Viacredi desenvolve líderes com qualificação e gestão

Contexto e desafios
A Viacredi não esconde que a capacitação dos colaboradores é um de seus objetivos principais como cooperativa. E apesar de ter implementado a gestão por competências, o passaporte profissional e os programas Prolíder e coaching, a organização observou a falta de lideranças qualificadas.
A Viacredi criou e implementou os programas Prolíder e coaching em 2007 visando identificar, desenvolver e preparar futuros líderes. No entanto, em 2011, após um feedback das equipes, a cooperativa desenvolveu o programa Liderança na Prática. O objetivo da iniciativa é adaptar os treinamentos às turmas e ao cenário atual.
O programa Liderança na Prática conta com ferramentas de gestão de pessoas, e com treinamentos que qualificam e desenvolvem os líderes, tornando-os qualificados para gerir equipes. A ideia, portanto, é que o conteúdo necessário para a formação dos profissionais seja disseminado conforme as necessidades de cada grupo.
Desenvolvimento e metodologia
A iniciativa foi desenvolvida focando na teoria e na prática da liderança, e com o auxílio de ferramentas, políticas internas, e práticas de alinhamento com processos e gestão do negócio. Com esse plano de desenvolvimento em mente, a Viacredi traçou alguns objetivos:
- Contribuir para a melhoria dos resultados quantitativos e da gestão de pessoas dos gestores;
- Aumentar a eficiência dos gestores;
- Alinhar conceitos e incentivar a mudança de postura dos líderes;
- Promover ambiente de trabalho cooperativo e respeitoso.
O programa é dividido em módulos que acontecem uma vez por mês. Durante os módulos, os líderes em formação precisam realizar tarefas para que avaliam suas habilidades e conhecimentos, a fim de identificar dificuldades e méritos.
Além de colocar em prática as habilidades que aprenderam, os treinados também contam com duas ferramentas de aprendizagem:
- Grupo de Aprendizagem: grupos integrados durante o processo de formação;
- Grupo Gestor: reuniões com gerentes e diretores para estruturar ações para o desenvolvimento dos líderes em formação.
No início de cada módulo, ocorre o compartilhamento de experiências e aprendizados adquiridos pelos grupos de aprendizagem e pelos participantes. A ordem dos módulos e a forma de trabalho é decidida de forma adequada para cada turma, considerando a necessidade da cooperativa e o perfil dos participantes.
Pré-requisito e controle
Para integrar o programa Liderança na Prática, os gestores interessados precisam ter participado de outros cursos de liderança da cooperativa, como o Prolíder, a academia de líderes e o processo de coaching. Dessa maneira, a Viacredi garante que os participantes estão engajados e desejam alcançar cargos de liderança.
A equipe de gestão de pessoas controla a participação nos programas de desenvolvimento de lideranças via registro de presença no sistema de treinamento. Já o monitoramento das práticas dos módulos é feito por meio de um relato. Além disso, o líder imediato acompanha a evolução do participante.
O Grupo Gestor é parte importante do controle do programa Liderança na Prática. A equipe monitora as ações realizadas pelo participante, garantindo a formação de líderes competentes e a eficácia da iniciativa.
Resultados e aprendizados
Com o foco em oferecer o melhor treinamento de liderança para os colaboradores, a Viacredi apostou em algumas mudanças. A cooperativa tornou a sequência de realização dos módulos mais flexível para as necessidades de cada grupo.
Além disso, a Viacredi passou a realizar reuniões para alinhar os conteúdos a serem expostos antes dos encontros. Isso aconteceu, pois a cooperativa observou a necessidade de adequar os módulos aos perfis dos participantes.
O programa Liderança na Prática apresentou resultados positivos à cooperativa. Em 2014, a Viacredi capacitou 97 colaboradores e apresentou uma baixa taxa de rotatividade entre os colaboradores.
Com o auxílio de outras ferramentas, o processo de qualificação de líderes e futuros líderes se torna mais transparente e traz inúmeros benefícios qualitativos observados pela cooperativa, como:
- Desenvolvimento acelerado de competências essenciais e de liderança;
- Prática de atitudes necessárias para o dia a dia;
- Capacitar lideranças para melhorar o processo de coaching;
- Focar no papel estratégico dos líderes com clarificação de papéis, integração e motivação, e feedbacks pontuais e produtivos;
- Melhora na gestão de pessoas e nas práticas de realização de reuniões.
Dessa maneira, os participantes podem focar em seu desenvolvimento profissional dentro da cooperativa, reconhecendo suas habilidades e potenciais. Já a Viacredi aumenta a cartela de líderes preparados e desenvolve equipes engajadas e interessadas pelo cooperativismo.
CONTATO DA COOPERATIVA
Micheli Fernanda Kraemer do Nascimento, coordenadora de Gestão de Projetos e Melhoria Contínua - micheli@viacredi.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Quando a sustentabilidade é um propósito
Objetivo: Ser uma incentivadora de ações que agreguem a sustentabilidade e a produtividade dentro das propriedades rurais. Resultados: Recuperação de 381 nascentes no programa por CooperNascentes Plantio de 52 hectares de florestas nativas no programa CooperSemear. Migração de 13 unidades ao mercado de energia incentivada e renovável. Obtenção do certificado ISO 14001 para dez unidades operacionais.

Unimed Vale do Aço lança Projeto Valor em Saúde com objetivo de fortalecer a Governança Corporativa
O Projeto Valor em Saúde é uma solução que garante a entrega de sustentabilidade para o sistema de saúde. Por meio dela é possível entregar mais segurança e qualidade assistencial para o paciente durante sua jornada hospitalar, dar maior acesso a população aos serviços de saúde, bem como reduzir os desperdícios. Consiste no que é mais importante para os pacientes: o estado de saúde que alcançam (resultados) e o preço pago por isso (custos). Portanto, prestadores, incluindo hospitais e médicos, e operadores do sistema de saúde devem se concentrar na geração de valor máximo para seus pacientes, ajudando-os a obter os melhores resultados possíveis e de maneira econômica; avaliando/ monitorando indicadores assistenciais de valor e mérito, entregando “Valor” ao paciente e remunerando a Boa Medicina.

Sicredi Ouro Verde lança programa estruturado de feedback dos colaboradores
É uma iniciativa de encontros periódicos para escutar e trocar experiências entre a Sede e todas as Agências da Sicredi Ouro Verde MT. Isso foi denominado de Rodadas nas Agências e Sede. Acontece em ciclo de dois anos. No 1º ano é de Escuta ativa e no 2º ano de construção do plano de ação e das entregas.

Luz no mercado internacional de carbono
-