimento, cultura e entretenimento para aqueles que saíram de suas casas e, em alguns casos, viajaram mais de 12 horas, para estar aqui hoje”, disse a coordenadora do Programa Cooperjovem no Paraná, Fabianne Ratzke, ao agradecer a presença das cerca de 220 pessoas presentes no Encontro que tem objetivo premiar os vencedores da etapa estadual do 10º Concurso Nacional de Redação do Cooperjovem.

VENCEDORES

CATEGORIA I (Alunos - 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental)

- Mariana Alessa Anschau; cooperativa parceira: Instituto Sicoob/Sicoob Meridional; Escola Municipal Miguel Dewes; município: Toledo; professora orientadora: Cristiane Teresinha S. Cipriano.

- João Pedro Iank Pinheiro; cooperativa parceira: Castrolanda; Escola Municipal da Vila do Rosário; município: Castro; professora orientadora: Andreia Barbosa da Silva.

- Gabriel Gusmão Aveiro; cooperativa parceira: Instituto Sicoob/Sicoob Metropolitano; Escola Municipal Princesa Isabel; município: Peabiru; professor orientador: Cleosir Venceslau Fermino.

 

CATEGORIA II (Alunos - 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental)

- Eduardo José Steffens Külzer; cooperativa parceira: Instituto Sicoob/Sicoob Meridional; Escola Estadual do Campo de Dez de Maio; Município: Toledo; professora orientadora: Cristiane Teresinha S. Cipriano.

- Fernanda Torres Vieira; cooperativa parceira: Colégio Cooperativa da Lapa; município: Lapa; professora orientadora: Elenice Iozwiak dos Santos.

- Victor Pocojeski Brasil; cooperativa parceira: Cooperativa de Educação e Cultura Regina Mundi; Coopermundi; município: Dois Vizinhos; professor orientador: Marcos Hank.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes ao Encontro do Cooperjovem, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o coordenador de Desenvolvimento Humano Humberto Cesar Bridi, e os analistas Edson de Souza e Mariana Balthazar. O Sistema OCB foi representado pela analista de Desenvolvimento da Unidade Nacional do Sescoop, Edlane Resende Batista de Melo. Já as cooperativas presentes foram: C.Vale, Copagril, Cocari, Copacol, Coopermundi, Coopagrícola, Sicoob Meridional, Sicoob Metropolitano, Castrolanda, Frísica, Cocamar, Colégio Cooperativa Lapa, Lar.

O PRÊMIO

Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), o Prêmio de Redação tem por objetivo incentivar a pesquisa sobre cooperativismo, aprimorar o conhecimento sobre o tema e fazer com que os alunos reflitam sobre a prática da cooperação no ambiente escolar e na sociedade, e os benefícios que isso acarreta. Participam alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas que fazem parte do Programa Cooperjovem.

COOPERJOVEM

O Cooperjovem foi criado em 2007 pelo Sescoop Nacional para disseminar a cultura da cooperação, com base em uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa. Em todo o país, o Programa abrange quase 100 mil alunos e 411 escolas; conta com o apoio de 79 cooperativas em 13 estados do país. No Paraná, é coordenado pelo Sescoop/PR. Participam 22 cooperativas, 328 escolas de 62 municípios, 27.508 alunos e 1.458 professores.

(Fonte: Sistema Ocepar)

Sistema OCB/AM promove VI Seminário Cooperativista Regional de Manacapuru

Cerca de 130 cooperados, entre dirigentes e representantes do setor do ramo agropecuário e transporte, partiparam do VI Seminário Cooperativista de Manacapuru, promovido pelo Sistema OCB/AM, nessa última quinta- feira, 23, no Hotel Paraíso D’angelo. Dentre as autoridades presentes estiveram o Conselheiro Administrativo da OCB/AM, Dr. José Merched Chaar, o superintendente, Adriano Fassini, o prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo, o Deputado Luís Castro, entre outros representantes do IDAM, FAEA, Embrapa, Conab e ADS.

A programação iniciou com a abertura nas palavras do Conselheiro Administrativo da OCB/AM, Dr. José Merched Chaar, juntamente com o prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo, e contou com a apresentação de ações e projetos das cooperativas do ramo Transporte e Agropecuário: Coomapem, Coapmar, Cooperjuta, Coopfamma e Cootrafet.

Para o prefeito de Manacapuru, Beto Dangelo, a questão do Cooperativismo hoje, é fundamental para seu município, afirmando: “Hoje, nossa maior aposta é trazer a 1ª Feira Agropecuária para o município e fazer com que sejamos vistos por diversas práticas, investimentos e direcionamentos”, destacou.

Segundo Eliana Medeiro, presidente de uma das cooperativas mais antigas do Amazonas, a Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), o cooperado é quem mais pode usufruir de instruções adquiridas no seminário: “Nós podemos ver que nosso cooperado se sente mais à vontade em adquirir conhecimento e acredito que a divulgação e a comunicação dentro das cooperativas é fundamental, para que no próximo seminário, já tenhamos melhores resultados”, enfatizou.

Para Reginaldo Lima, Gerente da Unidade Local do IDAM, em Manacapuru: “Esse seminário está trazendo muitos benefícios tanto para nós, quanto para os próprios produtores, no sentido do cooperativismo e união, e assim a gente pode garantir o fortalecimento da nossa produção local, aumentar a nossa produtividade, além de poder estar participando de outros programas que tem no âmbito federal, estadual e até mesmo no municipal”, frisou.

A fundadora da Coopfamma e também cooperada, Eliana Praia, garante sua satisfação com o evento: “O seminário foi bastante proveitoso para nós e nossos produtores. Agradecemos ao Sistema OCB/AM por estar dando apoio ao nosso município, para melhorar nossos trabalhos nas cooperativas e repassar conhecimento aos nossos cooperados”, finalizou agradecendo.

Fonte e Foto – Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM

Cooperativismo reconhecerá atuação jornalística no Ceará

Brasília (24/3/17) – A comunicação é uma das áreas mais estratégias de todos os setores econômicos e, pensando nisso, o Sistema OCB/CE realiza, no próximo dia 6 de abril, o Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo. O tema definido é: “A importância das cooperativas cearenses para o desenvolvimento econômico e a inclusão social”.

O prêmio objetiva contribuir e estimular a educação cooperativista, reconhecer a divulgação de projetos e ações econômicas e sociais realizadas pelas cooperativas cearenses. Para a realização da premiação o Sistema OCB/CE conta com o apoio institucional de cooperativas da região.

CATEGORIAS E PRÊMIOS

- Profissional Jornalismo Impresso: R$ 6 mil​

- Profissional Telejornalismo: R$ 6 mil

- Profissional Webjornalismo: R$ 6 mil

- Profissional Radiojornalismo: R$ 6 mil

- Destaque Acadêmico – Universitário: R$ 6 mil

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 1º e 31 de julho. Serão avaliadas as reportagens veiculadas no período de 31 de julho de 2016 a 31 de julho de 2017. (Com informações do Sistema OCB/CE)

SERVIÇO

O que: lançamento do Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo.
Quando: 06/04, às 9h.
Onde: sede do Sistema OCB/CE - Rua Ildefonso Albano, nº 1585, bairro Aldeota.

Para obter mais informações acesse www.cearacooperativo.coop.br ou ligue para (85) 3535.3650 / 3535.3661.

Catarinenses avaliam Programa Cooperjovem

Brasília (21/3/17) – O cooperativismo é um modelo de negócio que se diferencia dos demais graças aos seus princípios e valores. E, com o objetivo de repassar essas informações às novas gerações, as cooperativas, apoiadas pelas unidades estaduais do Sescoop, desenvolvem o Programa Cooperjovem, cujo objetivo é disseminar a cultura da cooperação por meio da educação, nas escolas. E, para que isso ocorra de maneira cada vez mais eficaz, nada melhor do que avaliar as ações realizadas. 

Pensando nisso, um grupo de 31 cooperativas do estado de Santa Catarina se reuniu hoje no Encontro de Coordenadores do Programa Cooperjovem do Sescoop/SC. O evento, que é anual, conta com a participação de uma representante da unidade nacional do Sescoop. A intenção é possibilitar que os executores do Cooperjovem pratiquem, entre si, as premissas do programa: Ação – Reflexão – Ação. 

Enquanto a escola avalia as etapas do Projeto Educacional Cooperativo (PEC) as cooperativas focam no Projeto de Acompanhamento Cooperativo (PAC), por meio do qual os coordenadores realizam planos de ação em conformidade, favorecendo assim, o alcance dos objetivos e metas do PEC.

 

NOVIDADE

No encontro deste ano, uma grande novidade é a avaliação das boas práticas desenvolvidas nos PEC. A ideia é reconhecer a relevância das iniciativas e dissemina-las por meio de uma publicação. Os coordenadores do programa, em SC, têm um grande desafio pela frente: estabelecer os critérios de escolha das escolas que farão parte do compêndio.

 

AVALIAÇÃO

A analista de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Edlane Melo, representante da unidade nacional do Sescoop, destaca a oportunidade que os coordenadores estão tendo para revisitar suas responsabilidades e dar continuidade ao trabalho participativo, que contribui constantemente para o sucesso do Programa Cooperjovem em SC.

“Os objetivos do Cooperjovem são plenamente alcançados quando ocorre a inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e práticas da cooperação, que embasam a doutrina do cooperativismo. Ao estabelecer um diálogo entre educador e educando, a proposta facilita a integração e cria um clima de confiança, respeito e cooperação, ou seja, a escola torna-se uma extensão da família. E este conjunto de resultados positivos é ampliada quando os coordenadores compreendem os conceitos e objetivos práticos do Cooperjovem”, avalia a analista.

Qualificação de gestores é desafio para nova diretoria do Sescoop/PI

Brasília (20/2/17) – No cooperativismo tudo deve ser bem transparente. E a melhor maneira de garantir que os interesses dos cooperados estejam sempre em primeiro lugar é nomeando, por exemplo, quem assumirá os conselhos Fiscal e de Administração. Pensando nisso, representantes do cooperativismo no Piauí acabam de eleger os novos conselheiros do Sescoop/PI e, ainda, a diretoria da entidade. O evento ocorreu na quinta-feira (16/2), na Casa do Cooperativismo Piauiense, em Teresina.

DESAFIO

“Inicia-se, aqui, uma nova fase na história do cooperativismo piauiense. Os conselheiros recebem a Casa do Cooperativismo com o desafio de tornar o sistema cooperativista mais atrativo. Para isso têm como principal ponto de ação a qualificação dos gestores das cooperativas”, afirma Leonardo Eulálio, presidente do Sescoop/PI, também presidente da Ocepi.

Veja como fica a nova composição do Sescoop/PI:

Diretoria Executiva
  • Presidente: Leonardo Eulálio
  • Superintendente: José de Arimatéa Costa

Conselho de Administração
  • Jocibel Belchior Bezerra;
  • Wando da Silva Gomes;
  • Cecília da Silva Sousa;
  • Washington Luís Silva Cunha;
  • Sidney Rocha;
  • Aurilene Dias Viana.

Conselho Fiscal
  • Guido Leônidas Avendano Reategui;
  • Luís Raimundo Martins;
  • Erinaldo José de Andrade;
  • Argemiro Ferreira de Andrade Neto;
  • Hideraldo Donizete Dotto.

(Com informações do Sescoop/PI)

Sistema OCB/AM realiza Programa de Alinhamento Estratégico do Ramo Agropecuário

Nessa última quinta-feira, 16, o Sistema OCB/AM realizou o Programa de Alinhamento Estratégico do Ramo Agropecuário. O palestrante convidado foi o Sr. Haroldo Max de Souza, Presidente da Central Rede de Cooperativas de Goiás e também ex-presidente da OCB/GO. O objetivo geral do projeto é desenvolver estudos teóricos e práticos para a criação de uma Cooperativa Central, buscando o aumento da produção, faturamento e rentabilidade das Cooperativas Agropecuárias, através da agregação de valor, da diminuição de custos com logística e aquisição de insumos e equipamentos, e da melhoria dos processos administrativos, fiscais, técnicos, financeiros e contábeis.

O palestrante convidado para o evento, Sr. Haroldo Max da Silva, frisou sua participação do evento: “O Amazonas não deve ser diferente de Goiás e outros estados do Brasil, no que se refere ao perfil dos seus associados e produtores que decidam estar juntos uns c os outros pra fazer frente, tanto quanto à demanda de mercado, quanto a organização da gestão pra lidar com o mercado. Portanto, essas centrais são excelentes opções de inteligência para estar organizando o setor produtivo das cooperativas. O mínimo que se tem a fazer é conversar, analisar mercado, ver o que pode ser feito, ouvir os companheiros e tomar as decisões”, ressalta Haroldo.

Já para a presidente da Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), Eliana Medeiro: “Esse projeto é um sonho bem antigo e eu já estou envolvida nele desde o início da ideia. Hoje eu vejo com grande perspectiva de dar certo, pois como eu vi na palestra do Haroldo, é possível e eu acredito que nós, aqui da OCB/AM e das cooperativas do Ramo Agropecuário estamos no caminho certo. Há dificuldades, mas com força de vontade e objetividade, nós teremos a nossa Central e isso vai nos ajudar como cooperativas em todos os aspectos, tanto como na venda e comercialização do nosso produto, quanto na compra de insumos que é onde carece muito a nossa implantação”, salientou Eliana.

Na oportunidade, o FPS (Fundo de Promoção Social do Estado do Amazonas), na presença de alguns representantes, foram ao evento, tirar dúvidas e fazer as devidas explicações sobre o Edital exclusivo para a inclusão produtiva de pequenos produtores agrícolas, o qual foi lançado no dia 2 de fevereiro. O volume de investimento é da ordem de R$ 5 milhões para a seleção de projetos das Organizações da Sociedade Civil interessadas em firmar convênios no âmbito do Estado do Amazonas.

Para Clair Pantoja, Secretária Interina do Fundo de Promoção Social do Estado do Amazonas: “Hoje em dia o mundo precisa de alimentos e a cooperativa tem que entender que diante do crescimento e da sustentabilidade, ela tem que dar estrutura para a criação do gado, mas que isso não venha ferir a natureza. Dar condições de não degradar o ambiente, somente com a agricultura. O Cooperativismo tem uma visão macro e o que eu vejo é que ele vem com um investimento grande. O governo entra com uma participação e ele tem que procurar outros benefícios com outras parcerias, para agregar valor e aumentar o investimento da cooperativa”, enfatizou Clair.

O Vice- presidente do Sistema OCB/AM, Dr. Merched Chaar, destacou a importância da Central:”Hoje, nós temos mais 20 cooperativas produzindo e entregando para alguns programas, como o PREME, etc. E essa Central que está sendo criada e estudada é que vai poder proporcionar às cooperativas, uma racionalidade e uma lucratividade maior. E com isso, facilitando a vida dos cooperados e oferecendo uma melhor qualidade de vida”, relatou Chaar.

As etapas do projeto consistem em:

1- Oficinas de nivelamento e construção do Programa;

2- Diagnóstico do ramo (potencialidades, garglos, oportunidades, volumes, etc.);

3- “Relançamento” e curso sobre funcionamento e gestão de redes e centrais de negócios cooperativos;

4- Intercâmbio para conhecer boas práticas de centrais e redes de negócios cooperativos (março);

5- Curso e oficina para elaboração do plano de negócios da central.(maio);

6- Seminário de apresentação do Plano de Negócios(junho);

7- Oficina de elaboração de estatuto e assembléia de constituição da CCAA (agosto e setembro);

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM

Inscrições ao Prêmio Ocepar de Jornalismo vão até 28 de fevereiro

Curitiba (14/2/17) – Começaram a chegar, nesta semana, os primeiros trabalhos inscritos no 12º Prêmio Ocepar de Jornalismo. Os interessados em participar têm até o dia 28 de fevereiro de 2017 para efetivar a inscrição. Podem concorrer matérias veiculadas entre 1º de janeiro de 2016 e 28 de fevereiro de 2017. A entrega do Prêmio será realizada no mês de abril do ano que vem, durante evento a ser programado. O tema escolhido para esta edição é “Cooperativas: empreendimentos sustentáveis que prestam serviços de qualidade, geram emprego, renda e desenvolvem as pessoas”.

Premiação

Este ano serão seis categorias distintas com um total de R$ 88.000,00 em premiações: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Mídia Cooperativa e dois prêmios destaques, Unimed e Ramo Crédito. Já descontados os impostos, os valores são os seguintes: 1º Lugar R$ 10.000,00, 2º Lugar R$ 4.000,00 e 3º lugar R$ 3.000.00. Os dois prêmios especiais o vencedor recebe R$ 10.000,00.

Histórico

Nesses 12 anos de Prêmio Ocepar de Jornalismo, além do grande número de trabalhos inscritos, 1.109, foram premiados 230 profissionais de rádio, tv, jornal, revista, internet e mídia cooperativa. Na edição de 2016 foram inscritos 120 trabalhos, recorde de participação. Segundo Milléo, a iniciativa ganha cada vez mais espaço junto aos profissionais, empresas e entidades de representação do setor.

“Figuramos entre os principais prêmios nacionais, segundo a própria Associação Nacional de Jornais (ANJ), pela sua realização ininterrupta por 12 anos e pela forma séria e transparente como é realizado. Para nós que atuamos na comunicação do Sistema Ocepar é um orgulho podermos contar com o apoio da diretoria, da Federação Unimed Paraná, da Central Sicredi PR/SP/RJ, enfim, do setor cooperativista na realização desta importante premiação, valorizando o trabalho dos profissionais que se destacam em suas áreas de atuação, na nobre missão de levar sempre a melhor informação ao público”, ressaltou o coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho.

Serviço

O Prêmio Ocepar de Jornalismo é promovido pelo Sistema Ocepar com apoio financeiro do Sicredi Paraná e Federação Unimed e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR) e do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná. (Fonte: Sistema Ocepar)



Para obter mais informações:

Ligue (41) 3200-1150

Mande e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Ou acesse: www.paranacooperativo.coop.br.

Confira o regulamento 

Estados conhecem as novidades sobre o Dia de Cooperar

Semana Capacitação Área Finalística-2367

Brasília (08/02/17) – O ano começou com novidades para as cooperativas brasileiras que participam do programa Dia de Cooperar (Dia C). Na Semana Nacional de Capacitação das Áreas Finalísticas, que ocorre desde a última segunda-feira (6/2), em Brasília, mais de 120 técnicos das organizações estaduais e nacional do Sescoop foram apresentados ao novo formato da campanha. A partir de 2017, os projetos realizados pelas cooperativas serão estratégicos e baseados no princípio da intercooperação.

“O objetivo finalístico do Dia C precisa estar alinhado ao conceito da Responsabilidade Socioambiental”. É o que explica Patrícia Resende, analista de Desenvolvimento Social das Cooperativas. Segundo ela, as cooperativas devem ser reconhecidas não só com as atividades que realizam, mas também com o diferencial de contribuírem na melhoria para um mundo melhor.

“Precisamos impactar as comunidades em que estamos inseridos. Essa é a nossa missão e o Dia C é uma oportunidade para fazermos um trabalho social capaz de promover mudanças. Tudo isso tendo como inspiração e meta o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, reforça Patrícia.

“Está no DNA do cooperativista construir projetos e atividades que atendam à natureza de melhorar a vida das comunidades, e esse trabalho deve acontecer durante todo o ano”, pondera a analista, que comenta, a título de exemplo, uma ação de revitalização de praça pública em Pedro Afonso/TO.

Nessa ação, os cooperados uniram dois dos 17 ODS e puderam deixar para a comunidade e também para as cooperativas um legado importante. Maria José Leão, superintendente do Sistema OCB/TO, está participando do evento e falou sobre o que é ser agente de responsabilidade social no Dia de Cooperar.

“Fiquei surpresa quando vi a praça como um dos exemplos. São ações simples, mas que podem mudar e deixar para a população que mudar a sociedade é possível. Agora, vejo cooperativas cada vez mais maduras e preparadas para idealizar programas cada vez mais estruturados e perenes. Estamos prontos para o Dia C 2017”, afirma a gestora.


RELAÇÃO COM A ONU

Semana Capacitação Área Finalística-2394


A partir de 2017, o Dia C abraça integralmente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, agenda da ONU com 17 itens e 169 metas que visam melhorar a vida ao redor do planeta. A ideia do Dia C é inspirar as cooperativas a promover ações e projetos transformadores, que tenham como gancho o alcance desses objetivos. Durante a tarde, o grupo em capacitação recebeu a visita da representante da ONU, Ieva Lazareviciute, que fez uma apresentação especial sobre os ODS e sua aplicação na prática. Em documento lançado recentemente, a ONU disponibilizou uma série de informações com o objetivo de facilitar o entendimento sobre os ODS. (clique aqui para acessar)


PERENIDADE

Um dos principais pontos tratados na capacitação foi sobre a continuidade dos projetos. As cooperativas serão devidamente orientadas sobre a diferença entre ação social e projeto estruturado, sendo impulsionadas a desenvolver projetos perenes, que se desenvolvam ao longo de todo o ano.

A celebração do primeiro sábado de julho, dia em que comemoramos também o Dia Internacional do Cooperativismo, está mantida. E mais do que nunca se mostra como a grande vitrine institucional e oportunidade de mostrar os benefícios do programa, angariando mais e mais pessoas com vontade de ajudar.

Mais de 120 pessoas avaliam programas finalísticos do cooperativismo

Semana Nacional de Capacitação da Área Finalística - 2017

Brasília (6/2/17) – O Sescoop deu início hoje à Semana Nacional de Capacitação da Área Finalística. O evento ocorre em Brasília e conta com a participação de mais de 120 técnicos das organizações estaduais e nacional, responsáveis pelas atividades de formação profissional, promoção social e monitoramento. O evento prossegue até sexta-feira, mas está dividido em duas etapas.

A primeira delas, ocorrerá de hoje até quarta-feira, e tem por objetivo o alinhamento em torno dos processos de formação profissional, promoção social e monitoramento, visando o suporte às organizações estaduais e, ainda, o fortalecimento da gestão das cooperativas.

Já as atividades da segunda etapa serão realizadas nos dias 9 e 10, com a finalidade de promover o alinhamento e a capacitação de avaliadores para a 3ª edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.

Hoje durante a abertura, as gerentes gerais Karla Oliveira (Sescoop) e Tânia Zanella (OCB) fizeram questão de destacar a importância do nivelamento das informações acerca dos programas, visando ampliar o alcance do movimento cooperativista brasileiro. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, explicou que a Semana Nacional de Capacitação “é o momento em que representantes de todas as áreas finalísticas do país se reúnem para discutir sua rotina e a forma de realizar, de maneira mais eficaz, seu trabalho na base.” 

DA PAUTA

Dentre os assuntos a serem trabalhados ao longo do evento estão: o alinhamento dos programas nacionais finalísticos e também da diretriz de cadastro de instrutores; novidades sobre o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão 2017 e sobre o Dia C e, ainda, casos de boas práticas de gestão dos programas nacionais (POC, PAGC, PDGC, GDA e GDH).

Cooperativa Aliança realiza Dia C e encerra atividades do Setor de Promoção Social do Sistema OCB/AM

A Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/AM, fecha o calendário de atividades de Promoção Social de 2016, com a participação no Dia de Cooperar – Dia C, da Cooperativa Aliança. Os aprendizes do Programa Aprendiz Cooperativo estiveram presentes para uma atividade recreativa de cunho social, com cooperados e seus filhos, a ação contou ainda com a parceria da Cooperativa de Trabalho dos Transportadores Autônomos de Cargas e Rodoviárias e Logística do Amazonas- Cooptralog e Uniodonto Manaus.

A organizadora do evento e assistente social da Cooperativa Aliança, Marta , afirmou: “Pela primeira vez na Cooperativa de Catadores Aliança realizamos o Dia de Cooperar- Dia C, e no decorrer da realização fizemos muitas articulações inclusive com a OCB e as empresas parceiras da Aliança, ambos deram muito apoio e doações para que esse evento acontecesse.

Todos os catadores da cooperativa e seus familiares foram convidamos para participarem desse momento que será o primeiro de muitos, eles estavam ansiosos pelo atendimento da unidade móvel da Uniodonto, muitos vieram de bairros distantes para ter esse atendimento, minhas expectativas foram além do esperado. O fato de ouvir depoimentos e a alegria de catadores ao passar pelo atendimento dentário, corte de cabelo, massagem relaxante e maquiagem falando que estavam felizes por estarem participando daquele momento, foi uma sensação única.

A contribuição dos aprendizes foi mais que satisfatória, eles realizaram atividades para as crianças e até os adultos participaram. Isso desperta no cooperado e nas cooperativas o interesse de cooperar desde cedo com voluntariado”, destacou Marta.
Para a aprendiz Louise Machado, o que ela pôde levar nesse processo de aprendizado que é sempre bom ajudar o próximo cada vez mais no seu dia-a-dia, ela afirma: “Gostei dessa experiência porque nunca tive contato com os filhos de catadores de lixo , gostei do evento,” frisou Louise.

 

O Sistema OCB/AM, agradece a todos os profissionais, parceiros e voluntários que através da Promoção Social beneficiou aproximadamente 39.598 pessoas, este ano, espera contar com a mesma parceria para 2017.

 

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM

Bancoob é o Banco do Ano 2016

Brasília (19/12/16) – O Banco Cooperativo do Brasil, Bancoob, empresa do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, recebeu o título de Banco do Ano 2016 pelo Relatório Bancário. A premiação é um reconhecimento pelos mais de 20 anos de atuação como agente bancário do Sistema Sicoob.

O modelo colaborativo, a cobertura em todo o território nacional, a inovação tecnológica por meio dos canais eletrônicos de atendimento e a diversificação do portfólio de produtos e serviços para a inclusão financeira levaram a comissão do prêmio a alçar o Bancoob à premiação. Além disso, o Sicoob também foi premiado na categoria Inovação em Crédito com a Plataforma de Crédito Rural.

“O reconhecimento da instituição por meio do prêmio é um importante marco porque além de destacar os sistemas tecnológicos do Sicoob, reforça a qualidade institucional do Bancoob enquanto agente financeiro do sistema”, comemora Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do banco. O prêmio destacou ainda o crescimento da carteira de crédito, importante vetor para o crescimento do país e outros relevantes marcos de sucesso da instituição como a autorização pelo Banco Central para atuar com as carteiras Comercial e Imobiliário.

O evento, realizado desde 2005, é reconhecido como a principal premiação do setor financeiro e de toda a cadeia de fornecedores que contribui para o seu desenvolvimento. Nos últimos anos, o prêmio se firmou como referência de qualidade e eficiência para os bancos, sendo citado nos balanços anuais e comunicados aos investidores das instituições homenageadas.

O Bancoob é um banco comercial privado especializado no atendimento a cooperativas financeiras, cujo controle acionário pertence a entidades filiadas ao Sicoob. Atualmente, o banco é sócio da Bancoob DTVM, da Cabal Brasil e da Ponta Administradora de Consórcios.

O Sicoob possui 3,5 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 486 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação).

Integram o sistema, ainda,  o Bancoob e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência), provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,5 mil pontos de atendimento.

As cooperativas inseridas no sistema oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Fonte: Sicoob.

Comitê Gestor do PNCE no Amazonas se reúne para último encontro em 2016

O comitê gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas realizou nesta terça-feira (13), na sede da Federação das Indústrias do Estado (Fieam), sua 11ª e última reunião de 2016. O Presidente do Sistema OCB/AM, Petrucio Pereira Magalhães Júnior, esteve presente, além de membros do comitê, que em conjunto, participaram do encontro e discutiram as ações desenvolvidas neste ano.

Na ocasião, o grupo abordou os resultados alcançados pelo comitê a partir das ações promovidas ao longo do primeiro ano de atividades oficiais no Amazonas. Dentre elas estão a realização de cursos voltados ao fomento do comércio exterior na região, tais como o Curso Básico de Exportação; Curso de Habilitação no Siscomex; Curso de Negociação Internacional; e Curso de Planejamento Estratégico para Exportação.

Outras ações empreendidas foram a Missão Feira Expoalimentaria 2016; Workshop Barreiras Técnicas à Exportação; Reunião de Trabalho sobre Gargalos Logísticos da Região; e Reunião sobre Gargalos à Logística para Exportação.

Além destas iniciativas, o comitê estadual do PNCE, em parceria com jornal de circulação local, publicou 40 artigos que abordaram temas de relevância àqueles que pretendem ingressar ou aperfeiçoar suas ações de comércio exterior.

Outras atividades realizadas pelo grupo foram os atendimentos individuais para empresas com interesse em exportar ou se internacionalizarem, além de visitas de divulgação das ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora nas Câmaras Setoriais do governo do Estado, no Centro de Incubação de Empresas (Cide) e no Sebrae.

Como resultado direto das ações do PNCE/AM, 69 empresas se inscreveram junto ao comitê gestor local, o que demonstra boa aceitação das atividades do grupo na região e o interesse dos empresários em expandir seus mercados. “A SUFRAMA, enquanto coordenadora do comitê gestor do PNCE no Estado, tem trabalhado fortemente ao lado das demais entidades parceiras para inserir a exportação como foco das empresas instaladas na área de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus.

É o que temos buscado fazer e acreditamos que são com ações permanentes que conseguiremos efetivamente implementar a cultura exportadora na região”, disse a coordenadora geral de Comércio Exterior da SUFRAMA, Sandra Almeida.
 

Próximos eventos
A programação prevista pelo comitê gestor do PNCE no Amazonas para 2017 envolve, dentre outras atividades, o desenvolvimento do Projeto de Interiorização da Cultura Exportadora para os 62 municípios do Estado, espraiando as ações e o alcance do grupo.

 

Fonte Oficial – (Site Oficial da Suframa) no link: http://site.suframa.gov.br/noticias/comite-gestor-do-pnce-no-amazonas-realiza-ultimo-encontro-de-2016/view

Foto: Divulgação

Sicoob UniMais promove palestra do professor Mario Sergio Cortella

Rio Claro (14/12/16) – No último dia 12, a instituição financeira cooperativa Sicoob UniMais realizou a palestra “Da oportunidade ao êxito: mudar é complicado? Acomodar é perecer!”, ministrada pelo filósofo, escritor, educador, palestrante e professor Mario Sergio Cortella. O evento ocorreu no Grêmio Recreativo da Cia Paulista na cidade de Rio Claro e foi promovido em comemoração aos 20 anos da cooperativa na cidade.

Com um público de mais de 1.600 pessoas, o tema central da apresentação é mostrar como a mudança pode ocorrer em situações do dia a dia e como o ser reage diante disso. O especialista e doutor em educação pela PUC-SP também apresenta casos de pessoas que obtiveram sucesso por meio da adaptação a transições.

Além de fomentar o projeto educacional na região, a ação conseguiu a arrecadação de quase 2 mil fraldas geriátricas que serão enviadas a instituições sociais, como o Asilo São Vicente de Paulo, Hospedaria Emaús e o Lar Dethel, todas na cidade de Rio Claro.

A presidente da cooperativa Rio Claro do Sicoob UniMais, Dra. Egídia Witzel, destaca a importância da palestra. “Recentemente, passamos por um momento de migração de nosso sistema e, como toda a mudança, há inúmeros desafios. Sendo assim, nosso objetivo com a palestra foi mostrar para a comunidade local que a transição pode ter percalços, porém, é necessária para a evolução”, finaliza a dirigente.

“Me sinto honrado por estar presente em um evento dessa magnitude, marcando 20 anos da cooperativa de Rio Claro e sua quebra de paradigma.  Parabenizo os envolvidos pelo belíssimo evento social e educativo, possibilitando a união de características inovadoras com o sétimo princípio cooperativista de interesse pela comunidade. Iniciativas como esta exaltam o modelo de cooperativismo”, finaliza o presidente do Sicoob UniMais, Dr. Armando Fornari.

(Fonte: Sicoob UniMais)