Sicoob Metropolitano cria espaço jovem e promove educação financeira e cooperativista

Contexto e desafios
Em 2017, o Sicoob Metropolitano começou a se preocupar com a idade de seus cooperados e, consequentemente, com a longevidade da cooperativa. Apesar de 79% dos colaboradores da organização pertencerem às gerações Y e Z, a média de idade dos associados era de 41 anos.
A resposta para o problema do envelhecimento dos cooperados parece fácil, já que diversos jovens da geração Y e Z estão se integrando ao mercado de trabalho e se interessando pelo mundo financeiro. No entanto, o Sicoob Metropolitano percebeu que precisaria tornar o ambiente cooperativo mais acolhedor para essa faixa etária.
Foi assim que, em maio de 2017, surgiu o Espaço Jovem Sicoob#Goals. Pensando em atrair os jovens, a cooperativa o construiu em um shopping de Maringá (PR). Usando uma estrutura lúdica, o espaço é interativo e conta com jogos, Wi-Fi gratuito, filmes e local para carregar o celular.
A proposta inicial da organização era oferecer um ambiente descontraído e moderno, que tivesse o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o início da vida financeira de maneira leve. Além de orientar inúmeros jovens em suas decisões financeiras, a cooperativa também estava focada em aumentar sua base de cooperados.
Desenvolvimento e metodologia
Para que os jovens das gerações Y e Z fossem atraídos e cativados pela iniciativa, o Sicoob Metropolitano focou em um desenvolvimento detalhado. A cooperativa contou com a ajuda de pesquisas e uma série de etapas.
A organização se baseou em uma pesquisa feita pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) sobre o comportamento financeiro de três gerações: X, Y e Z. O estudo mostrou que mais da metade dos jovens precisam de auxílio para administrar o dinheiro para o futuro, mas, são bons em administrar o orçamento e não gostam de dívidas.
Além de analisar as preferências e conhecimentos financeiros das gerações, a RPC também apurou que o lazer preferido dos jovens em questão é o shopping. A partir destas informações, o Sicoob Metropolitano desenvolveu todos os detalhes do Espaço Jovem Sicoob#Goals.
Etapa pré-inauguração
Junto aos estudos sobre o comportamento das gerações Y e Z, o projeto passou pela aprovação do Sicoob Unicoob e por um levantamento de público-alvo. Com esses passos aprovados e definidos, respectivamente, a cooperativa procurou parceiros e começou a pensar no espaço físico.
Com a definição, apresentação e aprovação da direção sobre o modelo de funcionamento do Espaço Jovem Sicoob#Goals, definiu-se o local onde o espaço seria construído, o Shopping Maringá Park, e criou-se o site. Por fim, aconteceu a seleção e capacitação da equipe de trabalho - da mesma faixa etária do público do espaço.
A customização do espaço também foi importante para atrair o interesse dos jovens. Além de conversarem de igual para igual, o público se sentia acolhido.
Desenvolvimento das atividades
Para que o Espaço Jovem Sicoob#Goals continue sendo um sucesso, a ideia é manter o quiosque disponível para todos os interessados. Com jogos de videogame, local para carregar o celular, Wi-Fi e pufes, a abordagem é feita de maneira descontraída, como um bate-papo. Mas vale pontuar que, para os não cooperados, o tempo no quiosque é limitado.
Outra forma que o Sicoob Metropolitano encontrou para abordar os jovens e conscientizá-los sobre o mercado financeiro foi através de visitas às faculdades, campeonatos de videogame e até discussões sobre lançamentos de filmes. A própria cooperativa ou seus associados podem organizar esses eventos.
Pós-inauguração
Já a etapa pós-inauguração é focada nas possíveis melhorias e nas avaliações que identificam o sucesso, ou não, da iniciativa. Segundo a cooperativa, alguns pontos abordados após a inauguração do quiosque são:
- Reforço da marca e prospecção de negócios com potenciais cooperados;
- Acompanhamento dos custos, avaliações periódicas e plano de viabilidade.
Resultados e aprendizados
Foi pensando no 5º princípio cooperativista - educação, formação e informação - que o Sicoob Metropolitano fez diversos ajustes e melhorias na iniciativa Espaço Jovem Sicoob#Goals. Uma das primeiras mudanças identificadas foi a necessidade de adequar a mobília para o público universitário e desenvolver mais produtos para o público jovem.
Um hackathon, evento competitivo para compilar ideias e aumentar a criatividade da equipe, foi realizado e apresentou alguns resultados satisfatórios. São eles:
- Visitas em faculdades com veículo customizado para ofertar produtos e serviços;
- Migrar o Espaço Jovem para uma área externa;
- Disponibilizar atendimento 100% on-line com bate-papo.
Resultados quantitativos e qualitativos
Com apenas nove meses de funcionamento, o Espaço Jovem Sicoob#Goals aumentou a visibilidade do Sicoob Metropolitano. Os resultados quantitativos mostram que o fluxo de pessoas que se interessaram pela proposta do quiosque foi alta: cerca de 9 mil cadastros para contato e mais de 13 mil acessos à rede Wi-Fi.
O sucesso não parou no primeiro evento da cooperativa e atingiu até os colaboradores. Em fevereiro de 2018, mais de 80% dos participantes trabalhavam no Sicoob Metropolitano.
Já os resultados qualitativos observados são:
- Sucesso no evento de inauguração;
- Parceria com escolas e faculdades;
- Convites para apresentar o case em eventos cooperativistas;
- Incentivo à cultura da inovação;
- Perenidade da cooperativa;
- Fortalecimento da marca.
CONTATO DA COOPERATIVA
Kelly Cristina Tiago, supervisora de Planejamento e Desenvolvimento - planejamento@sicoobmetropolitano.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A governança de TI desempenha um papel crucial na garantia de que a TI seja um ativo estratégico que contribui para o sucesso geral da cooperativa, ao mesmo tempo em que reduz riscos e melhora a eficiência operacional. Ela promove uma cultura de responsabilidade e transparência, alinhando os esforços de TI com os objetivos de negócios. A prática de governança em TI envolve a implementação de políticas, processos e estruturas que garantam que a tecnologia da informação esteja alinhada aos objetivos e estratégias de negócio da cooperativa de forma eficaz e eficiente. Ela visa assegurar que os investimentos em tecnologia agreguem valor, minimizando riscos e otimizando recursos. Esses benefícios contribuem para a criação de uma base sólida para a gestão de TI, possibilitando que a organização aproveite ao máximo suas tecnologias e serviços enquanto minimiza riscos e problemas.
Com o objetivo de melhorar a comunicação entre gerentes, coordenadores e colaboradores, a Coopama criou o Coordenador em Ação, iniciativa que tem como proposta realizar reuniões mensais, e fazer o planejamento e o acompanhamento das atividades.
Para alinhar os objetivos de crescimento e desenvolvimento, o Sicredi UniEstados desenvolveu um Planejamento Estratégico e Financeiro. A iniciativa foi dividida em inúmeras etapas, que focaram na organização dos processos e nas oportunidades do mercado.
Periodicamente, o Sicoob Sul reúne delegados de suas agências para aproximar a cooperativa de seus cooperados. Nos encontros, os representantes de cada unidade apresentam resultados e discutem ideias sobre a gestão da coop.