cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cooperconcórdia lidera projeto que promove gestão responsável de resíduos e educação ambiental

Imagem Destaque

2022
Sul
Trabalho, Produção de Bens e Serviços
Não
Cooperativa de Trabalho Educacional Cooperconcórdia Ltda
EconomiaCircular, Educação Ambiental
COP30
cop30, ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 - Consumo e produção responsáveis , ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima , ODS 17 - Parcerias e meios de implementação
A Cooperconcórdia, uma cooperativa educacional do RS, criou o projeto Multiplicadores Lixo Zero. Através de ações de educação ambiental em escolas e comunidades, a iniciativa promove o consumo consciente, a gestão correta de resíduos e a economia circular, impactando diretamente mais de 3,3 mil pessoas em 17 municípios.

Contexto e desafios

A gaúcha Cooperconcórdia é uma cooperativa de trabalho educacional formada por professores e instrutores especialistas em desenvolvimento humano e profissional. Fundada em 2018, a cooperativa oferece serviços de educação básica e cursos de formação profissional para jovens e adultos.

Até 2022, a Cooperconcórdia contava com apenas um depósito de resíduos e o único caminhão que recolhia os resíduos era o caminhão prensa. Diante disso, 100% dos resíduos eram destinados ao aterro sanitário e a cooperativa não exercia nenhuma prática para o desenvolvimento e o estímulo à economia circular.

Nesse cenário, a cooperativa identificou que muitas escolas da região noroeste do Rio Grande do Sul compartilhavam dos mesmos problemas. A educação ambiental com foco especial na gestão de resíduos e sustentabilidade não era difundida nas comunidades educacionais.

Objetivos

Diante disso, a Cooperconcórdia deu início ao projeto Multiplicadores Lixo Zero, com o objetivo de estimular o consumo consciente, a economia circular, a gestão correta dos resíduos, os processos de compostagem e a construção de cidades mais sustentáveis na região.

Assim, a meta global da iniciativa é promover uma cultura de responsabilidade ambiental em escolas, cooperativas e comunidades, disseminando informações sobre sustentabilidade e preservação ambiental. Além disso, o projeto almeja capacitar os participantes como multiplicadores de conhecimento sobre gestão responsável de resíduos.

Dentre as metas diretas do Multiplicadores Lixo Zero estão:

  • Alcançar a participação mínima de 70% do público projetado a cada ano nas ações sustentáveis propostas.
  • Garantir a adesão mínima de 50% dos participantes às práticas implementadas.
  • Obter resultados positivos nas análises gravimétricas dos resíduos, a partir dos diagnósticos de impacto ambiental realizados.

Desenvolvimento

A ideia do projeto surgiu com a cooperada e bióloga da Cooperconcórdia Carine Zambonato, que se certificou como Embaixadora Lixo Zero Brasil. Ela propôs um modelo piloto do trabalho Programa Lixo Zero Cooperconcórdia que foi implementado no Colégio Concórdia em 2022 com o apoio da equipe escolar.

As iniciativas geraram impactos positivos que foram mensurados e validados, garantindo a continuidade da ideia. Com isso, o Lixo Zero Cooperconcórdia foi levado para além dos muros da escola para atender municípios da região noroeste do estado com apoio do poder público.

Em 2022 o programa foi inscrito e selecionado no primeiro edital do Fundo Social do Sescoop RS, bem como nos editais de 2023 e 2024. A iniciativa realiza intercooperação com nove cooperativas parceiras (Unimed FNO, Certhil, Cooperluz, Cooper, Dom Hermeto, UNIMED Missões, Camnpal, Cotrifred e Cermissões). A mobilização de outros parceiros, como prefeituras e organizações privadas, também fortaleceu a atuação e ampliou o impacto territorial.

O projeto promove ações de educação ambiental, social e econômica com palestras realizadas em módulos, demonstrações práticas e atividades formativas nos municípios das escolas, comunidades e sede das cooperativas.

A abordagem é participativa, com foco na conscientização sobre gestão correta de resíduos, economia circular, práticas de compostagem, análise gravimétrica, impacto ambiental positivo do projeto e sensibilização sobre as mudanças climáticas. Com isso, a iniciativa integra conceitos ambientais, sociais e econômicos.

Resultados e impacto

Com o programa, a Cooperconcórdia implantou a separação de recicláveis e rejeitos, coleta conforme o cronograma municipal e desenvolveu processos de compostagem dos resíduos orgânicos. Houve, ainda, ações de conscientização interna e ações voluntárias em prol de entidades carentes.

Graças ao Multiplicadores Lixo Zero, a Cooperconcórdia construiu uma central de resíduos para acondicionamento e firmou parceria com a Coopervida para o recolhimento dos recicláveis. O projeto também melhorou os coletores de resíduos, gerando estímulo para a correta separação.

A iniciativa realizou atividades educacionais em 17 municípios, em quatro regiões do RS, análises gravimétricas para avaliar os resultados da sensibilização e melhorias. O programa implantou um ponto fixo para recolhimento de tampinhas com destinação para entidades assistencialistas de Santa Rosa/RS e ações nos outros municípios atendidos pelo programa.

Por fim, o Multiplicadores Lixo Zero promoveu diversos “drive thrus” da reciclagem, nomeados com o projeto batizado de “Destralhe sua casa”. Até o momento, foram atendidas mais de 3,3 mil pessoas diretamente pelo programa. Além disso, suas famílias e comunidades também foram impactadas pelas boas práticas.

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

A Cresol, com apoio de parceiros locais, criou um projeto para fortalecer a produção de mel de abelhas nativas sem ferrão. A iniciativa une a conservação da natureza com a geração de renda e a educação ambiental na comunidade. As ações incluem a criação da primeira agroindústria do país para produtos do tipo com selo SIF, capacitação técnica e a instalação de um apiário didático em uma escola.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O projeto Clube da Bezerra apresenta as crianças e as bezerras criadas na propriedade dos cooperados durante um evento realizado anualmente. O projeto estimula o senso de pertencimento e trabalha a perspectiva de adesão futura destas crianças e adolescentes ao quadro de cooperados.

ESGCOOP

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A Sicredi Celeiro MT/RR sentiu a necessidade de desenvolver um projeto de integração detalhado para seus novos colaboradores. Com inúmeras palestras, cursos, apresentações e jogos, o objetivo da cooperativa é ensinar os trabalhadores sobre a cultura e o funcionamento da organização, proporcionando o sentimento de pertencimento.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.