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Notícias

Agricultores devem declarar IR

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O Imposto de Renda referente ao ano base 2010, já pode ser declarado. O prazo final para esta declaração é 29 de abril de 2011. Todos os brasileiros devem estar em dia com suas obrigações fiscais. Os agricultores, inclusive seus associados também devem apresentar a declaração de Imposto de Renda 2011 (desde que estejam classificados dentro das condições abaixo).

Devem declarar IR, todas as pessoas físicas que durante o ano de 2010:

•        Receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 22.487,25;
•        Receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.
•        Possuíam em 31/12/2010 a posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00.
•        Passaram à condição de residentes no Brasil em qualquer mês e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2010.
•        Obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
•        Optaram pela isenção do imposto sobre a renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja destinado à aplicação na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados da celebração do contrato de venda.

Relativo a Atividade Rural:
•        Obtiveram receita de Atividade Rural superior a R$ 112.436,25;
•        Pretendam compensar, no ano-calendário de 2010 ou posteriores, prejuízos de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2010.

        A Receita Federal do Brasil receberá as declarações dos contribuintes de 01/03/2011 à 29/04/2011. Porém, atenção: A entrega da Declaração após o prazo determinado acarretará em multa que pode variar de R$ 165,74 a até 20% do imposto devido. Para maiores informações, é importante procurar um Contador de confiança. (Fonte: Cooperja)
 

 

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OCDF apoia desfile de catadores de cooperativas no carnaval

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A Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) vai patrocinar o desfile de carnaval desde ano para os catadores das cooperativas filiadas à Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis (Centcoop). O objetivo é apresentar a sociedade brasiliense o trabalho desenvolvido pelos catadores da cidade.
 
Na apresentação, o público conhecerá as roupas confeccionadas por eles mesmos em materiais recicláveis. No total, um grupo de mais de 100 catadores vão desfilar em dois carros alegóricos. (Fonte: OCDF)

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28/2/11 - Aneel assina contrato de permissão para 38 cooperativas de eletrificação rural

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A Agência Nacional de Energia Elétrica assinou contrato de permissão com 38 cooperativas de eletrificação rural e emitiu resoluções que enquadram mais 10 como agentes autorizados.

Com a regularização, os consumidores das cooperativas passam a ter direitos e deveres equivalentes aos consumidores das 63 distribuidoras. Por outro lado, as cooperativas submetem-se à legislação relativa aos serviços públicos e, especificamente, à energia elétrica, assim como às normas e regulamentos expedidos pela Aneel, além da fiscalização.

Com a assinatura dos contratos e a emissão de resoluções autorizativas, os consumidores das cooperativas passarão a pagar tarifas fixadas pela agência. As permissionárias reajustam as tarifas uma vez por ano e passam por revisão tarifária a cada quatro anos.
 
No caso das cooperativas autorizadas, a metodologia para aplicar reajustes e revisões tarifárias ainda não está concluída. A outorga para prestação do serviço tem prazo de 30 anos, com possibilidade de prorrogação, por igual período.

As cooperativas permissionárias diferem-se das autorizadas por sua estrutura. A permissionária possui área de concessão definida e rede de distribuição própria, com potencial de expansão. As autorizadas possuem menos infraestrutura e utilizam, por exemplo, redes da concessionária de distribuição mais próxima.

Entre as permissionárias, 17 são de Santa Catarina, nove de São Paulo, oito do Rio Grande do Sul, duas do Rio de Janeiro, uma do Paraná e uma de Sergipe. Na lista das autorizadas, três estão em São Paulo, outras três no Paraná, outras três em Mato Grosso do Sul e uma está no Rio Grande do Sul.
(Fonte: Site Canal Energia)

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Unicred Porto Alegre supera metas em janeiro

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A Unicred Porto Alegre – cooperativa de crédito para profissionais graduados na área da saúde – atingiu mais de 100% das metas propostas para o primeiro mês de 2011. A instituição encerrou janeiro com capital superior R$ 34 milhões, mais de 8 mil associados e R$ 149 milhões em empréstimos.
Os resultados ainda são atestados pela baixa inadimplência, de 0,37%. A evolução tem reforçado o crescimento da instituição que completou 20 anos em 2010. A Unicred Porto Alegre (www.unicred-poa.com.br) tem área de abrangência em 43 municípios e 11 agências de atendimento distribuídas nas cidades de Canoas, Esteio, Gravataí, Guaíba e na Capital. (Fonte: Unicred Porto Alegre)
 
 

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Comitê que trata da formação de aprendiz vai se reunir em Brasília

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Na próxima semana o Sescoop vai reunir o Comitê que organiza o Programa Nacional de Formação de Aprendiz. O objetivo é concluir o material didático-pedagógico para que as unidades estaduais coloquem em prática, a partir de abril, a contratação de aprendizes nas cooperativas. A Lei do Aprendiz foi criada há 11 anos e muitas cooperativas já contratam jovens com idade entre 14 e 24 anos para funções que desenvolvam a formação profissional. Clique aqui e acesse
 

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Cooperativas de táxi investem em tecnologia de informação

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As cooperativas de táxi de Belo Horizonte estão investindo em Tecnologia de Informação como forma não só driblar as dificuldades no trânsito, mas também com o objetivo de melhorar o atendimento oferecido aos seus clientes. É que os problemas de mobilidade acabam comprometendo a qualidade dos serviços. Hoje, na capital mineira, a frota chega a 5.981 táxis e 11.287 motoristas, sendo 6.017 permissionários e 5.270 auxiliares.

Visando ofertar um atendimento de qualidade, a Coopertaxi-BH, com 400 veículos, deve investir neste ano R$ 1 milhão no aperfeiçoamento das ferramentas de tecnologia, como sistema de monitoramento e ampliação do atendimento telefônico (call center).

De acordo com o presidente da cooperativa, Márcio Antônio da Silva, outros impasses também precisam ser resolvidos. “Além da infraestrutura, há a questão entre a circulação de táxis de BH em Confins e vice-versa. É preciso repensar e reorganizar o sistema. Além disso, os gargalos nos horários de pico, em que a cidade praticamente não anda por conta do trânsito, devem ser considerados”, lamenta.

A Coopertáxi não é a única a investir em tecnologia. Outras cooperativas do ramo como a Coomotaxi também pretende investir, a partir deste ano, R$ 300 mil em aparatos tecnológicos com a finalidade de agilizar o atendimento, melhorar a qualidade do serviço e aumentar a rentabilidade dos taxistas. Para o diretor comercial da Coomotaxi, Cristian Carlos Soares, aumentar a frota não é bom negócio. “Não adianta encher as ruas de táxis se o sistema não funcionar de forma adequada. Mais do que quantidade é preciso organização”, argumenta.  (Fonte: Ocemg) 

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22/2/11 - Sicoob soma R$ 55,7 milhões em 2010 e quer mais agências na Grande Vitória

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Por Dayana Souza (Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.)

O Sistema de Cooperativas de Créditos do Brasil (Sicoob) no Espírito Santo, somou um valor de R$ 55,7 milhões de lucro, no ano passado. Isso equivale a 40,67% de crescimento em relação ao ano anterior. O dado foi divulgado em um almoço realizado nesta segunda-feira (21).

Segundo o diretor-executivo do Sicoob, no Espírito Santo, Francisco Reposse Junior, a crise econômica que afetou muitos no ano de 2009, não chegou a abalar a cooperativa. Entre os principais motivos desse resultado estão o aumento nas receitas de serviços, como seguros e previdências, e o acréscimo de R$ 200 milhões na carteira de crédito.

"É verdade que nós temos um DNA rural e crescemos como uma cooperativa rural. Hoje estamos abertos a todos e isso é muito bom. Atendemos pessoas jurídicas igualmente. Hoje somo a terceira maior rede de pontos de atendimentos bancarias no Estado", afirmou.

Em buscas de resultados ainda melhores, e com previsão de uma nova inauguração agência no município da Serra, Francisco Junior diz que a meta é a Grande Vitória. "Estamos aqui há quatro anos. E queremos continuar e crescer com mais força. Inauguramos na semana passada a agência de Vila Velha e até março outra agência, em Laranjeiras, na Serra. Além dessas também vamos inaugurar uma na Reta da Penha", contou o diretor que em outubro de 2010 inaugurou a agência em Jardim Camburi.

Para atingir o objetivo, o diretor-executivo diz que o objetivo é abrir novas agências e divulgar os benefícios que a cooperativa oferece, entre elas estão a participação dos clientes nos lucros e a não cobrança de tarifas. "Nós atendemos as micros, pequenas e médias empresas, mas queremos também as grandes empresas. Digo que 71% do PIB capixaba estão aqui na Grande Vitória. Desses, 80% é só de Vitória. Será um desafio manter e crescer nas cidades".

O Sicoob está presente em 63 municípios do Estado e emprega 900 funcionários. Já em 2011, mais 30 pessoas foram contratadas. E a previsão é de que este número dobre. "Nós gastamos 1 milhão em capacitação em 2010", informou Reposse Junior.

Francisco Reposse Junior disse que a cooperativa faz um planejamento a cada quatro anos e disse que o banco possui 4% dos depósitos capixaba, mas que quer mais. "Queremos atingir a marca dos 6% nos próximos quatro anos. Nos créditos, temos 8%, mas queremos 12%".

Com cartões de créditos com a bandeira da Visa e do Mastercard, Reposso Junior disse que eles podem ser usados até no exterior. "Os nossos cartões são iguais aos dos outros bancos. Funcionam em qualquer caixa 24h e também nas agências do Banestes. Tudo sem tarifa de serviço, o que é uma imensa vantagem".

Além da não cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Francisco Reposse ressalta que a divisão dos resultados é um dos principais atrativos do Sicoob em relação às instituições financeiras tradicionais. "Se somarmos 2009 e 2010, são R$ 95 milhões distribuídos entre os seus verdadeiros donos. Se não existissem instituições como o Sicoob, esse lucro estaria nas mãos dos banqueiros públicos ou privados".
 
Os resultados são distribuídos entre os sócios de acordo com a movimentação que cada um realiza com a cooperativa. A composição do valor leva em consideração o saldo médio em conta corrente, as aplicações financeiras e os empréstimos.
 
Segundo o diretor-executivo, se os lucros fossem divididos igualmente entre as operações, a remuneração dos saldos médios em conta corrente ficaria em 3,84% ao ano ou em 0,32% ao mês.
 
No caso das aplicações, além do percentual médio pago pelo Sistema (9,19% ao ano), o cliente receberia mais 1,71% do total investido, o que equivaleria a uma remuneração global de 10,91% ao ano. Em relação aos empréstimos, quem pagou juros 1,72% ao mês, por exemplo, teria a taxa reduzida em 0,80% e, ao final, pagaria juros reais de apenas 1,65% ao mês.
 
"Em 21 anos de existência, o Sicoob faz anualmente a distribuição dos lucros. Ou seja, o resultado da instituição é repassado ao seu verdadeiro dono e nunca tivemos nenhum tipo de prejuízo com isso", afirma.
(Fonte: Site ES Hoje)

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Comitiva de alemães visita a Sicredi Pioneira RS

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Na última sexta-feira (18/2) a Sicredi Pioneira Rio Grande do Sul (RS) recebeu uma comitiva de 14 alemães, interessados em conhecer o funcionamento, a estrutura e a história da cooperativa. O grupo era formado por empresários, agricultores, presidentes e representantes de entidades do ramo agrícola.
 
Em Nova Petrópolis (RS), os alemães também visitaram o Centro de Treinamento de Agricultores (Cetanp), a cooperativa Piá, o colégio agrícola Bom Pastor. A visita foi coordenada pela Agência de Fomento a Estágios de Brasileiros no Exterior (Afebrae).
 
Esta foi a primeira visita à Sicredi Pioneira em 2011. Em 2010, a cooperativa recebeu 1200 pessoas em mais de 35 delegações de 12 países e diversos estados brasileiros.(Fonte: Sicredi Pioneira RS)
 

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Copercampos inicia o ano exportando trigo

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A cooperativa fundada em 1970 para armazenar e comercializar trigo nunca tinha realizado exportação do cereal, e agora, devido à queda de safra em outros países produtores, está facilitando a exportação de trigo produzido na região sul do Brasil.

De acordo com o diretor executivo Clebi Renato Dias, quatro mil toneladas de trigo foram comercializadas por meio do PEP para uma empresa da Suíça. “Por meio do nosso setor operacional e de logística e transportes, conseguimos em cinco dias, embarcar no Porto de São Francisco o trigo comercializado pela cooperativa. Conseguimos vender a um bom preço o trigo tipo 1, de alta qualidade que será descarregado no Marrocos”, explica Clebi.

O trabalho dos funcionários da Copercampos do setor operacional (Gerente Marcos Fiori, coordenador operacional Ricardo Saurin e assessor João Wilpert) e do setor de transportes e logística através dos funcionários Walter Siqueira Brandão (Jaú), Fábio Bresola, Ezequiel Amorin e Deoclécio Tonini é citado pelo diretor da Copercampos Clebi Renato Dias como fundamental à execução deste trabalho.

“Os setores envolvidos estiveram realizando com muita perfeição o trabalho e queremos agradecer a todos pela disposição em trabalhar e marcar esta exportação na história da cooperativa”, finaliza o diretor executivo Clebi Renato Dias. (Copercampos)

 

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Pátio de triagem da Cocamar terá capacidade para 200 caminhões

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A Cocamar está finalizando, em seu parque industrial, a construção de um pátio de triagem para aproximada-mente 200 caminhões, entre veículos trucados, bitrens e outros tipos de carretas. A rua e avenida de acesso já foram asfaltadas. A pedra brita também já foi espalhada no terreno.

O objetivo é reduzir ou mesmo acabar com as filas que se formam nas ruas e rodovias próximas à sede da cooperativa. “Vamos oferecer mais comodidade e segurança para os motoristas que utili-zam as vias próximas da Cocamar e para os caminhoneiros que aguardam para carregar ou descarregar produtos”, explica o gerente de Logística Integrada, Julio Cesar Bueno Alves. Segundo ele, esta é apenas a primeira fase do projeto.

O pátio está sendo edificado em um terreno localizado atrás da Unidade Maringá e deve ficar pronto até o fim deste mês. “A segunda fase consiste na mudança do fluxo de saída dos veículos”, explica Alves. As mudanças, por enquanto, não abrangem os cooperados, que continuarão acessando a portaria principal para descarga, por onde sempre entraram.
(Fonte: Cocamar)

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Horário de verão termina neste fim de semana

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O horário de verão termina nesta semana em Brasília e em dez Estados das Regiões Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). À meia-noite de sábado, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

No verão passado, o consumo de energia no horário de pico foi 4 4% menor no Sudeste e Centro-Oeste. O porcentual equivale ao abastecimento de uma cidade com 4 cinco milhões de habitantes no período. A alteração não é feita nas Regiões Norte e Nordeste por causa do ganho considerado pequeno, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No Brasil, o horário de verão - que surgiu de uma ideia dada pelo inventor americano Benjamin Franklin em 1784 - foi adotado pela primeira vez em outubro de 1931, atingindo todo o território nacional. Desde 1985, o sistema é adotado anualmente, mas com abrangência sucessivas vezes reduzida - em 2003, chegou ao atual formato.

Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e o término da modificação. Assim, o horário de verão sempre começará à zero hora do terceiro domingo de outubro, para terminar à meia-noite do terceiro sábado de fevereiro do ano seguinte - a menos que seja o sábado de carnaval, quando então o fim do horário será adiado para o sábado seguinte.
(Fonte: Estadão)

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Certel inaugura loja em Camaquã

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Foi inaugurada na quinta-feira, dia 10, na Avenida Olavo Morais, 468, a Loja Certel de Camaquã, no centro-sul do Estado. Focada na comercialização de eletrodomésticos, móveis diferenciados e produtos de bazar, esta é a 67ª loja da Certel.

A inauguração contou com a presença de um expressivo público, que conferiu de perto as promoções imperdíveis da rede. Entre os visitantes, esteve o prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, acompanhado por secretários municipais. “Agradecemos pela maneira que a cidade recebeu a Certel, visto que, somente no primeiro dia, mais de mil pessoas circularam pela loja. Queremos nos manter em harmonia com o crescimento do município e, para tanto, convidamos a população para conhecer nossos serviços”, afirma o gerente, Alex Sandro Lacerda Dias.

Saiba mais
Cidade pólo da região centro-sul do Rio Grande do Sul, Camaquã está localizada junto à BR-116, à margem direita da Lagoa dos Patos e à margem esquerda do Rio Camaquã, distante 127 km de Porto Alegre, na rota do Mercosul. Com uma área de 1683.20 km, o município possui mais de 60 mil habitantes, contando com sete distritos. Sua população é oriunda especialmente de colonizadores portugueses, alemães e poloneses.

Com uma economia baseada na produção agropecuária, Camaquã tem na orizicultura sua principal fonte de renda, sendo considerada a Capital Nacional do Arroz Parboilizado. O fumo, a soja e o milho são outras importantes culturas.
(Fonte: Certel)

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Solidariedade à população fluminense continua

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Numa ação solidária, os funcionários do Complexo Avícola C.Vale se organizaram e arrecadaram donativos para as vítimas das enchentes que castigaram o Rio de Janeiro. Em cinco dias foram coletados mais de 15 mil itens, entre roupas, alimentos e materiais de limpeza. 

A campanha foi organizada pelo comitê dos Grupos de Melhoria Continua, encabeçada pelos funcionários Carlos Alberto da Silva e Mari Tereza da Silva Valérius.  Os donativos foram enviados para uma central de distribuição no Rio de Janeiro, no último dia 10.

Já no dia 19 de janeiro, a cooperativa enviou para os desalojados e desabrigados dessa catástrofe, uma carreta com 14 toneladas de carne de frango. A doação foi dividida entre os milhares de moradores que perderam casas e outros bens e que agora dependem do auxílio de terceiros para recomeçar a vida.
(Fonte: C.Vale)

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Prazo para entrega da RAIS termina em fevereiro

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O prazo de entrega das informações da RAIS 2010 (Relação Anual de Informações Sociais) termina no próximo dia 28 de fevereiro. A declaração deve ser entregue por todos os estabelecimentos que tenham vínculos formais de emprego, e também os que não têm empregados ou mantiveram suas atividades paralisadas em 2010. A entrega fora do prazo está sujeita a multa.

A relação contém todas as informações referentes a cada empregado de uma empresa, e deve ser entregue ao MTE — Ministério do Trabalho e Emprego anualmente. Os inscritos no CNPJ que não mantêm empregados devem apresentar a RAIS Negativa.

A declaração deve ser feita por meio do Programa Gerador de Declaração (GDRAIS2010), disponível para download na página do MTE ou no site da RAIS. A declaração da RAIS Negativa pode ser feita pelo mesmo programa, ou ainda pela web, na página da RAIS Negativa.

A empresa que tem filiais, agências, sucursais, com ou sem empregados, ou sem movimento no ano-base, deve fornecer as informações separadamente por estabelecimento (CNPJ específico).

A multa para quem não entregar a declaração no prazo é de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso, contados até a data de entrega da RAIS, ou da emissão do auto de infração, se esta ocorrer primeiro. O valor da multa resultante da aplicação, acima prevista, deverá ser acrescido de percentuais, em relação ao valor máximo da multa, na seguinte proporção:

De 0% a 4% — para empresas com 0 a 25 empregados;
De 5% a 8,0% — para empresas com 26 a 50 empregados;
De 9% a 12%- para empresas com 51 a 100 empregados;
De 13% a 16,0% — para empresas com 101 a 500 empregados; e
De 17% a 20,0% — para empresas com mais de 500 empregados.

Mais informações
O empregador pode receber orientações sobre o preenchimento da declaração e instalação do programa GDRAIS2010 junto à Central de Atendimento da RAIS, pelo telefone 0800–7282326, ou pelos sites do MTE e da RAIS.
(Fonte: MTE)
 

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Câmbio valorizado incentiva reposição de estoques de fertilizantes

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Após a crise mundial que estourou no segundo semestre de 2008 e as incertezas que vieram com ela, os produtores rurais brasileiros aumentaram a aquisição desses insumos em 2010. Com o real valorizado em relação ao dólar, o agricultor tem vantagem nas importações do insumo já que o Brasil chega a comprar de outros mercados até 90% do que consome, como é o caso do potássio.

– As importações de fertilizantes e defensivos estão ocorrendo em escala grande, com reposição de estoques, e favorecidas pelo câmbio, com o real valorizado – afirmou o presidente da Câmara Temática de Insumos Agrícolas, Cristiano Walter Simon, durante reunião do grupo que aconteceu nesta segunda, dia 14, no Ministério da Agricultura.

Em 2009, além da produção interna e das importações, foram comercializadas cerca de três milhões de toneladas de fertilizantes que sobraram de 2008. De acordo com dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) o ano de 2008, devido a crise financeira mundial, teve o melhor primeiro semestre da história em comercialização desses insumos e também apresentou o pior segundo semestre da história no mesmo quesito.

Em 2010, a produção brasileira de fertilizantes chegou a 9,3 milhões de toneladas, um aumento de 12% em relação as 8,3 milhões de toneladas do ano anterior. Mesmo com a maior oferta interna, as importações cresceram 38%, passando de 11 milhões de toneladas, em 2009, para 15,2 milhões de toneladas no ano passado.

O volume de fertilizantes comercializado em 2010 (24,5 milhões de toneladas) voltou ao patamar de 2007 (24,6 milhões de toneladas), ano anterior à crise mundial. Em 2008 e 2009, a quantidade comercializada no mercado brasileiro ficou em 22,4 milhões de toneladas em cada ano.

Em relação aos defensivos agrícolas, que incluem herbicidas, fungicidas e inseticidas, entre outros, Simon disse que os dados do ano passado ainda estão sendo consolidados e serão apresentados na próxima reunião da Câmara Temática de Insumos Agrícolas. Ele disse que de janeiro a novembro de 2010, foram comercializados R$ 10,7 bilhões de defensivos e que a expectativa para este ano é de um comércio de R$ 12 bilhões.
(Fonte: Agência Brasil)

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Museu Histórico de Entre Rios ganhará novo prédio

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O Museu Histórico de Entre Rios ganhará um novo prédio ainda neste ano.
A construção, determinada pela Cooperativa Agrária, teve início no último dia 9, numa área em frente ao Centro Cultural Mathias Leh, no distrito de Entre Rios.

Para a coordenadora da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, Viviane Schüssler, responsável também pelo museu, a melhor notícia é que o novo local, com cerca de 2 mil metros quadrados e dois pisos (térreo e subsolo), terá mais espaço do que o atual, que funciona no antigo prédio da Cooperativa, e melhores condições de manejo do acervo.

O projeto prevê um ambiente climatizado guardar de documentos e uma sala para manutenção de objetos. Na área de exposições, paredes móveis permitirão mais funcionalidade para apresentação do acervo permanente e para eventuais exposições temáticas.

O prédio contempla um local para a livraria hoje localizada também no prédio antigo da Agrária e para apresentar a visitantes vídeos institucionais. Além disso, assim como o Centro Cultural, o museu terá em seu subsolo salas para aula de música.

Ainda de acordo com a coordenadora, um pátio central poderá ser aproveitado para a exposição de peças de maior porte, como carroças antigas. Apenas permanece em discussão, segundo detalhou ela, se o local ficará aberto, como no projeto original, ou se receberá algum tipo de cobertura.

Com o novo museu, cuja conclusão está prevista para o final de outubro, a Agrária realizará mais uma etapa do projeto arquitetônico idealizado nos anos 90, para criar, em Entre Rios, um conjunto de construções destinado à preservação da cultura dos suábios. Os imigrantes, de origem alemã, fundaram a Cooperativa em 1951, no distrito, e nos anos seguintes povoaram a localidade.

Em sua primeira etapa, inaugurada em 1992, o projeto abrangeu a ampliação das instalações da Rádio Universitária Entre Rios FM e a construção do Centro Cultural, interligado à emissora e ao Colégio Imperatriz.

A necessidade de um novo museu ganhou ainda maior importância depois que o local teve seu telhado danificado pelo granizo que atingiu a Colônia Vitória no dia 15 de novembro do ano passado. Na ocasião, a chuva acabou por atingir documentos, livros e objetos. 

Enquanto as obras do novo museu começam a tomar forma, a coordenadora da Fundação Cultural faz um convite à população: “Venham conhecer o museu atual e depois venham ver como ficará o novo prédio”.

A última etapa do projeto – duas réplicas de casas de colonizadores suábios a serem construídas em frente ao Centro Cultural –, ficará, conforme informou Viviane Schüssler, para mais tarde, ainda uma data definida.

Objetos e fotos remontam à imigração suábia
Estabelecido pela Agrária em janeiro de 1992 naquele que foi o segundo prédio da Cooperativa, o Museu Histórico de Entre Rios tem o objetivo de preservar a memória da colonização dos imigrantes suábios do Danúbio no distrito de Entre Rios.

O acervo apresenta, ao lado de trajes típicos, móveis, documentos, ferramentas e instrumentos musicais – a maior parte trazida da Europa –, centenas de fotos retratando a trajetória dos imigrantes, desde sua origem no sudoeste da Alemanha e sua vida na chamada “Velha Pátria” (Croácia, Romênia e Hungria, entre outros países), passando pela estadia em abrigos para refugiados da Segunda Guerra, na Áustria, até a viagem ao Brasil e a construção de suas comunidades em Entre Rios.

Além de cuidar do acervo, os funcionários do museu trabalham no levantamento de informações históricas: recolhem objetos doados, fotografias, documentos e periódicos, classificam e acondicionam o material; também gravam entrevistas com pioneiros, organizam exposições e auxiliam meios de comunicação que produzem matérias sobre Entre Rios com enfoque histórico.

Um trabalho cuja importância cultural tem sido reconhecida: todos os anos, cerca de 2 mil visitantes comparecem ao local – de alunos de escolas de Entre Rios, Guarapuava e região, a estudantes universitários, pesquisadores, turistas, agricultores e empresários do Brasil e do exterior.
(Fonte: Agrária)

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Certel Energia automatiza subestações e moderniza sistema elétrico

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Com a conclusão este mês da implantação do sistema de automação das subestações Certel 3, de Canudos do Vale, e Certel 4, de São Pedro da Serra, agora a Certel Energia possui todas as suas subestações telecomandadas. Desta forma, é possível comandá-las a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), em Teutônia.

Além de controlar manobras, os operadores contam com a informação instantânea de todas as grandezas elétricas, como potência, níveis de tensão e corrente, que os auxilia na tomada de decisões. As Subestações Certel 1, de Teutônia, e Certel 2, de Lajeado, já são telecomandadas há mais de cinco anos.

Além desta automação, foram trocados os relés de proteção dos alimentadores e das linhas de 69.000 volts por relés mais modernos, os quais, além de aumentarem a confiabilidade do sistema elétrico, também possuem uma maior capacidade de disponibilização de dados para a automação.

Estas informações auxiliam o operador na tomada de decisões e contribuem para que os profissionais identifiquem com maior agilidade os defeitos ocorridos nos alimentadores e nas linhas, diminuindo desta forma o tempo médio de atendimento (TMA).

Houve também a automatização de cinco religadores, equipamentos de proteção instalados nas redes que, de forma semelhante ao projeto de automação das subestações, têm o objetivo de possibilitar a operação diretamente do COS e também trazer todas as informações de medidas instantâneas para o sistema supervisório.

Todas as medidas das grandezas elétricas, como também o histórico de atuações da proteção dos relés e disjuntores das subestações e dos religadores, são armazenados em um banco de dados e podem ser acessados para estudos de pós-operação e para estudos de melhorias no sistema elétrico da Certel Energia.
(Fonte: Certel)

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Alta da arroba em 2010 supera expressiva elevação dos custos

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O Custo Operacional Total (COT) e o Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária de corte subiram expressivamente no acumulado de 2010 (de janeiro a dezembro), conforme pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Considerando-se a média Brasil (GO, MT, MS, PA, RO, RS, MG, PR, TO e SP), o COT teve aumento de 20,9% e o COE, de 21,9%. 

Essa foi uma das maiores altas já verificadas para um ano. Se observada toda a série de custos do Cepea, iniciada em 2004, a alta do COT registrada em 2010 só foi menor que a de 2008.

Apesar desse cenário, os preços da arroba subiram ainda mais: 40,4% no acumulado do ano – média ponderada de 10 estados. De modo geral, 2010 surpreendeu todos os agentes do setor pecuário, com os preços da arroba e da carne atingindo patamares recordes, em termos reais.

Conforme dados do IBGE, de janeiro a setembro daquele ano, o volume de abate foi maior que o do mesmo período de 2009. Assim, apesar de a percepção de agentes de mercado ter sido de oferta enxuta ao longo de todo o ano, constata-se que a força motriz do mercado foi mesmo a demanda, sobretudo a do brasileiro.
(Fonte: Cepea)

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Sicoob abre agência em Vila Velha

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O Sicoob ES abre nesta segunda-feira (14) mais uma agência na Grande Vitória para consolidar a sua atuação na Região Metropolitana. O quarto ponto de atendimento do Sistema fica localizado na Glória, em Vila Velha. Com o início das operações, a instituição passa a dispor de 84 agências.

Segundo o vice-presidente do Sicoob ES, Arno Kerckhoff, o objetivo do Sistema é contribuir para que a região, reconhecida pelo expressivo número de micro e pequenas empresas, se desenvolva ainda mais. “Até o final de 2011, a agência deverá ter 500 associados. A previsão é de que neste período sejam captados R$ 3 milhões em depósitos e emprestados R$ 3 milhões”, afirma.

Para a instalação do ponto de atendimento no município foram investidos aproximadamente R$ 360 mil. A abertura da agência faz parte do projeto de expansão do Sicoob. Agora, a instituição se prepara para abrir agências na Reta da Penha, em Vitória, e em Laranjeiras, na Serra.

 
Sobre o Sicoob
Presente em 21 estados e no Distrito Federal, o Sicoob é o sistema de cooperativismo de crédito mais abrangente do País, com 1,9 mil pontos de atendimento e  cerca de 1,9 milhão de associados.  A instituição atua no Espírito Santo há 21 anos e atende aproximadamente 105 mil pessoas e empresas de todos os segmentos da economia.

Serviço
Inauguração da agência do Sicoob na Glória
Data: 14/02/11
Horário: 9 horas
Endereço: Avenida Carlos Lindemberg, nº 7.175, loja 1-A, Glória, Vila Velha (próximo à Dadalto). Telefone: (27) 3229-4784.
(Fonte: Ascom Sicoob/ES)
 

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Brasil exporta mais aos árabes

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Três países árabes apresentaram um grande crescimento de suas importações de produtos do agronegócio brasileiro em janeiro deste ano na comparação com janeiro de 2010. No primeiro mês deste ano, a Argélia importou 126,7% a mais, enquanto o Marrocos apresentou crescimento de 108% e o Egito de 83,6%.

No geral, os países árabes importaram 10,5% a mais em produtos do agronegócio brasileiro na comparação entre o primeiro mês de 2010 e janeiro de 2011. Em valores, as exportações do Brasil à região, no período de comparação, passaram de US$ 499,5 milhões para US$ 552 milhões. Já as exportações totais do país nos meses analisados cresceram 26,3%. No período, a China, maior comprador do agronegócio brasileiro, aumentou suas importações do país em 94,3%.

Com US$ 5,1 bilhões exportados em janeiro deste ano, o primeiro mês de 2011 teve o melhor desempenho para o mês de janeiro desde 1989, quanto teve início a série histórica. O saldo da balança comercial do setor agropecuário teve acréscimo de US$ 800 milhões, comparando com janeiro de 2010, e alcançou US$ 3,9 bilhões. Nos últimos 12 meses, os embarques chegaram a US$ 77,5 bilhões, valor recorde para o período.

O complexo soja, seguido de café e carne de frango in natura, teve o maior crescimento no mês. A receita com a soja em grãos subiu 136,3% e a quantidade embarcada aumentou 123,7%. Os resultados do óleo foram ainda mais significativos. O volume exportado cresceu 377,8% e o valor foi 531% maior que o obtido em janeiro de 2010. No total, as exportações do complexo soja totalizaram US$ 598,6 milhões, aumento de 89,3% no período.

Os embarques de café foram 65,9% maiores que o valor obtido no primeiro mês do ano passado, alcançando US$ 595,4 milhões. A quantidade embarcada do café em grãos subiu 23,9% (155 mil toneladas). Em relação ao frango in natura, foram US$ 505 milhões, 51,4% a mais que o valor registrado em janeiro de 2010. O volume exportado subiu 28%, resultando em 268 mil toneladas comercializadas.
(Fonte: ANB)

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