cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS EVENTOS

Sistema OCB promove workshop sobre créditos de carbono para coops

Evento virtual capacita cooperativas para atuarem no mercado de carbono 

Com foco em oportunidades reais para o cooperativismo no mercado de carbono, o Sistema OCB realizou, nesta quarta (18), a capacitação virtual Créditos de Carbono no Coop: da originação à comercialização. O evento reuniu técnicos e especialistas em meio ambiente e ESG das Organizações Estaduais (OCEs) e cooperativas, além de representantes das 18 cooperativas que participam da Solução Neutralidade de Carbono. O objetivo foi aprofundar os principais conceitos ligados à pauta da descarbonização e discutir como transformar o conhecimento técnico em estratégias aplicáveis à realidade do setor. 

Na abertura do workshop, a Gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, destacou o momento estratégico vivido pelo movimento cooperativista, em especial com a proximidade da COP30, que será realizada no Brasil. “Quando falamos de sustentabilidade, estamos falando de ESG — que envolve método, comprovação e indicadores. Neste ano, com a COP no Brasil, o foco maior é o ambiental, e é ótimo ver o interesse de vocês nesse tema”, ressaltou. 

Débora também chamou atenção para a importância de levar o conhecimento técnico para os dirigentes. “Nosso papel é dar suporte para que o cooperativismo siga forte e sustentável. Há cooperativas que já avançaram muito em relatórios e práticas ESG, mas nosso desafio é fazer com que essa pauta seja de todos. A urgência é hoje: cuidar do planeta, das pessoas e garantir cooperativas vivas, sustentáveis e inovadoras.” 

O evento contou com a participação da Líder Global de Soluções de Carbono da Ambipar, Soraya Pires, que apresentou uma visão do mercado de carbono e os desafios para integrar essa agenda ao agro. “Embora o carbono não seja visível como a produção, ele tem um enorme potencial de agregar valor. O Brasil tem tudo para ser referência: tecnologia, território e capacidade. O desafio está em entender toda a cadeia, desde a coleta de dados até o cálculo das emissões e possíveis compensações.” 

Para Soraya, a agenda construída de forma conjunta entre cooperativas, entidades de apoio e parceiros técnicos é essencial para gerar resultados concretos. “Essa agenda que construímos juntos agrega valor financeiro, reputação, qualidade e performance. A COP é um ponto de partida importante, mas essa agenda precisa continuar e crescer.” 

A visão prática foi reforçada por cooperativas que já estão participando do projeto. Celso Brasil, representante da Copacol, comentou sobre os aprendizados e avanços obtidos com o inventário de emissões. “O apoio das lideranças foi fundamental para engajar todo mundo e facilitar a coleta dos dados, mesmo que muitas informações ainda não estejam organizadas nos sistemas. Agora, nosso foco é identificar oportunidades para reduzir emissões e melhorar nossos processos, sempre alinhados à estratégia da cooperativa”, relatou. 

Já Maysse Maysse Paes Honorato, gerente de comunicação e qualidade da Unicred União, descreveu a experiência de implementação do inventário em uma cooperativa de crédito. “Esse tema é muito novo para a gente e, no começo, parecia distante da nossa realidade. Com apoio do Sistema OCB, da Ambipar e da equipe técnica, absorvemos conhecimento e enfrentamos o trabalho intenso que é coletar e organizar os dados. Hoje, nossa meta é reduzir o impacto de carbono e avançar na neutralização”, afirmou.  

Maysse ainda destacou o protagonismo da Unicred na pauta ambiental. “Somos a primeira cooperativa singular com selo ouro no registro público, o que fortalece nossa posição e demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade. Estamos abertos a trocar experiências com outras cooperativas para acelerar esse movimento”, acrescentou. 

Para o coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, Alex Macedo, o trabalho iniciado com a Solução Neutralidade de Carbono está ganhando escala e se consolidando como referência no setor. “Começamos esse trabalho em 2022, com um projeto-piloto envolvendo três cooperativas. Realizamos formações técnicas, visitas de campo e apoiamos a elaboração dos inventários tanto das cooperativas quanto dos produtores rurais. Esse processo nos mostrou que é viável e necessário estruturar uma solução coletiva para o cooperativismo”, explicou. 

Hoje, a iniciativa reúne 18 cooperativas de oito estados, com faturamento somado superior a R$ 53 bilhões. “Estamos entregando resultados: teremos um relatório consolidado dos inventários dessas cooperativas, um guia metodológico aberto a todo o setor e uma trilha de cursos na CapacitaCoop voltada à descarbonização. Isso demonstra como o cooperativismo está se preparando para liderar esse processo, inclusive com foco na COP30”, destacou Alex. 

Ele reforçou ainda que a estratégia vai além do evento global. “A COP é um marco, mas o mais importante é fazer com que a agenda ambiental chegue de fato à ponta, nas cooperativas. Queremos que todas tenham acesso às ferramentas e ao conhecimento necessários para avançar. Nosso papel é justamente esse: apoiar, orientar e criar caminhos para que nenhuma cooperativa fique de fora dessa transformação.” 

Sistema OCB promove workshop sobre créditos de carbono para coops

 

Saiba Mais: 

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.