SomosCoop: Sistema OCB lança campanha inédita em 2026
Ação incentiva consumidores e cooperativas a fortalecerem a escolha por produtos com o carimbo SomosCoop
O cooperativismo brasileiro inicia 2026 com uma das maiores mobilizações de comunicação já feitas pelo Sistema OCB. No dia 23 de março, será lançada oficialmente a campanha Escolha o Coop, nova etapa do movimento SomosCoop, que traz uma proposta inédita: transformar o ato de consumir em uma escolha consciente, capaz de gerar impacto social, econômico e comunitário.
Construída a partir de pesquisas e da evolução das campanhas anteriores, a iniciativa tem uma mensagem simples, direta e
orientada ao público, mas também estratégica para o fortalecimento das cooperativas. Ao estimular consumidores a buscar, reconhecer e escolher produtos e serviços cooperativos, a campanha amplia a presença do carimbo SomosCoop no mercado e engaja as cooperativas a aplicarem essa identificação em seus produtos e serviços. O objetivo é reforçar o pertencimento ao movimento e a visibilidade do modelo cooperativista no dia a dia das pessoas.
Para dar força à campanha, o Sistema OCB escolheu um dos rostos mais confiáveis e reconhecidos do país: Ana Maria Braga. A apresentadora será protagonista dos conteúdos digitais, para levar o Escolha o Coop de forma clara e acolhedora, características que consolidaram sua credibilidade ao longo de mais de duas décadas.
A campanha também contará com influenciadores digitais. Nath Finanças, especialista em educação financeira, será responsável por orientar o público sobre como tomar decisões financeiras mais conscientes utilizando os produtos das cooperativas de crédito. Já o humorista Ed Gama dará vida a um personagem lúdico e simpático: o carimbo SomosCoop. Por meio de conteúdos divertidos e interativos, Ed ajudará a aproximar o público da identidade visual do movimento.
“Com a campanha Escolha o Coop, queremos reforçar que consumir de cooperativas é uma decisão que transforma realidades. Quando o público reconhece o carimbo SomosCoop, ele entende que por trás daquele produto existe uma rede de trabalho, confiança e impacto positivo”, afirma Samara Araujo, gerente de Comunicação e Marketing do Sistema OCB.
A campanha Escolha o Coop chega para abrir espaço para uma nova conversa com a sociedade. Em 2026, o cooperativismo quer estar onde as decisões acontecem: no carrinho de compras, no planejamento financeiro, na mesa da família e no consumo diário do brasileiro. Uma convocação para que cada pessoa faça uma escolha que transforma realidades: escolher o coop.