Sicoob Credicom promove Encontro de Negócios para capacitar cooperados e melhorar imagem da cooperativa
Contexto e desafios
O Sicoob Credicom, hoje a maior cooperativa financeira de Minas Gerais, identificou certo desconhecimento do público sobre características importantes da cooperativa, tais como: distribuição de sobras, produtos disponíveis e solidez financeira.
Tal constatação ocorreu em 2014, após pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha com questões qualitativas e quantitativas, envolvendo 300 cooperados da instituição. A sondagem detectou ainda insatisfação com a rede de atendimento da Credicom, entre outros pontos.
Diante disso, a cooperativa lançou o Encontro de Negócios, um evento que oferece aos associados a possibilidade de participar gratuitamente de palestras de alto nível que tratam de temas relevantes com foco na educação financeira e cooperativista. Iniciados em 2014 e realizados, em média, quatro vezes por ano, os encontros visam a fomentar a educação financeira e a cultura cooperativista entre os cooperados, além de elevar o nível de conhecimento acerca da cooperativa.
A promoção da intercooperação também norteou a iniciativa, já que os Encontros de Negócios, em grande maioria, contam com apoio da Unimed local, de cooperativas de trabalho, de empresas parceiras e do Sistema Ocemg.
Para a cooperativa, a educação e formação dos cooperados é uma forma eficaz de engajá-los nos princípios cooperativistas, bem como orientá-los sobre os diferenciais entre cooperativas de crédito e demais instituições financeiras do mercado.
Desenvolvimento e metodologia
Cada Encontro de Negócios conta com duas palestras: uma institucional e outra com um palestrante convidado. A escolha do tema principal do evento leva em consideração pesquisa realizada com os cooperados participantes das edições anteriores.
As apresentações institucionais da Credicom são norteadas por informações do Instituto Datafolha, buscando sanar dúvidas, promover o negócio e melhorar a imagem da cooperativa, além de difundir o sistema cooperativista.
As palestras já abordaram temas como: sistema cooperativista no Brasil e no mundo, Sistema Sicoob, participação nos resultados, formação de uma reserva de futuro, produtos Credicom, cota capital, entre outros.
Além disso, palestrantes convidados abordaram assuntos de relevância como: educação financeira, mercado de café, ética nos negócios, desafios da aposentadoria, cenário econômico no Brasil e planejamento tributário. Nomes de grande visibilidade nacional já participaram do Encontro de Negócios da Sicoob. É o caso do economista Ricardo Amorim, do filósofo Clóvis de Barros e das jornalistas Salette Lemos e Mara Luquet.
Planejamento dos encontros
Os Encontros de Negócios se inserem dentro dos eventos previstos no Plano Anual de Marketing da cooperativa, aprovado pela Diretoria. A Gerência de Comunicação e Marketing elabora uma proposta para os eventos, com sugestões de datas, locais, temas e palestrantes.
A proposta é apresentada à Diretoria e Superintendência e, após aprovação, a Gerência de Comunicação e Marketing busca parcerias para realização dos eventos. Já com as datas e cidades definidas, inicia-se a organização – contratação de buffet, espaços para realização, fotógrafo e elaboração de convites.
A proposta final é então apresentada à Diretoria e Superintendência e, sendo aprovada, são preparadas peças de marketing para divulgação na mídia e no site da cooperativa, além de envio de convite aos delegados/cooperados.
Finalmente, após os encontros, são feitas pesquisas de satisfação para coletar a opinião dos participantes sobre o evento e o tema abordado, a qualidade do palestrante, a estrutura disponibilizada etc. O evento é realizado em várias regiões onde a cooperativa presta atendimento, seja na capital mineira, seja no interior ou em outros estados.
Resultados e aprendizados
A realização destes encontros fomenta o conhecimento sobre os resultados da cooperativa, seus produtos, abrangência, conquistas, diretrizes estratégicas, direcionamento de mercado, projetos e outras informações relevantes. Isso colabora para melhorar a imagem da cooperativa e o relacionamento entre o cooperado e a organização.
A prática está alinhada à missão e aos valores da Credicom, e os temas tratados se apresentam em plena consonância às orientações estratégicas, já que grande parte das demandas vem dos próprios cooperados.
O Encontro de Negócios atende a três dos princípios cooperativistas:
- Segundo princípio: “Gestão democrática” - Há interação direta dos dirigentes com os cooperados, além da divulgação de informações e resultados alcançados pela cooperativa, proporcionando maior transparência na gestão;
- Quinto princípio: “Educação, formação e informação” - As palestras visam a capacitar e desenvolver o cooperado, partilhando informações atualizadas relacionadas a assuntos de interesse mútuo;
- Sexto princípio: “Intercooperação” - As cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
Resultados em números
O Encontro de Negócios faz parte de uma ampla estratégia de comunicação e marketing da Credicom e contribuiu para o avanço em índices importantes de percepção dos cooperados.
Em 2012, 28% dos cooperados entrevistados pelo Datafolha afirmou reconhecer depósito na conta capital advindo da distribuição de sobras realizada pela Credicom. Já em 2018, esse índice avançou para 36%, sendo que 86% afirmou ter conhecimento de que a Credicom distribui parte dos seus resultados.
Com relação à rede de atendimento (número de agências), em 2016 a pesquisa apontou insatisfação de 62% dos cooperados. Já na pesquisa de 2018, o percentual de insatisfação caiu para 17%. Ambos os temas foram tratados nos Encontros de Negócios.
A tendência dos cooperados de ampliar o relacionamento com a cooperativa saltou de 46% em 2016 para 52% em 2018. Além disso, a satisfação geral com a cooperativa teve aumento significativo. Em 2012, 32% dos cooperados deram notas de 8 a 10 (ótimo) para a Credicom. Em 2018 esse índice cresceu para 55%, sendo que 93% dos cooperados declararam-se satisfeitos com a cooperativa.
CONTATO DA COOPERATIVA
Bruno Cassimiro, assessor de imprensa - comunicacao@credicom.com.br - (31) 3283-9982
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Fundada em 1929 por imigrantes japoneses na Amazônia, a CAMTA superou a falência da monocultura de pimenta-do-reino ao desenvolver o inovador Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA). A cooperativa transformou a crise em oportunidade, regenerando mais de 7.500 hectares e gerando um faturamento de R$ 102,9 milhões em 2024. Hoje, a CAMTA é referência mundial, exportando sua tecnologia socioambiental para 25 comunidades na América do Sul e na África.
A Sicoob Centro, em Rondônia, liderou uma iniciativa para revitalizar a cadeia produtiva do cacau, devastada pela praga vassoura-de-bruxa. Apoiando agricultores familiares por meio da cooperação, o projeto promoveu o uso de sistemas agroflorestais, conquistou a Indicação Geográfica (IG) para o cacau local e gerou aumento de produtividade e renda, transformando um cenário de crise em um modelo de desenvolvimento sustentável.
O Sicoob Coopemata implementou o projeto "Transformação Sustentável" para neutralizar suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Através do inventário de emissões e do plantio de mais de 4.400 árvores, a cooperativa compensou sua pegada de carbono e restaurou áreas degradadas. A iniciativa, que também inclui a instalação de usinas fotovoltaicas e a campanha "Adote uma Árvore", engaja cooperados e a comunidade, aliando responsabilidade climática com fortalecimento do capital social.
Cooperativa catarinense Viacredi adota modelo de voto por delegado na Assembleia Geral e promove assembleias menores, sejam informativas ou deliberativas, para permitir maior participação de cooperados na gestão.