cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicoob Metropolitano cria espaço jovem e promove educação financeira e cooperativista

Imagem Destaque

2017
Sudeste,Sul
Crédito
Não
Cooperativa de Poupança e Crédito de Livre Admissão da Região de Maringá
180000
850
Gerações, Jovens, Mercado Financeiro, Sicoob Metropolitano
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Social
Para trazer um público mais jovem para o seu quadro de cooperados, Sicoob Metropolitano desenvolve espaço para gerações Y e Z, intitulado Espaço Jovem Sicoob#Goals.

Contexto e desafios

Em 2017, o Sicoob Metropolitano começou a se preocupar com a idade de seus cooperados e, consequentemente, com a longevidade da cooperativa. Apesar de 79% dos colaboradores da organização pertencerem às gerações Y e Z, a média de idade dos associados era de 41 anos.

A resposta para o problema do envelhecimento dos cooperados parece fácil, já que diversos jovens da geração Y e Z estão se integrando ao mercado de trabalho e se interessando pelo mundo financeiro. No entanto, o Sicoob Metropolitano percebeu que precisaria tornar o ambiente cooperativo mais acolhedor para essa faixa etária. 

Foi assim que, em maio de 2017, surgiu o Espaço Jovem Sicoob#Goals. Pensando em atrair os jovens, a cooperativa o construiu em um shopping de Maringá (PR). Usando uma estrutura lúdica, o espaço é interativo e conta com jogos, Wi-Fi gratuito, filmes e local para carregar o celular.

A proposta inicial da organização era oferecer um ambiente descontraído e moderno, que tivesse o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o início da vida financeira de maneira leve. Além de orientar inúmeros jovens em suas decisões financeiras, a cooperativa também estava focada em aumentar sua base de cooperados. 

Desenvolvimento e metodologia

Para que os jovens das gerações Y e Z fossem atraídos e cativados pela iniciativa, o Sicoob Metropolitano focou em um desenvolvimento detalhado. A cooperativa contou com a ajuda de pesquisas e uma série de etapas.

A organização se baseou em uma pesquisa feita pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) sobre o comportamento financeiro de três gerações: X, Y e Z. O estudo mostrou que mais da metade dos jovens precisam de auxílio para administrar o dinheiro para o futuro, mas, são bons em administrar o orçamento e não gostam de dívidas.

Além de analisar as preferências e conhecimentos financeiros das gerações, a RPC também apurou que o lazer preferido dos jovens em questão é o shopping. A partir destas informações, o Sicoob Metropolitano desenvolveu todos os detalhes do Espaço Jovem Sicoob#Goals.

Etapa pré-inauguração

Junto aos estudos sobre o comportamento das gerações Y e Z, o projeto passou pela aprovação do Sicoob Unicoob e por um levantamento de público-alvo. Com esses passos aprovados e definidos, respectivamente, a cooperativa procurou parceiros e começou a pensar no espaço físico.

Com a definição, apresentação e aprovação da direção sobre o modelo de funcionamento do Espaço Jovem Sicoob#Goals, definiu-se o local onde o espaço seria construído, o Shopping Maringá Park, e criou-se o site. Por fim, aconteceu a seleção e capacitação da equipe de trabalho - da mesma faixa etária do público do espaço.

A customização do espaço também foi importante para atrair o interesse dos jovens. Além de conversarem de igual para igual, o público se sentia acolhido. 

Desenvolvimento das atividades

Para que o Espaço Jovem Sicoob#Goals continue sendo um sucesso, a ideia é manter o quiosque disponível para todos os interessados. Com jogos de videogame, local para carregar o celular, Wi-Fi e pufes, a abordagem é feita de maneira descontraída, como um bate-papo. Mas vale pontuar que, para os não cooperados, o tempo no quiosque é limitado.

Outra forma que o Sicoob Metropolitano encontrou para abordar os jovens e conscientizá-los sobre o mercado financeiro foi através de visitas às faculdades, campeonatos de videogame e até discussões sobre lançamentos de filmes. A própria cooperativa ou seus associados podem organizar esses eventos.

Pós-inauguração

Já a etapa pós-inauguração é focada nas possíveis melhorias e nas avaliações que identificam o sucesso, ou não, da iniciativa. Segundo a cooperativa, alguns pontos abordados após a inauguração do quiosque são:

  • Reforço da marca e prospecção de negócios com potenciais cooperados;
  • Acompanhamento dos custos, avaliações periódicas e plano de viabilidade.

Resultados e aprendizados

Foi pensando no 5º princípio cooperativista - educação, formação e informação - que o Sicoob Metropolitano fez diversos ajustes e melhorias na iniciativa Espaço Jovem Sicoob#Goals. Uma das primeiras mudanças identificadas foi a necessidade de adequar a mobília para o público universitário e desenvolver mais produtos para o público jovem.

Um hackathon, evento competitivo para compilar ideias e aumentar a criatividade da equipe, foi realizado e apresentou alguns resultados satisfatórios. São eles:

  • Visitas em faculdades com veículo customizado para ofertar produtos e serviços;
  • Migrar o Espaço Jovem para uma área externa;
  • Disponibilizar atendimento 100% on-line com bate-papo.

Resultados quantitativos e qualitativos

Com apenas nove meses de funcionamento, o Espaço Jovem Sicoob#Goals aumentou a visibilidade do Sicoob Metropolitano. Os resultados quantitativos mostram que o fluxo de pessoas que se interessaram pela proposta do quiosque foi alta: cerca de 9 mil cadastros para contato e mais de 13 mil acessos à rede Wi-Fi.

O sucesso não parou no primeiro evento da cooperativa e atingiu até os colaboradores. Em fevereiro de 2018, mais de 80% dos participantes trabalhavam no Sicoob Metropolitano.

Já os resultados qualitativos observados são:

  • Sucesso no evento de inauguração;
  • Parceria com escolas e faculdades;
  • Convites para apresentar o case em eventos cooperativistas;
  • Incentivo à cultura da inovação;
  • Perenidade da cooperativa;
  • Fortalecimento da marca.

CONTATO DA COOPERATIVA 

Kelly Cristina Tiago, supervisora de Planejamento e Desenvolvimento - planejamento@sicoobmetropolitano.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
ESGCOOP

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável

Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Unimed Vitória melhora resultados com engajamento da alta direção
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Vitória melhora resultados com engajamento da alta direção

Diante da necessidade de melhorar a integração da alta direção nas tomadas de decisão, a Unimed Vitória reformulou a elaboração de sua estratégia por meio do modelo PDCA. A iniciativa passou por diversas mudanças e reformulações com o passar do tempo. A cooperativa aponta que o projeto é responsável por melhorar diversos indicadores e estabelecer uma nova cultura organizacional.

Aprender cooperando
ESGCOOP

Aprender cooperando

Objetivo: Disseminar o conceito de Sustentabilidade e Educação Ambiental no contexto escolar por meio de um projeto de Geração Solar Fotovoltaica com a implantação de um Sistema Off-Grid. Resultados: Capacitação de alunos e professores no desenvolvimento de projetos voltados à geração de energia limpa. Premiação em eventos científicos externos à escola na categoria Engenharia e Ciências da Natureza pelos alunos na forma de pesquisa científica. Valores doados em equipamentos para o projeto: R$ 3.600,00. Avaliação dos participantes do projeto em relação à satisfação em ter participado: 92%.

Sicredi Grandes Lagos exalta a importância das águas
ESGCOOP

Sicredi Grandes Lagos exalta a importância das águas

Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos hídricos Ação: Iniciativas de proteção a corpos aquáticos, limpeza de regiões litorâneas e revitalização da vida aquática. ODS: 14 - Vida na água Resultados: Proteção de 17 nascentes no Paraná. Ações de limpeza de praias e conscientização no litoral paulista. Revitalização da biota em Rio Bonito do Iguaçu/PR.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.