cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Metropolitano cria espaço jovem e promove educação financeira e cooperativista

Imagem Destaque

2017
Sudeste,Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Poupança e Crédito de Livre Admissão da Região de Maringá
180000
850
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Social
Para trazer um público mais jovem para o seu quadro de cooperados, Sicoob Metropolitano desenvolve espaço para gerações Y e Z, intitulado Espaço Jovem Sicoob#Goals.

Contexto e desafios

Em 2017, o Sicoob Metropolitano começou a se preocupar com a idade de seus cooperados e, consequentemente, com a longevidade da cooperativa. Apesar de 79% dos colaboradores da organização pertencerem às gerações Y e Z, a média de idade dos associados era de 41 anos.

A resposta para o problema do envelhecimento dos cooperados parece fácil, já que diversos jovens da geração Y e Z estão se integrando ao mercado de trabalho e se interessando pelo mundo financeiro. No entanto, o Sicoob Metropolitano percebeu que precisaria tornar o ambiente cooperativo mais acolhedor para essa faixa etária. 

Foi assim que, em maio de 2017, surgiu o Espaço Jovem Sicoob#Goals. Pensando em atrair os jovens, a cooperativa o construiu em um shopping de Maringá (PR). Usando uma estrutura lúdica, o espaço é interativo e conta com jogos, Wi-Fi gratuito, filmes e local para carregar o celular.

A proposta inicial da organização era oferecer um ambiente descontraído e moderno, que tivesse o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o início da vida financeira de maneira leve. Além de orientar inúmeros jovens em suas decisões financeiras, a cooperativa também estava focada em aumentar sua base de cooperados. 

Desenvolvimento e metodologia

Para que os jovens das gerações Y e Z fossem atraídos e cativados pela iniciativa, o Sicoob Metropolitano focou em um desenvolvimento detalhado. A cooperativa contou com a ajuda de pesquisas e uma série de etapas.

A organização se baseou em uma pesquisa feita pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) sobre o comportamento financeiro de três gerações: X, Y e Z. O estudo mostrou que mais da metade dos jovens precisam de auxílio para administrar o dinheiro para o futuro, mas, são bons em administrar o orçamento e não gostam de dívidas.

Além de analisar as preferências e conhecimentos financeiros das gerações, a RPC também apurou que o lazer preferido dos jovens em questão é o shopping. A partir destas informações, o Sicoob Metropolitano desenvolveu todos os detalhes do Espaço Jovem Sicoob#Goals.

Etapa pré-inauguração

Junto aos estudos sobre o comportamento das gerações Y e Z, o projeto passou pela aprovação do Sicoob Unicoob e por um levantamento de público-alvo. Com esses passos aprovados e definidos, respectivamente, a cooperativa procurou parceiros e começou a pensar no espaço físico.

Com a definição, apresentação e aprovação da direção sobre o modelo de funcionamento do Espaço Jovem Sicoob#Goals, definiu-se o local onde o espaço seria construído, o Shopping Maringá Park, e criou-se o site. Por fim, aconteceu a seleção e capacitação da equipe de trabalho - da mesma faixa etária do público do espaço.

A customização do espaço também foi importante para atrair o interesse dos jovens. Além de conversarem de igual para igual, o público se sentia acolhido. 

Desenvolvimento das atividades

Para que o Espaço Jovem Sicoob#Goals continue sendo um sucesso, a ideia é manter o quiosque disponível para todos os interessados. Com jogos de videogame, local para carregar o celular, Wi-Fi e pufes, a abordagem é feita de maneira descontraída, como um bate-papo. Mas vale pontuar que, para os não cooperados, o tempo no quiosque é limitado.

Outra forma que o Sicoob Metropolitano encontrou para abordar os jovens e conscientizá-los sobre o mercado financeiro foi através de visitas às faculdades, campeonatos de videogame e até discussões sobre lançamentos de filmes. A própria cooperativa ou seus associados podem organizar esses eventos.

Pós-inauguração

Já a etapa pós-inauguração é focada nas possíveis melhorias e nas avaliações que identificam o sucesso, ou não, da iniciativa. Segundo a cooperativa, alguns pontos abordados após a inauguração do quiosque são:

  • Reforço da marca e prospecção de negócios com potenciais cooperados;
  • Acompanhamento dos custos, avaliações periódicas e plano de viabilidade.

Resultados e aprendizados

Foi pensando no 5º princípio cooperativista - educação, formação e informação - que o Sicoob Metropolitano fez diversos ajustes e melhorias na iniciativa Espaço Jovem Sicoob#Goals. Uma das primeiras mudanças identificadas foi a necessidade de adequar a mobília para o público universitário e desenvolver mais produtos para o público jovem.

Um hackathon, evento competitivo para compilar ideias e aumentar a criatividade da equipe, foi realizado e apresentou alguns resultados satisfatórios. São eles:

  • Visitas em faculdades com veículo customizado para ofertar produtos e serviços;
  • Migrar o Espaço Jovem para uma área externa;
  • Disponibilizar atendimento 100% on-line com bate-papo.

Resultados quantitativos e qualitativos

Com apenas nove meses de funcionamento, o Espaço Jovem Sicoob#Goals aumentou a visibilidade do Sicoob Metropolitano. Os resultados quantitativos mostram que o fluxo de pessoas que se interessaram pela proposta do quiosque foi alta: cerca de 9 mil cadastros para contato e mais de 13 mil acessos à rede Wi-Fi.

O sucesso não parou no primeiro evento da cooperativa e atingiu até os colaboradores. Em fevereiro de 2018, mais de 80% dos participantes trabalhavam no Sicoob Metropolitano.

Já os resultados qualitativos observados são:

  • Sucesso no evento de inauguração;
  • Parceria com escolas e faculdades;
  • Convites para apresentar o case em eventos cooperativistas;
  • Incentivo à cultura da inovação;
  • Perenidade da cooperativa;
  • Fortalecimento da marca.

CONTATO DA COOPERATIVA 

Kelly Cristina Tiago, supervisora de Planejamento e Desenvolvimento - planejamento@sicoobmetropolitano.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

A gestão do Clima Organizacional é realizada por meio de um levantamento das percepções dos colaboradores através de uma Pesquisa de Clima (anual), conduzida de maneira imparcial pela consultoria GPTW – Great Place to Work®. Após recebimento de Relatório completo dos dados, há a prática de acompanhamento da evolução dos planos de ação (presencial e online), para construção e implantação de ações, visando contribuir para o estabelecimento de um excelente ambiente para se trabalhar.

COP30

A Unicred Ponto Capital identificou o alto desperdício de resíduos têxteis provenientes de bases militares e transformou esse problema ambiental em oportunidade. A cooperativa montou o Batalhão do Bem, projeto que capacita mulheres em vulnerabilidade social e dá novo uso aos equipamentos que seriam descartados.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Pensando em aumentar a taxa de envolvimento dos colaboradores e seu conhecimento sobre a cooperativa, a Sicoob Credicom desenvolveu o Encontro Estratégico, evento anual para conferir resultados do ano anterior e apresentar as metas futuras.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.