Sicredi Sudoeste MT/PA melhora a experiência de atendimento dos associados da cooperativa com o projeto Atendimento Expresso

Contexto e desafios:
A prática surgiu da necessidade de aprimorar o serviço de Atendimento Expresso, que enfrentava problemas de perfil, rotatividade e gestão dos colaboradores responsáveis pelo atendimento. Ele foi criado para atender às demandas dos associados por um serviço mais ágil e preciso, com o objetivo de fornecer suporte em dúvidas, transações simples e rápidas, e direcionamento de atendimentos possíveis de serem solucionados via aplicativo ou WhatsApp Entreprise, proporcionando uma melhor experiência de atendimento aos associados.
Mas, mesmo após a implantação do Atendimento Expresso nas agências, notava-se que a sua atuação na prática não estava em conformidade com o projeto inicial, apresentando elevado tempo de espera do associado e, consequentemente, extensa fila para conseguir atendimento. No entanto, o Atendimento Expresso enfrentou desafios, pois a responsabilidade de designar um colaborador para o Atendimento Expresso era do gestor da agência, não havia colaboradores específicos designados para este posto de trabalho, nem mesmo um cargo e descrição específicos.
Isso resultou em colaboradores sem o perfil adequado realizando o atendimento, alta rotatividade e ausências no posto de trabalho, impactando negativamente e gerando resultados diferentes do esperado. Além do mais, os próprios colaboradores relatavam atuar sem um direcionamento e alguns tinham o sentimento de ser um local “de pouca importância”.
Além disso, outro desafio enfrentado pelo Atendimento Expresso foi a gestão do atendimento realizado neste posto de trabalho. Isso ocorreu devido à falta de indicadores, como também padrão e parâmetros de controle, o que dificultou o monitoramento e a avaliação do desempenho do serviço. Portanto, foi necessário estabelecer formas eficazes de gerenciamento do atendimento para garantir a qualidade e a eficiência do serviço prestado aos associados.
Desenvolvimento e metodologia
A partir das análises e identificação dos problemas no Atendimento Expresso, realizou-se um estudo para identificação das dores dos colaboradores, no qual notou-se um sentimento de incerteza quanto às tarefas e responsabilidades na função.
A área de Processos e Inovação analisou os dados de atendimentos registrados pelas agências, identificando que o Expresso não estava sendo efetivo o suficiente e que demandas de baixa e média complexidade, que poderiam ser realizadas de forma mais rápida, estavam sendo direcionadas para o GN do Segmento, impactando negativamente no tempo médio de espera do associado e principalmente na satisfação do atendimento. Foi estruturada, então, uma proposta que pudesse atender os diferentes cenários de atuação da Cooperativa, propondo uma quantidade de colaboradores de acordo com o modelo/ estrutura da agência (atualmente três modelos).
Posteriormente, em conjunto com a equipe de Gestão de Pessoas foi realizada a definição de um cargo específico para o colaborador responsável pelo Expresso, a partir de uma revisão dos cargos de atendimento da cooperativa, com intuito de desenvolver um novo cargo contendo os requisitos, papéis e responsabilidades determinadas para a atuação conforme o objetivo da Cooperativa. A partir disto, a equipe prosseguiu com análise de perfil dos colaboradores das agências, com intuito de verificar a compatibilidade com a função proposta e promovê-los ao novo cargo.
Realizou-se um alinhamento pela área de Processos com o Gestores da agência, para prosseguir com o lançamento do novo cargo, denominado Gerente de Atendimento. Foi realizado um evento "O colaborador promovido é você", com duração de 8h de forma online para os colaboradores promovidos e gestores, com objetivo de ressaltar a importância do cargo, atuação dos colaboradores perante a excelência no atendimento e seu impacto direto na experiência do associado. A área de Comunicação também foi envolvida neste movimento, com intuito de impulsionar a importância do cargo e sua atuação, por meio de registros do evento e divulgações em meios de comunicação internos da cooperativa.
Para garantir que o Atendimento Expresso gere os resultados esperados, como o atendimento ágil, atencioso e assertivo, foi desenvolvido em parceria com a equipe de TI- que auxiliou quanto aos dados de atendimentos, a equipe de BI - para construção de dashboards e a área de Processos – que disponibilizou a ferramenta de Gestão de Filas, contendo dados e indicadores dos atendimentos, possibilitando o acompanhamento por parte da agência e gerenciamento das informações, identificando pontos de melhorias. A ferramenta permite classificar os atendimentos realizados, tempo gasto, perfil de público e automatizando o giro de carteira, fornecendo insumos para ações de melhoria contínua.
Resultados e aprendizados
A partir da definição de modelo de Expresso por agência, definição do cargo com descrição da função, foi possível notar, por meio de depoimentos dos colaboradores, o sentimento de pertencimento maior, dos quais os próprios colaboradores desenvolvem ações com intuito de melhorar e avaliar o atendimento prestado aos associados.
Assim, foi possível melhorar a gestão de filas na agência, utilizando os indicadores e parâmetros disponibilizados, sendo possível notar a evolução no percentual de atendimentos retidos e realizados pelo Expresso. O somatório das agências da Regional apresentou mais de 40% de atendimentos realizados pelo Expresso, com tempo de espera menor que 14 minutos. Ressalta-se que há agência com percentual de atendimentos retidos no Expresso de 80,72% (agência de Breu Branco), com tempo de espera menor que 5 minutos, traduzindo a agilidade que o associado deseja.
Também se nota os resultados das mudanças realizadas através da evolução das notas de NPS, em que o associado informa sua satisfação com o atendimento realizado. Neste indicador, a Regional apresentou aumento no NPS total, em que agências apresentaram aumentos mais significativos, tais como a agência de Concórdia do Pará/PA com incremento de 8,33% e a agência de Goianésia do Pará/PA com incremento de 11,84% no NPS do último ano e 33,34% no último mês.
Os resultados também são observados pelos depoimentos dos associados, que destacam o bom atendimento e a rapidez deste. Tudo isto é um reflexo das melhorias implantadas no Atendimento Expresso.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Estados: Paraná e São Paulo Ação: Programa Descarte Certo Área: Gestão de Resíduos ODS: Objetivo 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Descarte adequado de 167 toneladas de resíduos veterinários desde 2014; Capacitação de cooperados e funcionários das propriedades rurais para separação e destinação adequada de resíduos; Adequação dos cooperados a leis estaduais de licenciamento ambiental e à Política Nacional de Resíduos Sólidos; Expansão do programa para coleta de resíduos agrícolas e de manutenção de maquinário.
Objetivo: Implementar uma solução sustentável de geração de energia por meio da instalação de painéis de energia fotovoltaica em todas as agências da cooperativa e, com isso, reduzir a emissão de CO² e o custo com as faturas de energia elétrica destas agências. Resultados: Economia acumulada: R$ 63 mil em três meses (média de R$ 20 mil por mês). Redução na emissão de CO² ao meio ambiente: 15 toneladas.
Região: Sul Categoria: Produção Sustentável Ação: Elaboração do Programa Agrária de Gestão Rural, que promove boas práticas de sustentabilidade nas propriedades dos cooperados. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 12 - Consumo e produção responsáveis 13 - Ação contra a mudança global do clima Resultados: O Programa Agrária de Gestão Rural enquadra as propriedades em cinco níveis diferentes de evolução sustentável. O último nível, mais avançado, leva em consideração a proteção de nascentes, a elaboração de planos de gestão, a avaliação da biodiversidade e a conservação do solo, por exemplo. Ao todo, 159 propriedades ligadas à cooperativa participam do programa e, com isso, 84% da área total da Agrária é considerada sustentável. Por meio das iniciativas potencializadas pelo programa, a Agrária obteve uma série de certificações que asseguram o caráter sustentável de sua produção.
O Programa de Integração Cooperativista premia os associados que mais participam de eventos internos da cooperativa ou externos na área de medicina, promovendo a educação continuada. Iniciativa também distribui bolsas de estudo na área de gestão.