Notícias
A Coop – Cooperativa de Consumo prevê para o segundo semestre deste ano a inauguração de mais uma unidade de distribuição em São José dos Campos (SP). Será a terceira unidade da rede na cidade. As novas instalações serão no bairro Novo Horizonte, que concentra cerca de 37 mil domicílios e 157 mil habitantes com demanda mensal para supermercados de R$ 16,3 milhões. As outras duas unidades, localizadas nos bairros Morumbi e Santana, somam 124 mil cooperados.
Segundo o presidente da Coop, Antonio José Monte, o terreno adquirido pela cooperativa há três anos abrigará uma unidade tradicional com 2.350 m² de área de atendimento. “A estrutura da nova unidade é superior à capacidade da demanda atual, mas foi projetada para comportar o forte crescimento populacional previsto para os próximos anos devido aos futuros investimentos imobiliários nessa região”, explica.
Estudos indicam que a cooperativa deverá conquistar 14% de participação do mercado dessa região. São José dos Campos foi a primeira cidade a ganhar uma unidade de distribuição fora do ABC paulista, em 1983, no Bairro Santana e, 17 anos depois, nova unidade foi inaugurada no bairro Morumbi.
Sobre a Coop - O fornecimento bruto da Coop em 2008 foi de R$ 1,2 bilhão representando um crescimento nominal de 9,27% em relação ao ano anterior e teve sobras líquidas (lucro nas sociedades mercantis) no valor de R$ 8,1 milhões que retornarão aos cooperados, de forma proporcional às suas aquisições durante o ano e 2008.
Segundo Monte, o planejamento estratégico da Coop estima um crescimento nominal neste ano de 14,6%, incluindo aumento no volume de fornecimento da ordem de R$ 30 milhões com o incremento de novos cooperados, a manutenção dos atuais e a recuperação de inativos, por meio de campanhas de relacionamento.
A Coop detém 25% de share na região do ABC e ocupa o 11º lugar em fornecimento bruto no ranking 2008 da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Sua linha de produtos de marca própria Coop Plus conta com 464 itens, de 92 categorias, produzidos por 61 parceiros comerciais. Possui um cartão Private Label Coop Fácil, em parceria com o Banco Bradesco e mantém convênios com cerca de 500 empresas, por meio do Coop Fácil Alimentação e Coop Fácil Drogaria, beneficiando 10 mil pessoas que adquirem medicamentos e produtos alimentícios com condições especiais. (Fonte: Ocesp)
A Coagel Cooperativa Agroindustrial, com sede em Goioerê (PR), realiza, pelo quinto ano consecutivo, campanha de vacinação contra a gripe. A vacinação não é obrigatória. Cerca de 270 pessoas, entre funcionários e cooperados, estão tomando a vacina neste ano. Ela está sendo aplicada no ambulatório médico da cooperativa.
O objetivo da vacinação é imunizar os funcionários da cooperativa. De acordo com o médico do trabalho da Coagel, Josemar de Oliveira, a gripe é uma doença que acomete pessoas de todas as idades e pode ter sérias complicações como: otite, sinusite, amigdalite e pneumonia que, dependendo da gravidade, pode levar à morte.
"A Coagel faz a sua parte na prevenção da doença, adquirindo as vacinas e repassando aos seus funcionários por preços subsidiados, como forma de minimizar os problemas causados com a gripe", ressalta o médico. A vacinação começou no dia 6 de abril e deverá se estender até a próxima semana. (Fonte: Ocepar)
No dia 6 de maio será realizado o lançamento oficial da Agrifam 2009 (Feira do Agronegócio Familiar do Brasil), na sede da Fetaesp (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de São Paulo), em Agudos (SP). A feira está programada para o período de 31 de julho a 2 de agosto. A organização da feira espera receber 45 mil visitantes, 210 expositores e cerca de 600 caravanas de trabalhadores rurais.
Com entrada franca, a Agrifam 2009 tem uma estimativa de público de 45 mil. Os visitantes terão a sua disposição 70 mil metros quadrados de área, com oportunidades de tecnologia de ponta e orientação especializada.
Para a Agrifam 2009, são esperadas mais de 600 caravanas vindas de vários Estados, trazendo produtores rurais para conferir as novidades da edição. Em 2009 são mais de 200 expositores apresentando diversos benefícios para o crescimento do agronegócio familiar.
A Agrifam conta com vários programas de financiamento para o agricultor. Para que ele possa investir em equipamentos e implementos que estarão à disposição durante os três dias de feira. A estimativa de negócios para esta edição é de 17 milhões de reais.
A Secretaria Estadual de Agricultura estará presente com técnicos, pesquisadores e outros órgãos ligados à mesma. A Agrifam 2009 oferece pesquisas e conhecimentos rurais desenvolvidos pela Embrapa e por várias Universidades do Estado. (Fonte: Ocesp)
Saiba mais: http://www.agrifam.com.br
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga o resultado da terceira etapa do processo seletivo nº 02/2009 para preenchimento da vaga na função de secretária. A candidata classificada em primeiro lugar deverá se apresentar na sede do Sescoop, em Brasília (DF), às 8h30 do dia oito de abril, com a documentação exigida na publicação do resultado.
A classificada inicia suas funções no Sescoop no dia 13 de abril.
Clique aqui para acessar a publicação com o resultado da 3ª etapa e convocação final.
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) abre inscrições para o processo seletivo nº 04/2009. Trata-se do preenchimento de vaga para o cargo de técnico de nível superior, na função de advogado .
Os candidatos interessados deverão se inscrever no período compreendido entre 30/3 e 3/4/2009. Para participar é preciso ler a publicação de abertura da vaga, preencher formulário de inscrição e envia-lo para
Clique aqui para ler a publicação de abertura do processo seletivo
"O Mercado mundial recessivo e escassez de água levaram, nesta semana, o Conselho de Administração da Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) a suspender temporariamente – a partir do próximo dia 6 – as atividades da unidade de abate de suínos do município de Joaçaba, no meio-oeste de Santa Catarina.
De acordo com comunicado da assessoria de imprensa, a decisão resultou da acentuada e prolongada queda das exportações catarinenses de carne suína, o que impactou diretamente nos resultados da indústria de Joaçaba, credenciada para exportações aos principais mercados externos. Esse fato associou-se a outro, de natureza ambiental: a insuficiência de água para suprimento da indústria que, desde sua inauguração, em 2002, aguarda investimentos pactuados com o Estado e o Município para a construção de sistema de captação de água bruta e destinação de efluentes.
Outra decisão do Conselho de Administração da Coopercentral Aurora é a ampliação da unidade – que, atualmente só produz carcaças – para industrialização de carne e geração de uma linha de produtos de maior valor agregado. Assim, antes da retomada das operações industriais, a unidade receberá dois importantes investimentos: reforço no suprimento de água e um novo setor de industrializados.
A paralisação temporária de Joaçaba não representará nenhum recuo na atividade econômico-financeira nem afetará a produção total de carne suína, pois o abate de Joaçaba (1.100 cabeças por dia) será transferido para as unidades de Chapecó (SC) e Erechim (RS). O conglomerado Aurora abate 12.000 suínos/dia e 420.000 frangos/dia. Além de não reduzir o volume de operações, esta medida otimizará os processos de industrialização e gerará uma economia de aproximadamente 7 milhões de reais em 2009.
“Vamos parar por um imperativo mercadológico e ambiental, mas vamos retomar com maior capacidade de processamento e de geração de riquezas”, resume o presidente Mário Lanznaster.
A indústria de Joaçaba foi inaugurada em 10 de abril de 2002. O frigorífico emprega 218 trabalhadores; ocupa área de 20 hectares do Distrito Industrial de Joaçaba (à margem da rodovia BR-282) e constitui-se de planta industrial de 15.000 metros quadrados de área coberta, com capacidade para industrializar 200 suínos por hora. A indústria injeta na economia regional cerca de 8 milhões de reais mensais em salários, matérias-primas, insumos, impostos e fornecedores.
A Cooperativa Central Oeste Catarinense consolida-se como uma das maiores expressões do cooperativismo brasileiro e ocupa vitoriosa posição entre os maiores grupos agroindustriais do país. Com sede em Chapecó, a Aurora reúne 16 cooperativas singulares que, no conjunto, representam cerca de 77,5 mil produtores rurais. Oferece um mix superior a 700 produtos, entre carnes de aves e suínos, lácteos e pizzas, a Coopercentral Aurora registra crescente participação no mercado nacional.
O complexo agroindustrial Coopercentral Aurora é constituído por três unidades industriais de aves (duas próprias, uma arrendada), oito unidades industriais de suínos (seis próprias, duas arrendadas), uma indústria de lácteos, quatro fábricas de rações (duas próprias, duas arrendadas), três incubatórios (um próprio, dois arrendados), três unidades armazenadoras de grãos, três granjas matrizes de aves (duas próprias, uma arrendada), três granjas de melhoramento genético de suínos, 32 distribuidores, 45.000 clientes e mais de 13.000 colaboradores.
A Coopercentral Aurora obteve em 2008 uma receita operacional bruta de R$ 2 bilhões 671,5 milhões, configurando crescimento de 19,66%. O mercado interno respondeu por 83,23% dessas receitas (R$ 2 bilhões 223,6 milhões) e apresentou crescimento de 23,02%. O mercado externo contribuiu com 16,77% (R$ 447,9 milhões) para a composição do faturamento bruto e cresceu, no período, 5,38%.
No segmento de suínos, o abate de suínos cresceu 4,7% e atingiu 3 milhões 223 mil cabeças. A produção in natura (274,8 mil toneladas) e a industrialização de carne suína (243,5 mil toneladas) permaneceram estáveis em relação ao ano anterior. No esforço pela crescente verticalização do setor, a Coopercentral Aurora aumentou em 34,3% os abates na modalidade Suicooper III. A empresa implantou o projeto “Suíno ideal” para estabelecer uma padronização definitiva e fornecer aos abatedouros carcaças com características ideais para melhor aproveitamento industrial.
No segmento de aves, foram abatidos 119 milhões 979 mil frangos com incremento de 6,67%. A produção in natura de carne de frango cresceu 8,4% e atingiu 228,2 mil toneladas. A industrialização de aves evoluiu 57% para 36 mil toneladas. A produção de rações cresceu 8,84% (913,4 mil toneladas) e a produção de massas, pizzas, pão de queijo e lasanha,"
A Carol (Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia) atingiu, em 2008, faturamento recorde de quase R$ 1,4 bilhão e sobras líquidas no valor de R$ 15,6 milhões, também resultado recorde em sua história, o que se tornou possível graças às ações realizadas num ano marcado por contrastes e superação de desafios.
É o que destaca o relatório apresentado à consideração da Assembléia Geral Ordinária da Cooperativa, realizada no dia 28 de março. Ao enfocar oscilações nunca havidas antes no mercado, o documento enfatiza que “num contexto de alta volatilidade, fomos testados em nossa capacidade e conhecimento para o gerenciamento dos riscos decorrentes das intensas flutuações de preços das commodities”.
O exemplo da soja é marcante: começou o ano cotada a 12 dólares por bushell, depois alcançou valores recordes, acima de 16, e terminou 2008 na marca de 8 dólares, ante as incertezas econômicas globais.
Durante o ano, a Cooperativa apoiou o plantio de mais de 200 mil hectares, comercializou mais de 1 milhão de toneladas de grãos e operou suas unidades de esmagamento de soja a plena capacidade com o processamento de quase 400 mil toneladas de soja.
Faturamento - O faturamento da Carol em 2008, de R$ 1.388.921.823,00, foi 34% superior ao do ano anterior e 60% maior que o de 2006. Adicionalmente, também houve melhora significativa no resultado operacional, com resultado positivo – também conhecido por EBIDA, sigla em inglês - , de R$ 56 milhões.
Sobra Líquida - A Assembléia Geral, por unanimidade, aprovou o relatório, com as demonstrações financeiras, encaminhado pelo Conselho de Administração, como também aprovou a proposta de destinação das sobras de R$ 15.658.518,00 para a reserva de capital de giro da cooperativa, medida considerada necessária tendo em vista o cenário internacional e seus reflexos na economia brasileira, provocando ambiente de incerteza no futuro próximo.
Conselho Fiscal - A Assembléia ainda elegeu o novo Conselho Fiscal da Carol, com mandato de um ano. É formado por Gaspar Carmanhan da Silveira, Jesus Messias Piloto e Paulo Adhemar Castilho (efetivos), José Antônio Dias Lourenço, Luiz Carlos Iamaguti e Vandir Clemente (suplentes). (Fonte: Assessoria de imprensa da Carol )
A substituição da gasolina pelo etanol de cana-de-açúcar pode reduzir em 73% as emissões de CO2 na atmosfera. A conclusão é de pesquisadores da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica (RJ), que avaliaram ainda a quantidade de gases de efeito estufa produzida em cada etapa do processamento do etanol e da gasolina.
A pesquisa foi desenvolvida com base em dados do painel de mudanças climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) e em medições diretamente no campo. Todo o processo foi avaliado, nas fases de emissão de gases na fabricação e aplicação de fertilizantes no campo, construção da usina de álcool e fabricação das máquinas e tratores. O mesmo procedimento foi adotado em relação à gasolina, considerando a emissão dos gases desde a extração do petróleo até a combustão do produto nos motores dos veículos.
Os pesquisadores avaliaram um carro movido a gasolina num percurso de 100 quilômetros e as emissões de CO2 no trajeto. O resultado foi uma redução de 73%, quando utilizado o veículo movido a álcool, comparado ao movido a gasolina pura. Em relação ao diesel, a queda foi de 68%.
A pesquisa mostra ainda que, caso a prática da queima para colheita da cana seja completamente eliminada e feita mecanicamente, os valores da redução das emissões alcançarão 82%, em relação à gasolina, e 78%, ao diesel. (Fonte: Mapa, com informações da Embrapa)
"As 238 cooperativas paranaenses filiadas ao Sistema Ocepar movimentaram R$ 25,4 bilhões em 2008, registrando um aumento de 28% em relação ao ano anterior. Juntas, elas geraram 1,25 milhão de postos de trabalho e os investimentos alcançaram R$ 1,275 bilhão. Já o montante de tributos recolhidos somou R$ 1 bilhão. Os resultados alcançados no ano passado foram apresentados pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, nesta quarta-feira (1/4), em Curitiba, durante a Assembléia Geral Ordinária (AGO) que contou com a presença de 80 representantes de cooperativas.
Koslovski fez questão de agradecer o apoio recebido pelas cooperativas no exercício passado e disse que todas as realizações foram possíveis graças ao empenho e a dedicação de todo o corpo funcional do sistema. “Apesar do cenário de crise vivido por alguns setores da economia, podemos dizer que o cooperativismo passou à margem deste processo no ano de 2008 e vamos trabalhar com a mesma intensidade para que ela (a crise) não nos atinja em 2009”, disse. Na seqüência o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken apresentou de forma detalhada todas as ações realizadas pelo sistema e que constam no Relatório de Atividades de 2008 e Plano de Ação para 2009. Veja a seguir um resumo das principais ações em 2008. (Fonte: Ocepar)
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) teve, em 2008, um faturamento de R$ 1.747.329.412,00. O valor supera em 38,06% o resultado de 2007. Foi o quinto ano consecutivo em que a Cooperativa alcançou faturamento superior a R$ 1 bilhão. O anúncio foi feito durante Assembleia Geral Ordinária, no último dia 27.
O exercício de 2008 foi encerrado com recebimento de 4.697.189 sacas de café, o que representa 13,2% do total de café arábica produzido pelo Brasil no período e 19,9% da produção de Minas Gerais. O volume coloca a Cooxupé como a líder do embarque brasileiro de café, depois de ter ficado em segundo lugar no ranking em 2007.
O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, explicou durante a Assembleia que o resultado é fruto de benefícios oferecidos aos cooperados e dos investimentos feitos no ano passado. “Foi um ano de realizações: inauguramos em Guaxupé moderno laboratório para análise de café, onde temos as etapas de classificação totalmente informatizadas, e também construímos projeto piloto para recebimento e armazenagem de café em big-bag no núcleo de Monte Carmelo, na região do cerrado mineiro”, explicou. (Fonte: Ocemg)
Representantes da cadeia produtiva do leite vão encaminhar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pedido de alteração da Instrução Normativa (IN) nº51, que regulamenta a produção, identidade e qualidade do leite brasileiro. A decisão que foi tomada na reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados, nesta terça-feira (31/3).
A idéia é que sejam analisadas amostras por produtor e não por tanque comunitário, como prevê a IN nº51. Para o presidente da câmara, Rodrigo Alvin, as amostras individuais vão permitir a ampliação da rastreabilidade e garantir mais qualidade ao leite. A câmara setorial vai solicitar também a adequação da Rede Brasileira da Qualidade do Leite para aumentar a demanda de análises.
A próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite e Derivados será durante o Fórum das Américas sobre Leite e Derivados, em Juiz de Fora/MG, no dia 14 de julho. (Fonte: Mapa)
O Sistema Ocemg/Sescoop-MG publicou um Guia Técnico para a Implantação de Boas Práticas de Fabricação em Unidades de Produção do Queijo Minas Artesanal. O objetivo é oferecer para o produtor orientações técnicas sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF’s).
As BPF’s garantem a certificação de origem do produto, segurança alimentar e fidelização do consumidor, gerando emprego e renda, além de contribuir para a redução do êxodo rural. A elaboração do guia é um dos resultados alcançados com o projeto Queijo Minas Artesanal realizado desde 2006. O projeto prevê o acompanhamento da produção do queijo minas artesanal, cujos objetivos são garantir segurança alimentar do produto ao consumidor e cadastrar os produtores de acordo com as exigências da Lei nº 15.185/02.
O guia contém informações sobre controle sanitário do rebanho, projetos de construção e instalações de uma queijaria, higiene do leite, processos de produção, equipamentos e utensílios, controle integrado de pragas, entre outros assuntos que contribuem para a melhoria da qualidade do queijo. A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
Produtores rurais terão mais 24 meses para pagar dívidas de custeio, contraídas por meio da linha FAT Giro Rural, a partir da data de contratação. A decisão de ampliar o prazo de pagamento dessa linha, que passa de 60 para 84 meses, foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), nesta segunda-feira (30), por indicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A medida tem amparo na Lei 11.775, de 17 de setembro de 2008, que fixou para 12 de dezembro de 2008 o prazo para adesão à renegociação das dívidas rurais. Para ter direito ao prazo estendido, o produtor rural deve, portanto, ter aderido ao processo de renegociação.
“Essa é mais uma medida que beneficia os produtores rurais e compensa a falta de liquidez no setor diante da crise”, observa o diretor do Departamento de Economia Agrícola, Wilson Vaz de Araújo, conselheiro titular do Codefat pelo Mapa. Araújo informa que, no total, foram contratados R$ 4 bilhões na linha do FAT Giro Rural desde 2005, quando entrou em vigor. “Estimamos que o saldo devedor seja da ordem de R$ 2,5 bilhões, dos quais cerca de 80% foram contraídos via Banco do Brasil e 20% por meio dos demais bancos”. (Fonte: Mapa)
Conforme cronograma estabelecido para o processo seletivo para secretária nº 2/2009, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulga, a partir das 14h desta terça-feira (31/03), o resultado da etapa prova de conhecimentos e convocação para a entrevista (3ª etapa).
Clique aqui para acessar a publicação de abertura da vaga
"
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) abre inscrições para o processo seletivo nº 03-2009. Trata-se do preenchimento de vaga para o cargo de técnico de nível superior na função de coordenador de capacitação.
As inscrições vão até sexta-feira (27/3). Para participar os candidatos devem ler a publicação de abertura da vaga, preencher formulário de inscrição e envia-lo para o
Clique aqui para ler a publicação de abertura do processo seletivo
Clique aqui para fazer download do formulário de inscrição. O documento deve ser salvo, preenchido e enviado por e-mail.
Com o objetivo de orientar sobre aspectos relacionados ao Sistema Publico de Escrituração Digital (Sped) e seus subprojetos, com ênfase na Nota Fiscal Eletrônica e Escrita Fiscal Digital, o Sescoop/SP oferece cursos nos cinco núcleos regionais. O primeiro deles será direcionado a cooperativas da Regional Oeste, em Marília, no dia 31 deste mês. Em outras quatro cidades a capacitação será oferecida em abril e maio.
O curso apresentará aos participantes os conceitos teóricos e legais relativos ao Sped, que também envolve a Escrita Contábil Digital e também abordará aspectos da área de Tecnologia da Informação, como transmissão e validação de informações via sistemas informatizados, analisando e resolvendo erros mais freqüentes.
A capacitação, que tem duração de 8 horas, é direcionada a colaboradores de cooperativas que atuam nas áreas: fiscais, contábil, auditoria, informática.
Saiba mais sobre os cursos:
Núcleo Regional Oeste – Marília
Dia 31 de março - das 8h30 às 18 horas
Local: Unimed Marília (Rua Bororós, 225/Salgado Filho – Marília)
Núcleo Regional Nordeste – Ribeirão Preto
Dia 2 de abril – das 8h30 às 18 horas
Local: Credicitrus (Avenida Presidente Vargas, 2.065 /Jardim América – Ribeirão Preto)
Núcleo Regional Leste – São José dos Campos
Dia 22 de abril – das 8h30 às 18 horas
Local: Coopertextil (Rua: Maceió, 250/Vila Terezinha – São José dos Campos)
Núcleo Regional Sudeste – São Paulo
Dia 24 de abril – das 8h30 às 18 horas
Local: Coopersaud (Av. Jabaquara, 2.856 – Mirandópolis – São Paulo)
Núcleo Regional Centro Paulista – Espírito Santo do Pinhal
Dia 11 de maio – das 8h30 às 18 horas
Local: Coopinhal (Rua: Vereador Estevo de Filippi, 1305/Matadouro – Espírito Santo do Pinhal)
(Fonte: Ocesp)
O Banco do Brasil (BB) criou uma linha voltada para as culturas de milho e soja que permite ao produtor a redução dos custos de produção. Com isso os produtores poderão negociar com as empresas fornecedoras de insumos agropecuários em um período onde a demanda por tais produtos está menos aquecida e consequentemente tem uma menor pressão de preços.
Outras vantagens dessa linha estão relacionadas a um melhor planejamento da atividade, pois o produtor terá seus insumos disponíveis oportunamente também um menor custo de fretes devido a maior oferta em períodos de menor procura.
Motivado pelo convênio “São Paulo Rural Forte” firmado com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, assinado em dezembro de 2008, o BB disponibilizará R$ 50 milhões em operações com juros de 6,75 % a.a., correspondente ao dobro de recursos para a mesma finalidade no ano passado.
O prazo para contratação vai até 30/06/2009 e a expectativa do BB é atender toda a demanda apresentada pelos produtores paulistas. (Fonte: Ocesp)
As cooperativas do Rio Grande do Sul vão estar presentes na Expodireto Cotrijal 2009, que teve inicio nesta segunda-feira (16/3), e termina na sexta-feira (20/3). O tradicional estande do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o Mundo Cooperativo Gaúcho, será o espaço de divulgação do cooperativismo na Feira. Esse ano, o local dobrou de tamanho: passou de 300m para 600m. Desse tamanho, 400m serão ocupados pelas cooperativas Coeducars, Santa Clara, Languiru, Coagrisol, Coprolat, Fecovinho, Floracoop, Integral Cooperativa, Unimed Planalto Mdio, Uniodonto, Educredi e Geralcoop.
A área restante será um ambiente de convivência, além de ter um espaço reservado para cursos e reuniões. Palestras sobre cooperativismo serão ministradas no estande do Sistema Ocergs-Sescoop/RS para as escolas da região e para alunos do Programa Jovem Aprendiz. Os visitantes que passarem pelo estande poderão ter também aulas sobre higiene bucal, realizar exames e ganhar kits de higiene.
Localização - O Mundo Cooperativo Gaúcho mudou de lugar no Parque da Expodireto Cotrijal. Este ano, fica na esquina oposta ao Restaurante, na Rua 07, esquina com a Avenida D. (Fonte: Ocergs)
"
Cooperativas de Transporte de Cargas – (CTC), Empresas de Transporte de Cargas (ETC) e Transportadores Autônomos de Carga – (TAC), já cadastrados ou não no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), terão prazo de 180 dias para se adequarem às novas regras de cadastramento e obter o Certificado de Registro que será emitido com prazo de validade de cinco anos. A decisão vem com a publicação no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (12/3), de nova resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) que regulamenta a Lei 11.442/2007, sob o número 3.056, e já está em vigor.
A resolução trata da atividade de transporte rodoviário de carga feita por terceiros, mediante remuneração, estabelece procedimentos para inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga, e dá outras providências. Com a mudança, as Cooperativas de Transporte de Cargas deverão comprovar a propriedade ou o arrendamento de veículos em seu nome ou no de seus cooperados, sendo a identificação colocada obrigatoriamente nas portas do veículo. A falta da identificação constitui infração que será punida com multa.
Além disso, de acordo com a resolução não poderão ser cadastrados veículos que, na classificação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estejam licenciados nas categorias: particular, passageiros, aluguel, da espécie “carga”, com capacidade inferior a 500 quilos, e ainda trator de rodas, trator de esteiras ou trator misto.
O Certificado de Registro no RNTRC será um documento de porte obrigatório, no original ou cópia autenticada, cuja falta irá gerar multa. Para inscrição e manutenção do cadastro de Cooperativas de Transporte Rodoviário de Cargas – CTC no RNTRC aplicam-se as disposições relativas à ETC.
A solicitação de inscrição e manutenção do cadastro será efetuada por meio de formulário eletrônico, a ser preenchido por agente da ANTT ou de entidade que atue em cooperação com a Agência, na presença do transportador ou de seu representante constituído. Segue o link da.RESOLUÇÃO No- 3.056, de 12 de março 2009.
Em 2008, a Cooperativa de Crédito Rural do Centro Sul - Sicredi Centro Sul - administrou recursos totais no valor de R$ 54 milhões, representando um acréscimo de 22% em relação ao ano anterior. Já as operações de credito somaram R$ 41 milhões, volume 98% maior em relação ao ano anterior. As sobras de R$ 1,1 milhão foram 1.388% superiores ao exercício anterior.
Os resultados obtidos no ano passado pela cooperativa foram apresentados no último sábado (14/03), em Prudentópolis, durante as Assembléias Gerais Ordinária (AGO) e Extraordinária (AGE), com a presença de 297 cooperados. Além das autoridades locais, estiveram presentes o presidente da Central Sicredi PR/SC e presidente do Conselho de Administração da Federação Sicredi no RS, Manfred Alfonso Dasenbrock, e o assessor cooperativista do Secoop/PR, Izaías Lopes.
Sobras - As sobras à disposição da AGO foram integralmente destinadas ao Fundo de Reserva Legal. Na AGE foram aprovadas pequenas alterações no Estatuto Social, como a redução da cota total para ingresso das pessoas na sociedade de R$ 100,00 para R$ 20,00. Também foi estabelecida a mudança do período de mandato da diretoria, passando de três para quatro anos.
Ficou decidido ainda que cooperado com mais de 65 anos e mais de 10 anos de filiação, poderá resgatar parcialmente o saldo de sua conta capital, ficando como saldo o piso mínimo de R$ 20,00. Já o percentual das sobras destinada ao Fundo de Reserva foi alterado de 45% para 60%. O Sicredi Centro Sul possui 12.156 cooperados e unidades de atendimentos em 10 municípios: Guamiranga, Imbituva, Prudentópolis, Mallet, Irati, Bituruna, Reserva, União da Vitória, Telêmaco Borda e Rio Azul. (Fonte: Ocepar)