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As doações vão ser destinadas para a compra de equipamentos e de oxigênio a serem destinados para a rede de saúde pública do Amazonas
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o cooperativismo tem mostrado sua força ajudando pessoas em todo o mundo. Nesta situação de dificuldade extrema vivida no Amazonas, não podia ser diferente. Assim, invocando a força cooperativista que existe em cada um de nós, o Sistema OCB/AM, em parceria com o Sistema Sicredi, convida os membros de cooperativas a participarem da campanha “Juntos pelo Amazonas” de arrecadação de recursos para a compra de oxigênio, equipamentos e materiais de uso hospitalar, a serem destinados à rede de saúde do estado.
Doações de qualquer valor são bem-vindas. O Sistema OCB/AM irá dar publicidade a tudo que fizer com os recursos destinados à ajuda aos moradores do Amazonas, acometidos pela Covid-19 e em tratamento.
Juntos, fazemos a diferença!
Dados para doações
Chave PIX: 04. 489.415/0001-21
Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas
Banco: 748
Agência: 0802
CNPJ: 04.489.415/0001-21
Conta: 97.241-0
Curso de Rotinas Administrativas e Financeiras em Cooperativas.
Curso de Rotinas Administrativas e Financeiras em Cooperativas.
São Paulo (9/12/20) – A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou na última sexta-feira, 4/12, uma portaria que prorroga, por tempo indeterminado, a validade do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) até a conclusão da Audiência Pública nº 008/2020 da ANTT, que acontecerá no dia 26 de janeiro de 2021.
A Portaria Nº 447 vai garantir às cooperativas de transporte de carga um período maior para a regularização. “Qualquer transportadora para poder fazer o transporte de cargas precisa ter esse registro ANTT, que vence a cada cinco anos. Muitas cooperativas estavam com seus registros para vencer e poderão utilizar essa portaria”, explica a consultora do segmento Transporte do Sistema Ocesp, Priscilla Coelho.
Fonte: Sistema Ocesp
Brasília (9/12/20) – A partir de agora, associados do Sicredi no Brasil inteiro poderão aproveitar mais um benefício proporcionado pela instituição financeira por meio de suas soluções de pagamento. Trata-se da Tag de Passagem do Sicredi, serviço para utilização em cancelas automáticas, como as de pedágios rodoviários e, em breve, em estacionamentos também, sem a necessidade de parar e realizar o pagamento manualmente.
Com o produto, um adesivo com chip que é colado no automóvel, o usuário terá a conveniência de passar pelas cancelas de cobrança tendo o valor debitado direto de sua conta corrente, evitando filas e com maior segurança. A Tag de Passagem do Sicredi é oferecida por meio de uma parceria com a empresa Green Pass, proprietária da marca Taggy e que possui acessos em pontos de pedágio de 298 municípios, em sua maioria localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país.
“Estamos sempre buscando evoluir em nossas soluções eletrônicas de pagamento para proporcionar mais conveniência ao associado. Nesse sentido, nos mantemos atentos às tendências e oportunidades de conexão com empresas que possamos desenvolver parcerias. A Tag de passagem é um exemplo disso e traduz um pouco do que é a visão de futuro do Sicredi, com as soluções digitais a serviço das pessoas, cada vez mais opções e formas de pagamentos e, por consequência, mais benefícios aos nossos associados”, afirma a gerente de Produtos de Emissão do Sicredi, Solange Parisoto.
A novidade será oferecida aos associados pessoa física e somente poderá ser usada em carros de passeio com dois eixos. Os interessados em adquirir a Tag de passagem podem solicitá-la nas agências do Sicredi. Após a ativação e uso, as transações poderão ser conferidas de maneira simples pelo aplicativo do Sicredi.
Fonte: Sicredi
Brasília (4/12/20) – A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) registrou a abertura de 24.734 empresas em outubro de 2020 - um acréscimo de cerca de 30%, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram constituídos 18.953 negócios. O levantamento, que é realizado há 22 anos pelo órgão, indica um recorde histórico combinado com a sexta alta consecutiva de empresas abertas desde abril de 2020.
O aumento do empreendedorismo reflete também nos números consolidados pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Entre 16 de março e 23 de outubro deste ano, o setor bancário somou R$ 247,8 bilhões de concessões de crédito para micro e pequenas empresas, incluindo novos contratos e renovações. Em grande parte dos casos, a perda do emprego formal, que foi bastante impactado pela pandemia, tem levado os profissionais a iniciarem um negócio próprio. Mas, apesar da oferta de crédito, é preciso cautela no momento de solicitar um empréstimo.
“Mesmo quando se trata de uma alternativa de trabalho e de ganhos para quem perdeu o emprego, a abertura de uma empresa pede sempre ponderação e planejamento”, afirma o gerente da agência de Campinas da Sicredi Iguaçu PR/SC/SP, Marco Tejeda.
Segundo ele, a possibilidade de contrair um empréstimo para alavancar o próprio negócio deve figurar no topo das listas de avaliações e de decisões do futuro empreendedor. “É preciso considerar a finalidade do dinheiro que será tomado e de que maneira esse empréstimo vai comprometer o orçamento da nova empresa. A falta de planejamento pode levar ao endividamento, caso o empresário não tenha como honrar os compromissos assumidos junto à instituição financeira", alerta o especialista.
Quem empresta dinheiro deve ter pleno conhecimento dos produtos oferecidos e das taxas cobradas. “Alguns bancos agregam produtos ao empréstimo. Neste caso, é fundamental que se tenha certeza de que os valores contratados não sejam superiores aos que realmente o empreendedor deseja e precisa”, destaca.
Quando o planejamento é a alma do novo negócio, o empréstimo pode ser bastante benéfico na avaliação de Tejeda. “O recurso tomado para melhorar a infraestrutura ou alguma outra medida que impacte positivamente o faturamento, sem endividamento maior que a capacidade de pagamento e que comprometa o orçamento, é a melhor alternativa para o empreendedor”, exemplifica.
O especialista recomenda que o futuro empresário faça pesquisas em mais de uma instituição, pois os cenários podem ser bastante diversos. “Em relação ao Sicredi, como se trata de uma instituição financeira cooperativa, as taxas oferecidas são, sem dúvida, as melhores do mercado. Além disso, o associado tem participação nas sobras, que são os resultados da cooperativa”, ressalta. (Fonte: Sicredi)
Brasília, 26/10/2020 - Está no ar o edital de intercooperação do programa Brasil Mais Cooperativo. Nesta primeira edição, 24 cooperativas agropecuárias do Nordeste serão selecionadas para participar de workshops, imersões e uma consultoria especializada com o objetivo de fomentar o crescimento de seus negócios e o acesso a novos mercados.
O lançamento ocorreu durante uma live transmitida no canal do Sistema OCB no YouTube, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Instituto Interamericano de Cooperação par a Agricultura (IICA), entidades parceiras na construção do edital.
Conforme comentado pelas três entidades, o edital chega como um primeiro passo, focado na região Nordeste, com o objetivo maior de alcançar toda a América Latina futuramente.
O público beneficiário do projeto será de até 24 cooperativas agropecuárias do Nordeste, principalmente da Agricultura Familiar, que tenham necessidade de aprimorar a gestão para o acesso a mercados. Até oito cooperativas que possuam expertise em gestão e tenham acesso a diferentes mercados, preferencialmente localizadas nas regiões sul e nordeste, serão mentoras das demais.
"O projeto pretende fomentar a troca de conhecimento e de experiência entre as cooperativas envolvidas", comentou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. Na sequencia, o representante do IICA, Christian Fischer, explicou como vai funcionar: "Serão feitos diagnósticos e workshops, e as cooperativas serão acompanhadas pelas outras, colaboradoras, e por uma consultoria especializada do IICA".
"Serão feitas também missões de intercooperação entre as cooperativas agropecuárias do nordeste e as cooperativas colaboradoras, do sul, para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelas participantes da seleção", completou o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke.
A live completa, você pode ver no canal do Sistema OCB, no YouTube.
Vídeo
E aqui, você encontra o vídeo com o passo a passo.
Belo Horizonte (5/10/20) – Na próxima quarta-feira, dia 7 de outubro, o Sistema Ocemg realiza mais uma edição da palestra gratuita Orientações Básicas sobre Cooperativismo, em ambiente digital. A atividade é gratuita e aberta ao público. São oferecidas 25 vagas. Os interessados podem se inscrever clicando na aba de Cursos e Treinamentos do Portal do Sistema Ocemg, no endereço: www.sistemaocemg.coop.br.
Após confirmada a inscrição, os participantes receberão um link por e-mail para acessar a palestra, que será disponibilizada utilizando a metodologia do Microsoft Teams. Na aula on-line, o participante poderá interagir ao vivo.
A palestra Orientações Básicas sobre Cooperativismo busca informar os participantes a respeito dos fundamentos básicos e da organização de uma cooperativa. O conteúdo programático contempla informações sobre o cooperativismo e os aspectos jurídicos e contábeis relativos a essa forma de empreendimento. (Fonte: Sistema Ocemg)
Brasília (30/9/20) - Diagnosticado com precocidade, o câncer de mama tem grandes chances de cura. A conscientização sobre exames de rotina é uma aliada, por isso, quando chega outubro o alerta chega em tons de rosa em todo o mundo, em monumentos e prédios públicos. Cooperar sempre com a prevenção e o combate à doença tornou-se uma tradição com a Tilápia Copacol, que já chegou as gôndolas dos supermercados em embalagens especiais que remetem ao movimento Outubro Rosa.
Na terceira edição da campanha, a tilápia preferida do brasileiro pelo sabor e praticidade vai apoiar hospitais que atuam com pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Para cada embalagem de 600 gramas vendida será doado R$ 1 para auxiliar ações voltadas ao atendimento em hospitais e casas de apoio.
“A prevenção é muito importante, por isso, estamos envolvidos neste movimento que se espalhou pelo mundo. Em mais um ano oferecemos um dos nossos principais produtos para beneficiar quem está nesta luta contra o câncer. As doações chegam até hospitais parceiros que oferecem tratamento de qualidade, sem custos, salvando vidas em todo o Brasil”, ressalta o presidente da Copacol, Valter Pitol.
A cor rosa evidenciada em outubro serve como um alerta para que mulheres de todo o mundo sejam lembradas da necessidade de cuidar da própria saúde. A ação ganha força anualmente com a eficiência do tratamento da doença, levando milhões de mulheres até clínicas públicas e particulares em busca do exame.
BENEFICIADOS
Pelo terceiro ano consecutivo da campanha da Tilápia Copacol Outubro Rosa serão beneficiados hospitais de diferentes regiões do País: Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer), em Cascavel; Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba; Hospital Alfredo Abrão, em Campo Grande; IHB (Instituto Hospital de Base), no Distrito Federal (Brasília); e Hospital de Amor, em Barretos (São Paulo).
Ana Furtado e Paolla Oliveira - Para lançar a campanha, você é o nosso convidado para participar do "Almoço Rosa Copacol - uma conversa de amigas", com a atriz e apresentadora Ana Furtado e a atriz Paolla Oliveira durante uma live, dia 4, às 12h30, tirando dúvidas sobre cura, tratamento e prevenção do câncer de mama com a médica Danila Hubie, do Serviço de Ginecologia e Mama do Hospital Erasto Gaertner. Quem estiver acompanhando a transmissão ao vivo pelo Canal Oficial da Copacol no Youtube também poderá interagir com comentários e perguntas.
CURA
Ana curou o câncer de mama há quase dois anos e tornou-se um exemplo de superação para milhares de mulheres que enfrentam o mesmo desafio. Ela vai contar como foi esse momento de tratamento intenso e como foi passar por esse momento na vida, mantendo a carreira e a família.
Durante todo o mês serão disponibilizadas pelos canais oficiais da Copacol (Youtube, Instagram e Facebook) receitas incríveis com tilápia para inspirar milhões de brasileiros nesta ação. Serão 31 receitas de solidariedade – uma para cada dia de outubro.
Estima-se que neste ano 66,2 mil mulheres foram diagnosticadas com a doença, conforme acompanhamento do Inca (Instituto Nacional do Câncer). O câncer de mama é mais comum em todo o mundo e no Brasil corresponde a 29% dos casos. Ele pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de nódulos, mama avermelhada, alterações no bico do peito e líquido anormal nos mamilos. Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações para reduzir os riscos da doença.
“O diagnóstico precoce do câncer de mama é importante porque é na fase inicial que o tratamento é mais eficaz. O recomendado pela Sociedade Brasileira de Mastologia é a realização de mamografia todos os anos, a partir dos 40 anos de idade, mesmo em mulheres assintomáticas. Isso em razão de que o câncer de mama no início pode ser uma doença silenciosa”, afirma o mastologista, Emerson Wander Silva Soares, da Uopeccan. (Imprensa Copacol)
Brasília (24/9/20) – Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o movimento das vendas de flores na cooperativa Coop, entre 1º de março e 16 de agosto, apresentou crescimento 10% superior ao mesmo período de 2019, com pico de 16% na primeira quinzena do mês passado.
Gecivaldo Araújo, supervisor da Benassi, empresa responsável pelo abastecimento das espécies nas lojas da Coop e também pelo setor de hortifrútis, acredita que os clientes, muitos deles ainda em quarentena ou em trabalho remoto, estejam com mais tempo para se dedicar ao cultivo ou apostando nas flores para alegrar o ambiente doméstico.
“É o que eles têm comentado nas lojas”, explica, acrescentando que as espécies mais visadas ao longo do período foram ervas aromáticas e as coloridas violetas e calandivas. Independentemente do propósito, o mix de flores e plantas, que movimenta cerca de 200 tipos ao longo do ano, de acordo com a sazonalidade, atende as mais diversas preferências dos clientes. O setor oferece roseira, minicactos, orquídeas phalaenopsis, suculentas, tulipas, antúrios, kalanchoe e várias outras espécies.
A Coop trabalha com flores e plantas ornamentais há 17 anos e todo o sortimento disponibilizado na rede de supermercados vem diretamente da Veiling Holambra, a maior cooperativa de flores da América Latina, localizada na cidade de Holambra, interior de São Paulo. (Fonte: Coop)
Curitiba (11/9/20) – A Unimed Ponta Grossa concluiu, na última semana, a implantação do Unimed Fone em todos os planos oferecidos pela operadora de saúde, tanto os individuais e familiares quanto os empresariais. Com a iniciativa, a cooperativa médica se torna a primeira entre as Unimeds do Brasil a ter o Unimed Fone disponível e acessível a todos os clientes, independentemente do tipo de contrato, contabilizando mais de 70 mil pessoas aptas a utilizar o serviço.
A partir de agora, todos os beneficiários da cooperativa ponta-grossense, ou seja, que tenham o cartão iniciado em 069, podem ligar para um número 0800 e solicitar orientação a uma equipe médica de plantão, disponível para atendimento 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
De acordo com a gerente de Mercado, Glória Martins, o intuito é facilitar o acesso das pessoas a um médico, trazendo segurança e conforto. “Se a pessoa não tem necessidade de se dirigir a um pronto atendimento, mas está com alguma necessidade de orientação ou aconselhamento médico, ela pode ligar para o Unimed Fone. Ele não funciona como teleconsulta, mas auxilia quem não está em situação de urgência e emergência, porque contribui com a organização da rotina”, explica.
SEM LIMITE DE USO
Sem limite de uso e sem cobrança de coparticipação, o beneficiário pode ligar para o Unimed Fone para esclarecer dúvidas sobre quando deve procurar um Pronto Atendimento; sobre sintomas, transmissão e prevenção de doenças; orientações sobre medicamentos, efeitos colaterais e compreensão de bulas também são oferecidas pelo serviço, além de informações sobre períodos de jejum e preparação para exames e apoio a pacientes crônicos, como hipertensos, diabéticos e crônicos pulmonares.
CONSULTA PRESENCIAL
O serviço não substitui a consulta presencial e, por ele, também não são feitas prescrições médicas, mas pode ser o primeiro canal de orientação antes do paciente sair de casa. A gerente de Mercado comenta ainda que, com o período de pandemia, quando se recomenda o distanciamento social, o Unimed Fone pode ser uma alternativa também para esclarecimento de dúvidas sobre o novo coronavírus. “As equipes médicas estão capacitadas para esse atendimento. Como é um momento em que surgem muitas dúvidas, todos os esclarecimentos podem ser feitos também pelo Unimed Fone”.
O Unimed Fone se baseia em protocolos validados pela American Telemedicine Association, além de atender as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM). A ligação pode ser feita por telefone fixo, celular ou público para o número 0800 723 3333.
Mais informações - Mais informações em unimedpg.com.br/unimedfone. (Imprensa Unimed Ponta Grossa)
Florianópolis (8/9/20) – O cooperativismo catarinense é reconhecido por exercer com excelência o sétimo princípio: interesse pela comunidade. E neste período de pandemia, não poderia ser diferente. Um levantamento realizado pela Ocesc (Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina) junto às cooperativas registradas revelou que, desde o início das recomendações de isolamento social, elas desenvolvem cerca de 220 ações para ajudar na prevenção e no combate do novo coronavírus nas comunidades em que atuam.
Além de instituírem medidas de segurança interna para empregados, as 44 cooperativas que reportaram ações à Ocesc ainda fizeram doações a hospitais e a famílias carentes. Ao todo, 11 cooperativas doaram dinheiro a instituições que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Juntas, essas doações somaram mais de R$ 660 mil. Além disso, quatro cooperativas catarinenses participaram de mobilizações para arrecadação de fundos e alimentos e seis distribuíram cestas básicas e outros alimentos para comunidades em situação de risco.
O relatório mostra, ainda, que três cooperativas doaram EPIs (equipamento de proteção individual), materiais de higiene e respiradores para hospitais. Quatro doaram e financiaram a produção de máscaras e duas distribuíram álcool em gel, para ajudar na prevenção da doença. Duas cooperativas instalaram unidades de atendimento móvel para apoiar a realização de testes e uma doou testes rápidos.
Para o presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, os números destacam a preocupação do cooperativismo com a sociedade.“No momento de crise da saúde pública que estamos vivendo, as cooperativas catarinenses demonstram a importância de cooperar em prol de um bem maior. Com doações de respiradores, equipamentos de proteção, alimentos e muitos outros, elas atuam no combate e na prevenção da doença, honrando com os nossos princípios mais fundamentais”, enfatiza Suzin.
O relatório mostrou também que as cooperativas estão divulgando as maneiras corretas de se prevenir, promovendo palestras e treinamentos para empregados e veiculando informativos nas mídias sociais.
Como a área econômica também foi afetada pela pandemia, algumas cooperativas do ramo crédito, por exemplo, liberaram operações especiais de crédito para os cooperados. O levantamento mostrou também que, nesse período de isolamento social, os canais digitais de atendimento foram fortalecidos e tornaram-se aliados das cooperativas, garantindo atendimento de qualidade. (Fonte: Ocesc)
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Brasília (21/8/20) – Com visão otimista, a Frimesa, que abastece o mercado mundial de alimentos, tem se preparado para as oportunidades que virão no pós-pandemia. Projetos e investimentos para inaugurar uma nova planta de abate de suínos, e ampliar as outras quatro plantas industriais, contam com recursos de R$ 790 milhões.
A visão de futuro é que impulsionou a Frimesa, em meados de 2020, a implementar o plano de ações Avança Frimesa, que contempla projetos para ampliar a industrialização de suínos e leite. Até 2022, a empresa planeja concluir a primeira fase da obra da nova planta industrial para abate em Assis Chateaubriand no Oeste do Paraná. Inicialmente a capacidade é de 7.500 suínos por dia com investimentos de R$ 700 milhões. Até 2030, a empresa espera finalizar o projeto com uma planta para abate de 15 mil suínos/dia.
As outras duas plantas da Frimesa de abate de suínos localizada em Medianeira e em Marechal Candido Rondon também receberão investimentos para adequar e ampliar processos que buscam atender as demandas de mercado interno e externo. O valor previsto em investimentos é de R$ 59 milhões aplicados até o final de 2020.
Para atender o mercado de laticínios, as duas principais indústrias de leite localizadas em Matelândia e Marechal Cândido Rondon terão seus processos adequados para processar 1 milhão de litros de leite por dia, até julho de 2021.
São projetos e estratégias voltados para o crescimento com a proposta de chegar a um faturamento de R$ 4 bilhões ainda em 2020. Paralelo a esses projetos está a Campanha de Prêmios ‘Um Ano de Mercado Grátis’, que inicia dia 15 de agosto e segue até 27 de novembro, e visa fomentar as vendas e tornar ainda mais conhecida a marca Frimesa.
De acordo com o diretor presidente da Frimesa, Valter Vanzella, o plano de expansão prevê um investimento final de R$ 790 milhões de reais e simboliza o espírito empreendedor e a visão de crescimento sustentável que movem a empresa. “Nosso desejo é estar na vanguarda dos negócios suíno e leite para prover alimentos de valor para as pessoas. Queremos ser referência internacional em nossas atividades e ser marca reconhecida em qualidade e segurança, pelos clientes e consumidores”, finaliza Vanzella.
SOBRE A FRIMESA
Presente no mercado brasileiro de alimentos há 42 anos, a Frimesa Cooperativa Central do Oeeste paranaense industrializa a matéria-prima de produtores de cinco cooperativas filiadas – Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato. Atua no segmento de carne suína e derivados de leite com foco na produção de alimentos de valor agregado.
A Frimesa possui um portfólio de mais de 440 produtos e o faturamento de 2019 chegou aos R$ 3,18 bilhões. São quase 8.000 colaboradores e mais de 20.000 pessoas envolvidas nas cadeias de suíno e leite. Ocupa a 303ª posição entre as maiores empresas do Brasil e está em 18º lugar entre as maiores do agronegócio no Sul e a décima maior cooperativa do Paraná. (Fonte: Frimesa
Brasília (31/7/20) – Entre janeiro e abril de 2020, a Aurora Alimentos liderou o ranking como a marca que mais conquistou consumidores no Brasil. O resultado foi divulgado pela pesquisa Brand Footprint, da Kantar Worldpanel, que apontou o ranking TOP 10 das marcas nacionais. Na escolha dos alimentos pelos brasileiros, a Aurora ganhou destaque como a marca que mais alcançou mercado nos primeiros quatro meses do ano.
A pesquisa também mostra que a Cooperativa subiu seis posições em 2019 entre as 50 marcas mais escolhidas pelos consumidores. O desempenho é fruto dos esforços da Aurora nos últimos anos para ampliação do conhecimento de marca junto aos consumidores e o aumento da sua distribuição geográfica.
“Esta conquista vem premiar um trabalho de cooperação, sério e consciente, realizado pelas mais de 100 mil famílias que fazem parte da Cooperativa Central Aurora Alimentos. Por meio delas, oferecemos mais de 850 produtos aos nossos consumidores, com um vasto portfólio para atender as diversas ocasiões de consumo do dia a dia”, destaca o diretor comercial, Leomar Somensi.
SOBRE A AURORA
A Cooperativa Central Aurora Alimentos é terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes e 75ª maior empresa do Brasil segundo o ranking “As melhores & maiores” da Revista Exame. Com a Matriz Corporativa localizada em Chapecó (SC), sustenta mais de 32.000 empregos diretos e tem capacidade de abate de 25 mil suínos/dia, 1 milhão de aves/dia e processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia. Gera mais de 850 produtos alimentícios. Está presente em todas as regiões do país. Mantém 16 unidades industriais de suínos, aves e leite, oito fábricas de rações e unidades armazenadoras, oito unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidades de disseminação de genes), 25 unidades de vendas, além de quatro centros de distribuição, uma unidade corporativa comercial e a sede central (matriz).
SOBRE A PESQUISA
O ranking da Kantar revela anualmente como os consumidores de todo o mundo estão comprando marcas globais do grande consumo, destacando as oportunidades que ainda restam para as marcas melhorarem sua posição. O resultado do ranking da pesquisa completa está disponível em: https://bityli.com/ZqDE3. (Fonte: Aurora)
Belo Horizonte (30/7/20) - Transparência e responsabilidade em relação aos recursos administrados, a partir de uma gestão democrática e atenta às necessidades do setor em Minas. Esse foi o tom da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Ocemg, realizada nesta terça-feira (28/7), na sede da entidade, em Belo Horizonte. Em função da pandemia, a AGO também foi transmitida pelo YouTube do Sistema Ocemg, com link enviado a todas as cooperativas. Cerca de 30 representantes de cooperativas mineiras participaram da reunião presencialmente, com audiência de 60 pessoas pela internet.
Abrindo os trabalhos, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, falou sobre a importância da reinvenção do cooperativismo e da valorização das pessoas. “Estamos atravessando um momento difícil, em que o cooperativismo terá que reinventar, porque o que encontraremos lá na frente não terá similaridade com o que vivemos atualmente, nós encontraremos um mundo modificado, alguns falam do novo normal, mas se analisarmos bem este novo normal, nos aspectos da tecnologia, ele já chegou faz tempo, as coisas já estão modificadas. Temos que nos unir para poder enfrentar o tempo que virá e o cooperativismo do futuro será do tamanho que a base desejar. E essa base são as pessoas, que são a essência do cooperativismo”, refletiu.
Em seguida, o vice-presidente do Sistema Ocemg, Luiz Gonzaga Viana Lage, fez a leitura do edital de convocação. O superintende do Sescoop-MG, Alexandre Gatti Lages, apresentou o Relatório de Atividades do Sistema Ocemg, resumindo as principais ações da Ocemg em 2019. Ele sinalizou que todas as cooperativas receberão o material pelo correio e que também poderão acessá-lo no site da instituição.
Na ocasião, a assembleia aprovou por unanimidade a prestação de contas referentes ao exercício passado, bem como o orçamento proposto para 2020. Também foi deliberada a transferência de sobras para o Fundo Social, em conformidade com o artigo 37 do Estatuto Social, bem como autorizadas as negociações coletivas de trabalho pela entidade. Fechando as atividades, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, apresentou os representantes eleitos para recomposição dos cargos vacantes de conselheiro diretor suplente (Marlon Geraldo Vargas / Unicred Integração de Minas) e conselheiro fiscal suplente da Ocemg (Alfredo Alves de Oliveira Melo / Sicoob NossaCoop). (Fonte: Ocemg)
São Paulo (8/6/20) – O vídeo da campanha lembra que o etanol é oriundo da cana-de-açúcar e, ao ser transformado em combustível, move o campo: são 360 usinas em todo o Brasil, que atuam com 70 mil fornecedores de cana-de-açúcar e geram 747 mil empregos diretos. Além disso, o produto auxilia na redução de poluição, pois lança no ar 70% menos gás carbônico do que outros combustíveis.
A campanha conta com apoio do Sistema Ocesp. Para o presidente Edivaldo Del Grande, a indústria sucroalcooleira é importante tanto pelo aspecto social como pelo aspecto ambiental. “A indústria do etanol tem papel fundamental para manter milhões de empregos em todo o estado de São Paulo, preservar as cooperativas e seus milhares de produtores associados, e para melhorar a qualidade do ar que respiramos”, destaca.
Clique aqui para conferir o vídeo da campanha.
São Paulo, SP, maio/2020 - Você sabia que ao escolher o etanol para abastecer o seu veículo você ajuda toda a cadeia produtiva do País, gerando emprego e renda para o campo? É por isso que o Sistema Ocesp apoia a campanha “Na hora de abastecer, escolha ETANOL”, lançada em 12 de maio, pelo Sistema Faesp/Senar-SP e por sindicatos rurais.
Com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, maior setor do agronegócio paulista, a campanha estimula o consumo do biocombustível durante a pandemia da Covid-19. De acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), o isolamento social provocou uma queda superior a 40% na demanda por etanol.
Para o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, a indústria sucroalcooleira é importante tanto pelo aspecto social como pelo aspecto ambiental, e precisa de fôlego para enfrentar a crise. “A indústria do etanol tem papel fundamental para manter milhões de empregos em todo o estado de São Paulo, preservar as cooperativas e seus milhares de produtores associados, e para melhorar a qualidade do ar que respiramos”, defende Del Grande.
“Se a situação persistir, por motivação financeira ou incapacidade de estocagem, as usinas serão obrigadas a interromper a colheita de cana-de-açúcar, de aproximadamente 340 milhões de toneladas no Estado”, completa o presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles.
O biocombustível que nasce nas lavouras constitui a principal fonte de abastecimento produzida no Estado de São Paulo e coloca o Brasil como um dos produtores mais relevantes no mundo em combustíveis renováveis.
Fique em casa; mas, se precisa sair, escolha ETANOL e movimente essa causa!
Com informações do Sistema Faesp/Senar-SP
Franca (26/5/20) – A Cocapec, exercitando o princípio cooperativista de Interesse pela Comunidade, está incentivando os seus colaboradores a doar sangue neste período de pandemia, através de uma campanha. A iniciativa torna-se ainda mais importante neste momento, pois as outras doenças continuam surgindo, e é fundamental manter os estoques de sangue disponíveis, como reforça o presidente da cooperativa, Carlos Sato.
“A Cocapec, por ser uma cooperativa, tem em sua essência esse olhar de solidariedade, e hoje estamos vendo grandes mobilizações para as vítimas do coronavírus, que são fundamentais também, mas não podemos esquecer dos pacientes que estão com outras enfermidades e podem precisar de sangue. Por isso, estamos mobilizando nossos colaboradores para que ajudem, e acredito que o resultado será bastante positivo”.
De acordo com o Hemocentro de Franca, as doações ficaram abaixo da meta neste período de quarentena, e este comportamento está relacionado diretamente ao receio das pessoas em se expor ao risco de contágio pelo novo coronavírus. Sobre isso, a agente de captação de doadores, Elaine Gimenes, informa que estão tomando todas as medidas para garantir a segurança dos doadores como: adequação do espaço físico, mantendo o distanciamento entre os assentos, constante higienização do local, álcool em gel disponível em todos os ambientes, uso de máscaras obrigatório para colaboradores e doadores, e atendimento com agendamentos prévios.
Os requisitos para fazer a doção são:
- Apresentar documento original com fotos;
- Pesar mais de 50kg
- Estar alimentado
- Ter entre 16 e 60 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável)
Além disso, por conta do novo coronavírus, as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios e febre nos últimos 30 dias não podem realizar a doação. Doadores que tiveram contato com algum paciente com Covid-19 ou que tenham apresentado sintomas devem aguardar, no mínimo, 14 dias para fazer a coleta.
Sobre a iniciativa da Cocapec, Elaine ressalta a importância da ação. “A organização de campanhas de doação de sangue é uma clara manifestação de preocupação com a saúde e qualidade de vida da comunidade, segmento em que se desenvolvem a vida e as atividades produtivas. É, sem dúvidas, uma ação socialmente responsável”.
O atendimento do Hemocentro de Franca é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados das 7h às 11h. Para mais informações os telefones são: (16) 3402-5000 e (16) 98215-1564. Outra opção é utilizar o assistente virtual disponível no site www.hemocentro.fmrp.usp.br (Fonte: Cocapec)