Sicredi Grandes Rios aposta na formação de novas lideranças

Contexto e desafios
A partir da criação da Fundação Sicredi, em 2006, o Sistema Sicredi passou a dedicar uma atenção maior para formar pessoas conectadas ao cooperativismo e engajadas com a cooperativa. Essa mentalidade deu origem ao Programa Crescer, que olha para o futuro das cooperativas do sistema.
Desse modo, o Programa Crescer surgiu com duas principais finalidades: formar os atuais e futuros associados em assuntos relacionados ao cotidiano das cooperativas, assim como habilitá-los para que eles possam se tornar coordenadores de núcleos. Esses núcleos são grupos pequenos de associados formados a partir da proximidade geográfica dos integrantes.
Além disso, de forma paralela ao Programa Crescer, a cooperativa criou o Programa Desenvolver, que almeja aprimorar o processo de participação dos associados na gestão e no desenvolvimento das cooperativas do Sicredi.
Devido à elaboração nos núcleos, a Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM percebeu o nascimento de uma nova demanda: formar lideranças capazes de atuar como um elo entre os associados e a cooperativa. Diante desse cenário, o Programa Crescer se mostrou um grande aliado para o surgimento de novas lideranças na instituição.
A prática se alinha aos princípios cooperativistas de gestão democrática; educação, formação e informação; interesse pela comunidade; e autonomia e independência.
Desenvolvimento e metodologia
O Programa Crescer é desenvolvido através de dois cursos sobre cooperativismo, denominados Percursos 1 e 2. Eles são estruturados da seguinte forma:
- Percurso 1: tem a meta de a discutir os conceitos mais básicos e cooperativismo, como cota capital, capital social, assembleias, conselhos e modelo de negócios. Essa etapa se dirige a todos associados e até mesmo para quem não é diretamente cooperado.
- Percurso 2: visa desenvolver futuras lideranças aptas a assumir a coordenação dos núcleos e intermediar as demandas entre a comunidade e a cooperativa. Esse percurso discute os temas de mobilização, coordenação e representação.
Com o intuito de formar novas lideranças cooperativistas, a Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM resolveu expandir os percursos e começou a fazer uma reunião semestral entre coordenadores de núcleo, presidente (ou vice-presidente) e diretor executivo, na cidade em que o coordenador atua.
Uma outra iniciativa, o encontrão de coordenadores, acontece no município sede da cooperativa. De caráter técnico, o encontrão de coordenadores busca aprofundar o conhecimento dos coordenadores e promover o intercâmbio de práticas e ideias entre eles.
Já nas unidades de atendimento da cooperativa, os gerentes buscam manter forte relacionamento com os coordenadores de núcleo, convidando-os, periodicamente, para reuniões com a equipe de colaboradores. Isso ocorre porque eles são peças-chave no processo de estreitamento do relacionamento com os associados.
Fomentando lideranças
Essa prática teve seu início no ano de 2012, quando a primeira geração de coordenadores foi eleita. Em 2015 o mandato dessa primeira turma de coordenadores chegou ao fim, e uma nova eleição aconteceu.
Inquietos com a necessidade de continuidade dessa prática, a Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM elaborou uma nova etapa de formação para os coordenadores. Para isso, a cooperativa realiza três encontros modulares nos meses de setembro, outubro e novembro.
No primeiro encontro, profissionais da cooperativa falam aos coordenadores sobre os produtos e serviços do Sistema Sicredi. No segundo encontro, por sua vez, o conteúdo foca em gestão financeira e gestão de riscos. Por fim, o terceiro módulo é uma visita técnica ao Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre e à Sicredi Pioneira em Nova Petrópolis. A visita trata da governança e a essência do cooperativismo.
Resultados e aprendizados
O objetivo inicial da formação de novas lideranças cooperativistas era mobilizar os associados e aproximá-los à cooperativa, sobretudo em momentos cruciais, como nas assembleias. No entanto, a iniciativa revelou outras situações e benefícios.
Por exemplo: os coordenadores de núcleo encontraram formas de inovar nas estratégias de mobilização dos associados para o processo assemblear. Tanto é que o percentual de associados presentes nas assembleias saltou de 7,30% do quadro social, em 2012 (primeiro ano de atuação dos coordenadores), para 20,59% do quadro social, no ano de 2016. Ademais, a cooperativa também notou melhora na qualidade das discussões durante as assembleias.
A prática de formação de novas lideranças também influenciou as eleições do Conselho de Administração da Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM, já que diversos coordenadores se elegeram como conselheiros da cooperativa.
Com o passar do tempo, o processo como um todo foi sendo aprimorado, proporcionando uma melhor qualidade de organização para os coordenadores dos núcleos. Outra melhoria importante é o crescimento do envolvimento da equipe das unidades de atendimento com o projeto.
Contato da cooperativa
Valter Antonio de Souza, assessor de Programas Sociais - valter_souza@sicredi.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Coopama cria metodologia para melhorar sua comunicação interna
Com o objetivo de melhorar a comunicação entre gerentes, coordenadores e colaboradores, a Coopama criou o Coordenador em Ação, iniciativa que tem como proposta realizar reuniões mensais, e fazer o planejamento e o acompanhamento das atividades.

Sicoob Credicom promove Encontro de Negócios para capacitar cooperados e melhorar imagem da cooperativa
Sicoob Credicom promove encontro quadrianual para capacitar cooperados e ampliar conhecimento sobre os resultados, os produtos e as ações da cooperativa. O evento ajudou a melhorar a imagem da instituição e o relacionamento com os associados.

Venda de créditos de soja sustentável por cooperado da Frísia
Ação: Programa Fazenda Sustentável Área: Produção sustentável ODS: Objetivo 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável Objetivo: Apoio a cooperado para venda de créditos de soja sustentável no mercado internacional Resultados: Melhora dos resultados financeiros do cooperado, que negociou — com o apoio da cooperativa — R$ 30 mil em créditos de soja sustentável com empresas da Dinamarca e Alemanha; Mudança da cultura da propriedade, priorizando a sustentabilidade como estratégia de negócios; Otimização de processos internos; Conquista da certificação RTRS, concedida pela Round Table Responsible Soy Association, ou Associação Internacional da Soja Responsável.

Coop treina colaboradores para humanizar o atendimento
Após uma pesquisa com seus clientes, a Coop identificou a importância do atendimento. A fim de torná-lo mais empático, a cooperativa iniciou, em 2014, o Programa Humanizar, que realiza treinamentos com os colaboradores para que eles tenham uma relação mais próxima com os consumidores.