C.Vale investe em programa de formação de jovens lideranças
Contexto e desafios
A C.Vale é uma cooperativa agroindustrial presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e no Paraguai. Possui 189 unidades de negócios, que atuam na produção de soja, milho, trigo, mandioca, leite, frango, peixe e suínos, além da prestação de serviços de assistência aos associados.
Desde a década de 1970, a C.Vale organiza comitês educativos, mas as ações voltadas para a sucessão familiar e para a formação de novos líderes eram realizadas esporadicamente e sem planejamento.
Com o passar do tempo, a cooperativa identificou a necessidade de aprimorar estes trabalhos de capacitação. O envelhecimento dos associados mais antigos, entre os quais as lideranças, ameaçava colocar em risco a continuidade da cooperativa e, além disso, era preciso formar líderes sintonizados com o alinhamento estratégico da C.Vale.
Foi então que a cooperativa começou a organizar seu programa de desenvolvimento de jovens lideranças. A iniciativa promove as ações padronizadas e realizadas de forma planejada a partir de um calendário anual de treinamentos. O objetivo é formar líderes para os núcleos juvenis, núcleos femininos e comitês educativos.
Desenvolvimento e metodologia
A C.Vale definiu um trabalho baseado em três linhas de atuação:
- Sucessão familiar: Orientar e estimular os jovens a dar continuidade às atividades dos pais, de modo a garantir também o fornecimento de matérias-primas à cooperativa;
- Empreendedorismo: Formada majoritariamente por pequenos e médios produtores rurais, a C.Vale incentivou a diversificação de atividades para fortalecer a renda dos associados e ampliar a produção de matérias-primas;
- Formação de lideranças: A necessidade de envolver jovens, filhos e filhas de cooperados, com a cooperativa levou a C.Vale a promover cursos, palestras e treinamentos destinados a esses grupos.
A terceira iniciativa foi estruturada com a divisão do público-alvo em três segmentos:
Cooperjovem
Programa envolvendo estudantes a partir de nove anos (4º ano do ensino fundamental), com orientações sobre cooperação e cooperativismo;
Cooperjúnior
Adolescentes de 12 a 15 anos, selecionados entre filhos de associados, para processo de qualificação relativo aos primeiros conceitos de cooperativismo, empreendedorismo e sucessão familiar;
Programa de Formação de Liderança Jovem
Contratação de instrutores em parceria com o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) para capacitar jovens de 15 a 30 anos. O programa é dividido em sete módulos:
- Protagonismo juvenil;
- Cooperativismo/C.Vale;
- Mobilização de potencialidades humanas;
- Comunicação e oratória;
- Liderança;
- Sucessão familiar e empreendedorismo;
- Educação cooperativista
O Cooperjúnior e o Programa de Formação de Liderança Jovem são voltados exclusivamente aos filhos dos associados, enquanto o Cooperjovem envolve estudantes de escolas públicas e privadas pertencentes ao sistema de ensino de oito municípios da área de atuação da cooperativa no estado do Paraná.
Após passarem pelo treinamento e demonstrarem compreensão e domínio das práticas ensinadas nos núcleos, alguns jovens são convidados a fazer parte do núcleo de jovens e do núcleo feminino da cooperativa, também regidos por calendário próprio de treinamento. Muitos dos conselheiros fiscais e administrativos da C.Vale participaram desses núcleos.
O programa de formação de lideranças permite que a cooperativa renove o conselho de administração e o conselho fiscal com associados que conhecem o cooperativismo e estão alinhados com o planejamento estratégico da C.Vale. Isso reduz o risco de que associados com pouca atuação na cooperativa assumam a função de conselheiros.
Resultados e aprendizados
O Programa de Formação de Liderança Jovem contribui para a fidelização dos cooperados e aumenta o vínculo dos membros com a cooperativa. Segundo a C.Vale, os conceitos do cooperativismo são bem assimilados pelos participantes do programa e os jovens têm a oportunidade de fazer parte das outras instâncias de consulta ou decisão da cooperativa, dos núcleos femininos e dos comitês educativos.
O programa também contribui com a estratégia de diversificação de atividades e agroindustrialização da C.Vale, na medida em que incentiva o empreendedorismo e a sucessão familiar. Outras áreas da cooperativa, como comunicação e departamento agronômico, interagem no programa, divulgando a iniciativa e prospectando líderes potenciais.
Já o programa Cooperjovem contou com a participação de mais de 38,5 mil alunos nos 25 anos desde que começou a ser implementado, abrangendo dezenas de escolas paranaenses.
O desenvolvimento de lideranças da C.Vale está alinhado com os princípios internacionais do cooperativismo, com destaque para quatro deles: 1º Adesão livre e voluntária; 2º Gestão democrática; 5º Educação, formação e informação; e 7º Interesse pela comunidade.
CONTATO DA COOPERATIVA
Telefone: (44) 3649-8181
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Agência verde
Objetivo: Reafirmar o compromisso de responsabilidade socioambiental instalando uma agência 100% sustentável, construída com 22 contêineres, isolamento térmico, infraestrutura verde e todos os demais pré-requisitos sustentáveis. Resultados: Construção de agência sustentável. Diminuição do impacto ambiental por meio da recaptação de água da chuva. Economia por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica.

Coopatos estimula o senso de pertencimento e trabalha a perspectiva de adesão futura de crianças e adolescentes ao quadro de cooperados.
O projeto Clube da Bezerra apresenta as crianças e as bezerras criadas na propriedade dos cooperados durante um evento realizado anualmente. O projeto estimula o senso de pertencimento e trabalha a perspectiva de adesão futura destas crianças e adolescentes ao quadro de cooperados.

Política de Sustentabilidade da Coperil é exemplo de sucesso do PDGC
Região: Nordeste Categoria: Educação para Sustentabilidade Ação: Desenvolvimento de uma Política de Sustentabilidade, como apoio do PDGC (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). ODSs: 4 - Educação de qualidade 7 - Energia limpa e acessível Resultados: Criada em 2020, a política de sustentabilidade da Coperil foi revisada e aprimorada em 2022. A cooperativa aderiu ao uso de energia solar, o que reduziu a conta de energia elétrica em 90%. O programa Mais Mestres apoia os professores na busca por melhores qualificações acadêmicas.

Viacredi realiza Feira de Oportunidades para impulsionar negócios dos cooperados
Evento realizado nos municípios de atuação da cooperativa oferece espaço gratuito para exposição dos produtos e serviços dos cooperados, fomentando seus negócios. A Feira também promove atividades educativas, culturais e recreativas abertas a toda a comunidade.