Sicoob Metropolitano cria espaço jovem e promove educação financeira e cooperativista

Contexto e desafios
Em 2017, o Sicoob Metropolitano começou a se preocupar com a idade de seus cooperados e, consequentemente, com a longevidade da cooperativa. Apesar de 79% dos colaboradores da organização pertencerem às gerações Y e Z, a média de idade dos associados era de 41 anos.
A resposta para o problema do envelhecimento dos cooperados parece fácil, já que diversos jovens da geração Y e Z estão se integrando ao mercado de trabalho e se interessando pelo mundo financeiro. No entanto, o Sicoob Metropolitano percebeu que precisaria tornar o ambiente cooperativo mais acolhedor para essa faixa etária.
Foi assim que, em maio de 2017, surgiu o Espaço Jovem Sicoob#Goals. Pensando em atrair os jovens, a cooperativa o construiu em um shopping de Maringá (PR). Usando uma estrutura lúdica, o espaço é interativo e conta com jogos, Wi-Fi gratuito, filmes e local para carregar o celular.
A proposta inicial da organização era oferecer um ambiente descontraído e moderno, que tivesse o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o início da vida financeira de maneira leve. Além de orientar inúmeros jovens em suas decisões financeiras, a cooperativa também estava focada em aumentar sua base de cooperados.
Desenvolvimento e metodologia
Para que os jovens das gerações Y e Z fossem atraídos e cativados pela iniciativa, o Sicoob Metropolitano focou em um desenvolvimento detalhado. A cooperativa contou com a ajuda de pesquisas e uma série de etapas.
A organização se baseou em uma pesquisa feita pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) sobre o comportamento financeiro de três gerações: X, Y e Z. O estudo mostrou que mais da metade dos jovens precisam de auxílio para administrar o dinheiro para o futuro, mas, são bons em administrar o orçamento e não gostam de dívidas.
Além de analisar as preferências e conhecimentos financeiros das gerações, a RPC também apurou que o lazer preferido dos jovens em questão é o shopping. A partir destas informações, o Sicoob Metropolitano desenvolveu todos os detalhes do Espaço Jovem Sicoob#Goals.
Etapa pré-inauguração
Junto aos estudos sobre o comportamento das gerações Y e Z, o projeto passou pela aprovação do Sicoob Unicoob e por um levantamento de público-alvo. Com esses passos aprovados e definidos, respectivamente, a cooperativa procurou parceiros e começou a pensar no espaço físico.
Com a definição, apresentação e aprovação da direção sobre o modelo de funcionamento do Espaço Jovem Sicoob#Goals, definiu-se o local onde o espaço seria construído, o Shopping Maringá Park, e criou-se o site. Por fim, aconteceu a seleção e capacitação da equipe de trabalho - da mesma faixa etária do público do espaço.
A customização do espaço também foi importante para atrair o interesse dos jovens. Além de conversarem de igual para igual, o público se sentia acolhido.
Desenvolvimento das atividades
Para que o Espaço Jovem Sicoob#Goals continue sendo um sucesso, a ideia é manter o quiosque disponível para todos os interessados. Com jogos de videogame, local para carregar o celular, Wi-Fi e pufes, a abordagem é feita de maneira descontraída, como um bate-papo. Mas vale pontuar que, para os não cooperados, o tempo no quiosque é limitado.
Outra forma que o Sicoob Metropolitano encontrou para abordar os jovens e conscientizá-los sobre o mercado financeiro foi através de visitas às faculdades, campeonatos de videogame e até discussões sobre lançamentos de filmes. A própria cooperativa ou seus associados podem organizar esses eventos.
Pós-inauguração
Já a etapa pós-inauguração é focada nas possíveis melhorias e nas avaliações que identificam o sucesso, ou não, da iniciativa. Segundo a cooperativa, alguns pontos abordados após a inauguração do quiosque são:
- Reforço da marca e prospecção de negócios com potenciais cooperados;
- Acompanhamento dos custos, avaliações periódicas e plano de viabilidade.
Resultados e aprendizados
Foi pensando no 5º princípio cooperativista - educação, formação e informação - que o Sicoob Metropolitano fez diversos ajustes e melhorias na iniciativa Espaço Jovem Sicoob#Goals. Uma das primeiras mudanças identificadas foi a necessidade de adequar a mobília para o público universitário e desenvolver mais produtos para o público jovem.
Um hackathon, evento competitivo para compilar ideias e aumentar a criatividade da equipe, foi realizado e apresentou alguns resultados satisfatórios. São eles:
- Visitas em faculdades com veículo customizado para ofertar produtos e serviços;
- Migrar o Espaço Jovem para uma área externa;
- Disponibilizar atendimento 100% on-line com bate-papo.
Resultados quantitativos e qualitativos
Com apenas nove meses de funcionamento, o Espaço Jovem Sicoob#Goals aumentou a visibilidade do Sicoob Metropolitano. Os resultados quantitativos mostram que o fluxo de pessoas que se interessaram pela proposta do quiosque foi alta: cerca de 9 mil cadastros para contato e mais de 13 mil acessos à rede Wi-Fi.
O sucesso não parou no primeiro evento da cooperativa e atingiu até os colaboradores. Em fevereiro de 2018, mais de 80% dos participantes trabalhavam no Sicoob Metropolitano.
Já os resultados qualitativos observados são:
- Sucesso no evento de inauguração;
- Parceria com escolas e faculdades;
- Convites para apresentar o case em eventos cooperativistas;
- Incentivo à cultura da inovação;
- Perenidade da cooperativa;
- Fortalecimento da marca.
CONTATO DA COOPERATIVA
Kelly Cristina Tiago, supervisora de Planejamento e Desenvolvimento - planejamento@sicoobmetropolitano.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Recuperando nascentes para um futuro mais sustentável
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas

Unimed Vitória melhora resultados com engajamento da alta direção
Diante da necessidade de melhorar a integração da alta direção nas tomadas de decisão, a Unimed Vitória reformulou a elaboração de sua estratégia por meio do modelo PDCA. A iniciativa passou por diversas mudanças e reformulações com o passar do tempo. A cooperativa aponta que o projeto é responsável por melhorar diversos indicadores e estabelecer uma nova cultura organizacional.

Aprender cooperando
Objetivo: Disseminar o conceito de Sustentabilidade e Educação Ambiental no contexto escolar por meio de um projeto de Geração Solar Fotovoltaica com a implantação de um Sistema Off-Grid. Resultados: Capacitação de alunos e professores no desenvolvimento de projetos voltados à geração de energia limpa. Premiação em eventos científicos externos à escola na categoria Engenharia e Ciências da Natureza pelos alunos na forma de pesquisa científica. Valores doados em equipamentos para o projeto: R$ 3.600,00. Avaliação dos participantes do projeto em relação à satisfação em ter participado: 92%.

Sicredi Grandes Lagos exalta a importância das águas
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos hídricos Ação: Iniciativas de proteção a corpos aquáticos, limpeza de regiões litorâneas e revitalização da vida aquática. ODS: 14 - Vida na água Resultados: Proteção de 17 nascentes no Paraná. Ações de limpeza de praias e conscientização no litoral paulista. Revitalização da biota em Rio Bonito do Iguaçu/PR.