Sistema OCB integra campanha pela inclusão produtiva de jovens
Ação nacional visa mudar a forma como a sociedade enxerga a juventude no mercado de trabalho
O Sistema OCB participou, nesta terça-feira (12) do lançamento da campanha nacional Espelhos: sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho. A iniciativa fez parte das comemorações do Dia Internacional da Juventude e integra as ações do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes. O movimento reúne governo, empresas, organismos internacionais e entidades representativas em torno de um objetivo comum: promover, até 2030, a inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade, conectando-os a oportunidades de formação, emprego e empreendedorismo.
O evento ocorreu no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Representantes de diversos setores estiveram presentes, incluindo o ministro Luiz Marinho, lideranças da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Pacto Global – Rede Brasil.
O papel do Sistema OCB no Pacto
O Sistema OCB é membro ativo do Comitê Gestor do Pacto e contribui diretamente para ampliar as oportunidades para a juventude por meio de ações de formação e disseminação de conhecimento sobre o cooperativismo. No ambiente virtual do Pacto a instituição disponibiliza, na Biblioteca, materiais especialmente elaborados para três públicos estratégicos:
-
Jovens: conteúdos que apresentam o cooperativismo como modelo econômico e social capaz de gerar trabalho decente, renda e protagonismo.
-
Entidades formadoras: orientações e ferramentas para preparar a juventude para ingressar e prosperar no mercado de trabalho cooperativista.
-
Cooperativas: informações e boas práticas para integrar jovens aos seus quadros e ampliar sua participação na gestão e nas operações.
Além disso, estão disponíveis links para cursos gratuitos e de fácil acesso por meio da plataforma CapacitaCoop, que oferece trilhas de aprendizado sobre temas como gestão, inovação e desenvolvimento pessoal, sempre com foco no fortalecimento do modelo cooperativista.
Para Bruno Vasconcelos, coordenador de Relações Trabalhistas e Sindicais da CNCoop, a participação no Pacto é uma oportunidade de mostrar como o cooperativismo pode ser protagonista na geração de oportunidades para a juventude. “O cooperativismo tem capacidade de unir desenvolvimento econômico e impacto social. Ao oferecermos formação e conteúdo de qualidade, mostramos para os jovens que é possível construir carreiras sólidas e, ao mesmo tempo, contribuir para comunidades mais justas e colaborativas”, afirmou.
Já Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, destacou o valor estratégico dessa atuação. “Estar no Comitê Gestor do Pacto nos permite levar a perspectiva cooperativista para um espaço onde políticas e ações para a juventude estão sendo desenhadas. Ao compartilhar nossos materiais e cursos, oferecemos ferramentas concretas para que jovens, cooperativas e entidades de ensino transformem potencial em oportunidade real”.
Campanha Espelhos: mudar o olhar sobre a juventude
A campanha lançada hoje é um dos braços mais visíveis do Pacto. A Espelhos foi desenvolvida para provocar uma mudança de percepção da sociedade em relação aos jovens, desconstruindo estereótipos e destacando exemplos positivos de inserção produtiva. A mensagem central busca demonstrar que quando recebem apoio e acesso a oportunidades, os jovens podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do país.