Tarifas dos EUA e os impactos sobre o Brasil
Desde 6 de agosto, estão em vigor as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, marcando um dos momentos mais delicados das relações comerciais e diplomáticas entre os dois países.
Neste contexto desafiador, o governo brasileiro tem intensificado esforços para mitigar os efeitos econômicos da medida, buscando alternativas comerciais, mobilizando instrumentos jurídicos e reforçando a diplomacia em fóruns internacionais. As negociações com novos parceiros comerciais, como União Europeia, México, Canadá e países asiáticos, ganham protagonismo como parte da estratégia de diversificação.
Este boletim internacional traz uma análise sobre os desdobramentos da crise, seus reflexos para as cooperativas brasileiras e os caminhos possíveis para superar esse cenário adverso. Boa leitura!
Download
Veja mais
No centro da agenda I A importância da atuação da OCB nas últimas vitórias legislativas 22ª Edição - Nossa voz I O que faz da Frencoop uma das bancadas mais influentes no Congresso
No Panorama Internacional dessa semana apresentaremos o que é a COP 30, quais suas oportunidades e desafios e como o Sistema OCB está trabalhando para garantir o espaço do coop. Boa leitura!
A 68ª edição da análise econômica destaca os principais pontos do Plano Safra 2022/2023 recém anunciado pelo governo federal. O apoio ao pequeno produtor e a implantação de projetos sustentáveis fazem parte das metas do Plano, que destinou R$ 53,61 bilhões ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e R$ 6,19 bilhões ao Programa ABC.
O Sistema OCB participou ativamente da elaboração desse principal instrumento da política agrícola do país, a fim de criar condições favoráveis para o desenvolvimento das coops.
O lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo