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Colaboradores dos setores de produção da Cooperja (de Jacinto Machado e Praia Grande - SC) participaram de um curso de atendimento nos dia 27 e 28 de janeiro.
As reuniões aconteceram no auditório da Cooperativa, na sede administrativa. O Curso foi ministrado pela Palestrante Dr. Desirée de Souza Freccia de Carvalho, graduada em Psicologia e em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.
O tema abordado foi “competências comportamentais - qualidade no atendimento interno e externo. A era dos serviços”. De acordo com a psicóloga da Cooperja, Janaina Cibien, o objetivo do curso foi desenvolver nos participantes um “start” de qualificação, atenção às competências comportamentais, desenvolvendo um padrão mínimo de atendimento e fidelização dos clientes internos e externos.
“A participação foi efetiva, demonstrando o interesse de todos pelas novas formas de atendimento e relacionamento entre os participantes”, destaca.
A cooperja investe constantemente em cursos e capacitações para os seus colaboradores.
(Fonte: Cooperja)
Um artigo de autoria dos profissionais que atuam na Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec), Flávio Turra, Robson Mafioletti e Gilson Martins, foi publicado no Agrianual 2011 - Anuário da Agricultura Brasileira, organizado pela empresa de consultoria AgraFNP.
A publicação traz dados e análises sobre biocombustível, terras, mecanização, algodão, arroz, batata, café, cana, citros, hortifrutis, milho e soja. O artigo de Turra, Mafioletti e Martins, intitulado "Rentabilidade do trigo precisa melhorar", promove uma reflexão sobre a situação nacional e internacional da cultura.
De acordo com eles, o trigo possui importância estratégica para a segurança alimentar e para a preservação do solo, especialmente no Sul do País, mas o preço nem sempre cobre o custo de produção.
Diferentemente do que ocorre com as demais commodities agrícolas, os preços do trigo não são balizados pela paridade de importação, embora mais de 50% da quantidade de cereal consumida no País seja adquirida de outros países.
"Há um descolamento do preço no Brasil em relação aos do mercado internacional, com deságios de 7,7% a 23,6%. O segmento moageiro atribui os deságios a vários fatores, desde estoques elevados até problemas de qualidade do trigo nacional", ressaltam os profissionais da Getec.
A situação de mercado tem desestimulado o triticultor brasileiro, ainda que as perspectivas de preços sejam melhores nessa safra.
Na bolsa de Chicago (Cbot), que é referência na formação dos preços internacionais de trigo, o preço médio negociado entre os meses de junho e final de agosto de 2010 registrou aumento de 43%, passando de US$ 4,95/bushel (27,216 kg) para US$ 7,07/bushel.
No Paraná, houve uma alta de apenas 10% no mesmo período, sendo que os produtores receberam, em média, R$ 22,89/saca de 60 kg em junho e no final de agosto o preço chegou a R$ 25,00/saca.
No artigo publicado no Agrianual 2011, Turra, Mafioletti e Martins também chamam a atenção para a perspectiva de produção mais baixa e consumo mais alto no mundo, resultantes do aumento das cotações internacionais do cereal.
"Com a safra prevista para este ano, o consumo deve ser 18 milhões de toneladas maior que a produção. Os estoques mundiais devem reduzir de 194 milhões de toneladas na safra 2009/10 para 177,8 milhões de toneladas em 2010/11. A relação estoque sobre consumo cai de 29,8% para 26,99", afirmam.
No Brasil, embora a área de trigo tenha reduzido 11,6% na última safra, a produtividade aumentou 20%, devido ao clima favorável. Em relação à renda do triticultor, têm sido registradas altas oscilações no preço do cereal.
Em maio de 2008, chegou a R$ 41,01/saca e caiu para R$ 22,93/saca em julho de 2010. Além disso, os custos de produção tem impedido uma rentabilidade mais atrativa.
Para melhorar a situação da cultura no País, os autores do artigo avaliam como imprescindível a adoção de políticas públicas voltadas ao aumento da competitividade da triticultura nacional. Também destacam a necessidade de investimento em tecnologia e a expansão do cultivo para outras regiões do país, além de melhorias em logística e infraestrutura.
De acordo com eles, o crescimento da cultura poderia resultar em excedentes exportáveis. "A inserção do trigo brasileiro no mercado internacional teria um efeito positivo na liquidez do mercado e melhoraria a renda do agricultor, como ocorreu com o milho em anos recentes", finalizam.
(Fonte: Ocepar)
Obrigatoriedade, penalidades, substituição de arquivos, códigos de situação tributária (CST), apresentação de informações técnicas conforme layout, integridade das informações e validação dos arquivos.
Estes são alguns dos assuntos que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado de Santa Catarina (Sescoop/SC), órgão vinculado à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), abordará no curso “SPED do PIS e COFINS”, nos dias 24 e 25 de março, no Mogano Business Hotel em Chapecó. As inscrições deverão ser efetuadas através da página www.ocesc.org.br
A EFD-PIS/Cofins ou SPED do PIS e COFINS trata-se de um arquivo digital instituído no Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, utilizado por pessoas jurídicas de direito privado na escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo.
Direcionado a profissionais da área fiscal, contábil e técnicos de informação (TI), o curso tem duração de 12 horas, com início às 8h do dia 24. As instrutoras serão a consultora da DSM Consultores Associados S/S, Contadora, pós-graduada em Controladoria, instrutora de cursos técnicos, Luciane Cristina Lagemann, e a especialista em TI, sócia da DSM Consultoria Empresarial, pós-graduada em Planejamento Estratégico, Neiva Maria de Menezes Pulcinelli.
O coordenador de treinamentos do Sescoop/SC, Ramiro Hensel, justifica a realização do curso, lembrando que haverá alteração nos procedimentos e processos relacionados à apuração das contribuições PIS/Cofins.
As informações na grande maioria dos casos apuradas mediante utilização de planilhas eletrônicas, para posterior preenchimento de demonstrativos DACON, passarão a ser geradas sistemicamente, de acordo com arquitetura do layout específico, publicado pelo ADE COFIS 34/2010.
A geração do SPED PIS COFINS demandará estruturação sistêmica de informações mediante utilização de tabelas com codificações próprias, publicadas no site nacional do SPED, para consolidar e/ou distinguir valores e/ou informações.
“Isso promoverá uma relevante mudança na forma de apuração das contribuições para o PIS e para a COFINS e os conceitos e ferramentas até então usadas servirão apenas para comparação de valores, mas não mais para a geração de dados para SPED”, explica Hensel.
Informações e inscrições através do telefone (48) 3878-8800 ou pelo site www.ocesc.org.br
(Fonte: Ocesc)
Os preços das principais commodities agrícolas negociadas pelo Brasil tiveram nova alta em janeiro. Cálculos do Valor Data baseados nas médias mensais dos contratos futuros de produtos negociados na bolsa de Chicago (soja, milho e trigo) e de Nova York (açúcar, algodão, cacau, café e suco de laranja) mostram que todos encerraram janeiro com ganhos em relação a dezembro.
As altas variaram de 3,57% (cacau) a 9,51% (algodão). Quase todos, com exceção do cacau, se valorizaram em relação às médias de janeiro do ano passado. No caso do algodão, as cotações dobraram.
A elevação dos preços dos alimentos e a instabilidade política que ela pode causar estimulam pressões pela criação de mecanismos de controle. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, enviou carta à presidente Dilma Rousseff na qual reitera que o G-20, sob sua presidência este ano, terá como uma de suas prioridades reduzir a volatilidade dos preços.
A França caminha em direção a propostas de intervenção direta nos mercados, das quais o Brasil discorda.
A alta das commodities ajudou a deteriorar as expectativas de inflação. A previsão do IPCA subiu de 5,53%, na semana passada, para 5,64%, segundo o boletim Focus, do Banco Central.
(Fonte: Valor Econômico)
As fiscalizações de fertilizantes no ano passado atingiram 731 mil toneladas, e deste volume 59,8 mil toneladas foram apreendidas devido a problemas nas embalagens e a declaração incorreta da quantidade de nutrientes nos rótulos.
“O resultado mostra que 91,8% dos produtos estavam dentro dos padrões, contra 83,7%, em 2009. Realizamos fiscalizações em 3.656 estabelecimentos de todas as unidades da federação e coletamos amostras de 6.388 produtos”, explica Hideraldo Coelho, coordenador do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura.
Durante as inspeções, os técnicos do ministério e dos organismos estaduais emitiram 1.350 autos de infração, foram recolhidos cerca de R$ 5 milhões em multas e aplicadas penas de suspensão do registro de cinco produtos, pelo prazo de 60 dias.
“Essas medidas foram necessárias para melhorar a qualidade dos fertilizantes colocados à disposição dos produtores rurais”, lembra Coelho.
(Fonte: Mapa)
Para dar maior apoio as suas empresas clientes com atuação no Norte de Goiás, a Unimed Cerrado (Federação das Unimeds dos Estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal) inaugurou no dia 25 de janeiro seu escritório de representação em Campinorte (GO).
A unidade, que fica na Rua Maranhão, no Centro do município, vem reforçar o trabalho já desenvolvido no interior do Estado pelos escritórios instalados em Minaçu, Uruaçu, Ceres, Goianésia e Porangatu.
Ampliando seu projeto como operadora, a Federação também contratou, em janeiro, um profissional de vendas que já está em campo em busca de novos contratos federativos.
A Unimed Cerrado também passou a contar com mais um representante autorizado para a comercialização de seus produtos no Norte de Goiás e Tocantins.
Esse trabalho será feito por Daniel Pinheiro Leão, que atuava na área de Relações Empresariais da Federação. A Unimed Cerrado, que de acordo com o diretor de Mercado, Luiz Antônio Fregonesi, espera absorver novas carteiras nesse início de ano, conta ainda com representantes comerciais autorizados em Ceres e Goianésia.
(Fonte: Unimed Cerrado)
As regiões serranas do Rio de Janeiro afetadas recentemente pelas fortes chuvas ainda vivem uma situação difícil. São milhares de pessoas precisando da ajuda vinda de todos os cantos do Brasil.
A cidade de Concórdia (SC) se mostrou solidária e, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Cooperativa de Transporte de Cargas do Estado de Santa Catarina (Coopercarga) e o Sindicato das Empresas de transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense (SETCOM), realizou uma campanha para arrecadar donativos às vítimas que perderam tudo no desastre.
A campanha encerrou hoje. Foram arrecadados mais de cinco toneladas de mantimentos, entre alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza, água, fraldas e colchões.
As doações foram carregadas hoje em um caminhão da Coopercarga, que em parceria com o SETCOM, fará o transporte até a cidade de Teresópolis (RJ) - uma das cidades atingidas pelas enchentes.
A entrega será realizada junto à Cruz Vermelha do município, que organizará a distribuição aos moradores. Além do transporte dos produtos, a Coopercarga também contribuiu com a campanha municipal, realizando um trabalho interno entre os colaboradores da matriz, que auxiliaram doando produtos.
(Fonte: Coopercarga)
Levar novas tecnologias ao campo para mantê-lo atualizado não é uma tarefa simples. Afinal, a cada ano chega ao mercado uma profusãode novidades que podem significar o próximoo futuro dos agricultores em seus negócios. Mas o grande desafio não é só desenvolver novos conhecimentos, mas també fazer com que os produtores os coloquem em prática.
É aí que entram os Dias de Campo, verdadeiras vitrines tecnológicas, como o que a Cocamar promove nesta quarta e quinta-feira, (2 e 3/2), em sua nova Unidade de Difusão de Tecnologia (UDT) em Floresta, ao lado da PR-317, que liga Maringà a Campo Mourão.
No final de 2009, a cooperativa investiu na compra de 15 alqueires para ampliar o seu principal espaço demonstrativo, que em 2010 foi usado pela última vez, após muitos anos, situada próxima o ao Aeroporto Regional de Maringá.
Nos dois dias, a programação se estende das 9 às 17h, com a participação reservada a associados convidados, cuja visita é previamente agendada pelas unidades. A proposta é fazer com que o aproveitamento seja o melhor possível.
Parceiros
Cinquenta parceiros participam juntamente com a Cocamar de demonstrações diversas no Dia de Campo de Verão, com o objetivo de orientar o produtor de soja e milho a produzir mais e melhor. Há uma série de tecnologias direcionadas a esses cultivos, entre elas variedades mais produtivas, além de práticas para potencializar os resultados da lavoura.
O engenheiro agrônomo Mário Ricardo Pinto Mendes, da UDT, relaciona 36 empresas de defensivos, sementes, fertilizantes, corretivos e outros produtos, e 14 de máquinas, pneus e lubrificantes. Os visitantes poderão avaliar 58 cultivares de soja (das quais 54 transgênicas e 4 convencionais) plantadas em épocas diferentes, e 64 híbridos de milho (46 transgênicos e 18 convencionais). Segundo ele, uma dinâmica de máquinas, com pulverizadores, estarão entre as novidades.
(Fonte: Cocamar)
A Rumo Logística, braço do grupo Cosan para o transporte açúcar e grãos, fechou acordo a Coopercitrus, uma das mais tradicionais cooperativas de São Paulo, para a formação de uma nova empresa que vai explorar o terminal da Coopercitrus em Barretos (SP). Essa nova companhia pretende reativar a linha férrea, que passa ao lado desse terminal, afirmou ao Valor Júlio Fontana, presidente da Rumo.
A nova empresa - TB S.A (Terminal de Barretos) - terá 50% de participação de cada uma no negócio. O contrato prevê também que a TB tenha opção de compra desse terminal nos próximos anos.
A Rumo oferecerá sua estrutura para o transporte ferroviário de açúcar do terminal até o porto de Santos. Já a Coopercitrus vai disponibilizar a estrutura do seu terminal de cargas, que conta com uma capacidade estática para armazenagem de 130 mil toneladas de açúcar ou grãos.
"Essa região é estratégica para a Rumo, uma vez que está próxima de grandes usinas produtoras de açúcar de Ribeirão Preto - o principal polo produtor de São Paulo", disse Fontana. O município de Barretos conta com uma área cultivada de cerca de 65 mil hectares de cana, além de um grande potencial de crescimento na cultura de grãos.
Com esse acordo, a Rumo passa a controlar cinco terminais no estado de São Paulo - Sumaré, Jaú, Pradópolis, Barretos e Tirapina, que está em construção. "Estudamos terminais fora de São Paulo, mas, neste momento, estamos priorizando o Estado", declarou o presidente. A expectativa é de que a Rumo incorpore outros três terminais nos próximos meses.
O terminal de Barretos está pronto para operar com dois produtos simultaneamente, uma vez que possui estruturas segregadas de recebimento e expedição, ambas com os modais rodoviário e ferroviário. A atual estrutura permite operação ferroviária, com carregamentos diários de trens com até 85 vagões e capacidade de movimentação mensal de produto que pode atingir 200 mil toneladas.
Considerando as atuais instalações, incluindo esse novo acordo, a Rumo aumentará sua capacidade de transporte para 1 milhão de toneladas de produtos, entre açúcar e grãos. "Em três anos, pretendemos dobrar esse volume", afirmou Fontana.
No mês passado, a Rumo fechou contrato de longo prazo (dez anos) com a usina São Martinho, de Pradópolis (SP), que prevê serviços em armazenagem, transbordo e transporte de açúcar entre as duas empresas. Pelo contrato firmado, a São Martinho vai investir R$ 30 milhões para a construção em sua usina de Pradópolis de um armazém com capacidade para 60 mil toneladas de açúcar, além da modernização do ramal ferroviário de acesso à fábrica, o que garantirá uma capacidade de transbordo para a ferrovia de até 2 milhões de toneladas de açúcar por ano - dos quais até 650 mil toneladas são produzidas pela própria usina.
As instalações da Rumo em Santos contam com uma capacidade de embarque anual de mais de 11 milhões de toneladas. A expectativa é de que o escoamento da Rumo atinja cerca de 7 milhões de toneladas este ano.
Em julho do ano passado, a Rumo ganhou dois sócios de peso - os fundos de investimento Gávea e Texas Pacific Group (TPG), que se associaram à companhia. Os dois investidores fizeram, juntos, aporte de R$ 400 milhões, ficando cada um, com 12,5% do negócio (25% no total). A Cosan mantém os 75% restantes.
(Fonte: Valor Econômico)
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) concluiu nesta quinta e sexta-feira (27/1), em Piratuba (SC), o curso de formação de professores que atuarão no programa Cooperjovem.
A coordenadora do programa, Patrícia Gonçalves de Souza, informou que participaram do curso os membros do corpo docente da Cooperativa Educacional Magna, de Concórdia (SC). Os conteúdos pedagógicos e instrucionais foram transmitidos pelo facilitador Ney de Almeida Guimarães.
Na etapa seguinte, no período de 1o a 4 de fevereiro, em São Miguel do Oeste (SC), iniciará a segunda fase da formação continuada do programa, com o curso “pedagogia da cooperação”. Nessa fase, os professores serão preparados para implementarem o Programa Cooperjovem nas escolas, de modo a incluírem na prática pedagógica os princípios, valores e métodos da educação cooperativa.
Para isso, além de enfocar os temas específicos do Programa, o curso abordará também as características do ensino por competências e a utilização adequada de estratégias didático-pedagógicas. O curso faz parte da nova metodologia do programa elaborada pelo Sescoop/SC em 2010 e será ministrado pela consultora pedagógica Maria Denise Crespo Nunes.
O curso Pedagogia da Cooperação será realizado nos meses de fevereiro a maio em todas as regiões do Estado e formará professores de 43 escolas que aderiram ao programa no ano passado. Em São Miguel do Oeste, participarão 31 professores de sete escolas da rede de ensino municipal e estadual de Bandeirante, Palma Sola e Paraíso, parceiras do SICOOB São Miguel no programa.
O Cooperjovem é um programa de formação juvenil implantado na rede de ensino público municipal e estadual de Santa Catarina. É uma ação prioritária para o Sistema Ocesc/Sescoop, que passou por uma reestruturação com formalização de novas parcerias e aperfeiçoamento das etapas de implantação e acompanhamento nas escolas. Envolve mais de 200 professores capacitados e preparados para executar o programa que beneficia 5.000 alunos do ensino fundamental. (Fonte: Ocesc)
Uma solenidade bastante prestigiada marcou a inauguração, na última sexta-feira (28/1), da nova agência da Unicred em João Pessoa (PB). A unidade, que inicia suas operações nesta terça-feira (1/2), está instalada nas dependências do edifício sede da Confederação das Unimeds do Norte/Nordeste, localizado na Avenida Josefa Taveira, bairro de Mangabeira, zona Sul da Capital paraibana.
O presidente da Confederação das Unimeds do Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares de Albuquerque, destacou que a instalação da agência simboliza os laços de união que sempre delinearam a relação Unimed e Unicred. “O cooperativismo permitiu o firmamento dessa união nascida do empreendedorismo do segmento médico. Iniciamos essa história emprestando estrutura e logística para o inicio dessa história, hoje a Unicred caminha com seus próprios passos, avançando cada vez mais”, pontificou.
O presidente da Unicred João Pessoa, Romildo Coelho Montenegro lembrou a parceria existente entre os dois segmentos, crédito e médico, ressaltando o fortalecimento dessa relação ao longo do tempo e revelou que a entrega da nova unidade consolida o trabalho de ampliação da rede de atendimento ao cooperado. “Estamos crescendo bastante e esse ritmo é fruto de um trabalho planejado e bem organizado”, afirmou.
Conforme Romildo, a agência possui toda estrutura necessária ao atendimento personalizado contando com gerente exclusivo em tempo integral, bateria de caixas, terminal eletrônico, além de oferecer todos os serviços que a cooperativa disponibiliza aos seus associados. “Todos os serviços estão inclusos, a exemplo de empréstimos e financiamentos, aplicações, cheque especial, cartão de crédito com milhagem TAM, dentre outros”, completou.
Saiba mais
A nova Agência UNICRED está localizada no girador da entrada do bairro de Mangabeira, logo no início da Av. Josefa Taveira. As instalações funcionam no térreo do edifício da Confederação das UNIMEDs do Norte/Nordeste. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8:30h às 17h (Caixas até às 15h)
A Unicred João Pessoa
Constituída em Assembleia Geral de 19 de dezembro de 1990 e homologada pelo Banco Central do Brasil em 26 de abril de 1993, a UNICRED João Pessoa é uma instituição financeira formada com uma história de sucesso, escrita através da união dos seus cooperados, diretores, conselheiros e funcionários, desenhada pela força dos profissionais que integram a Cooperativa.
Oferece várias linhas de crédito, opções para investimentos com taxas de aplicação entre as melhores do mercado, assessoria financeira e benefícios sociais, visando, principalmente, as atividades profissionais e a capacitação dos seus associados.
Entre as linhas de financiamento, destaque para a aquisição de imóveis, Empréstimo de Aniversário, Empréstimo de Assistência à Saúde, Financiamento para Cursos e Congressos, Financiamento de Automóveis etc. A UNICRED João Pessoa oferece ainda, previdência privada e seguro de vida.
(Fonte: Unimed NNE)
Os armazéns de grãos e produtos agrícolas vão passar por ajustes de acordo com as normas previstas para garantir o certificado de qualidade. Desde o último mês de dezembro, esses estabelecimentos têm maior prazo para obter a certificação.
Na última semana, a Comissão Técnica Consultiva do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras iniciou a revisão dos requisitos técnicos obrigatórios e recomendados para certificação de unidades armazenadoras, conforme as necessidades apresentadas pelos próprios armazéns. O trabalho deve ser concluído em 180 dias.
A Comissão tem até o dia 12 de junho para apresentar o relatório com os novos parâmetros técnicos e operacionais para a Certificação de Unidades Armazenadoras em todo o território nacional. “O nosso objetivo é revisar aquelas normas que algumas unidades não estão conseguindo implantar”, destaca a coordenadora-geral de Infraestrutura Rural e Logística da Produção do Ministério da Agricultura, Maria Auxiliadora Domingues de Souza.
Os requisitos analisados vão desde as instalações físicas dos escritórios dos armazéns até os sistemas de medição de temperatura e umidade dentro das unidades. Para a coordenadora, com essa ação, o ministério quer tornar viável a implantação do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras. Quando totalmente implantado, o sistema vai melhorar a qualidade dos armazéns brasileiros. A mudança evitará perdas na produção e garantirá a qualidade dos grãos
Maior prazo
O Ministério da Agricultura prorrogou o prazo para certificação dos armazéns, por meio da Instrução Normativa nº 41, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15 de dezembro de 2010. A regra aumenta os prazos e prevê também a revisão das normas para os requisitos técnicos obrigatórios ou recomendados. Esses itens determinam as adequações estruturais, tecnológicas e de capacitação técnica para que as unidades armazenadoras possam obter a certificação.
A análise das unidades será realizada pelos auditores técnicos de organizações acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Eles vão avaliar requisitos como a adoção de sistemas de higienização da estrutura e de temperatura dos grãos e as condições estruturais de armazenagem. Além de evitar perdas na produção, a avaliação pretende melhorar a qualidade e a quantidade dos grãos e capacitar os profissionais que atuam no setor.
A instrução também prevê o recadastramento dos armazéns, no período de 2012 a 2017, em seis etapas, sendo 15% das unidades nas cinco primeiras, e 25% na sexta etapa. As unidades armazenadoras mais antigas, de difícil ou impossível adequação às normas da certificação, ganharam mais cinco anos de prazo para promover as intervenções necessárias à desativação ou utilização exclusiva em caso de atendimento emergencial.
A ampliação dos prazos dá condições à unidade para alcançar metas mais próximas da realidade do complexo armazenador do país. Com isso, a iniciativa privada não extrapola sua capacidade de investimentos. O setor privado é responsável por mais de 95% da capacidade de armazenamento instalada no Brasil.
“As diversas manifestações de reconhecimento da importância da medida recebidas pelo ministério demonstram a confiança do setor na orientação dos processos de qualificação da atividade armazenadora”, ressalta Maria Auxiliadora. Para ela, essas ações colocam o Brasil na vanguarda da atividade frente aos concorrentes internacionais
Os armazenadores e demais interessados do sistema podem acessar o site do ministério clicando em Serviços > Certificação > Unidades Armazenadoras, para consultas sobre normas e procedimentos para a obtenção do certificado.
(Fonte: Mapa)
A Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) investiram 3,2 milhões de reais na construção da Casa do Cooperativismo Barriga-Verde, na capital do Estado. “Estamos construindo uma sede funcional, moderna e racional para atender de forma mais eficiente e confortável as cooperativas registradas”, assinala o presidente do sistema Ocesc/Sescoop, Marcos Antônio Zordan.
“Teremos ganhos de qualidade para nossa equipe a para todas as cooperativas filiadas”, comenta o superintendente Geci Pungan. A obra ocupa um terreno de 1.104 metros quadrados de área, situada na esquina da avenida Almirante Tamandaré e com a travessa Aroldo Pessi, no bairro de Capoeiras, em Florianópolis, próximo às pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina ao continente.
Os trabalhos iniciaram em novembro de 2010 e estarão concluídos em agosto de 2011, absorvendo 40 trabalhadores. A área total construída será de 1.609,27m². A edificação consistirá de quatro pavimentos – subsolo, térreo, dois pavimentos-tipo – e um ático, todos interligados por circulação vertical.
(Fonte: Fecoagro)
A Unimed Goiânia realizou, no período de 30 de novembro a 7 de dezembro de 2010, uma pesquisa de satisfação de clientes com 420 beneficiários de Goiânia. Segundo resultado divulgado pela empresa Grupom Consultoria e Pesquisas, responsável pela condução do levantamento, 89% dos beneficiários estão satisfeitos com o plano de saúde Unimed.
O alto índice de satisfação manteve o mesmo número verificado na pesquisa de 2007. Em dezembro de 2004, o número estava em 85%, subindo para 89% em julho de 2007 e permanecendo igual neste último levantamento de 2010.(Fonte: Unimed Goiânia)
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS está engajado na campanha de auxílio aos brasileiros vítimas da tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro. A campanha busca doações de produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, água e roupa, e é promovida pelo Coep/RS (Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida).
As doações podem ser entregues na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS (Rua Félix da Cunha, nº 12, Bairro Floresta, Porto Alegre), que levará a caixa de arrecadações ao posto de recolhimento montado pela Defesa Civil no Cais do Porto (Armazém 7). A Defesa Civil fará o transporte até o Rio de Janeiro. (Fonte: Ocergs)
Os requisitos para a importação de mudas de dendê (palma de óleo) produzidas in vitro na Costa Rica foram definidos, nesta quinta-feira, 20 de janeiro. A norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na Instrução Normativa n° 10.
“O material deve ser transportado em recipiente lacrado e estar acompanhado de Certificado Fitossanitário emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária da Costa Rica”, explica Jefé Ribeiro, chefe da Divisão de Análise de Risco de Pragas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Para garantir a segurança na importação, as partidas serão inspecionadas no ponto de ingresso. Além disso, terão amostras coletadas e enviadas para análise fitossanitária em laboratórios oficiais ou credenciados pelo Ministério da Agricultura. “Os custos serão do comprador, que não poderá comercializar nem plantar o produto até a conclusão dos exames e emissão dos laudos de liberação”, lembra Ribeiro.
Nos casos de interceptação de cargas, a Organização Nacional de Proteção Fitossanitária do país de origem será notificada. O órgão brasileiro poderá suspender as importações até a revisão da análise de risco de pragas.
A Análise de Risco de Pragas (ARP) realizada pelos fiscais do Ministério da Agricultura é necessária para evitar a introdução de pragas quarentenárias. Tais pragas não estão presentes no país, mas, se introduzidas, podem causar impacto econômico e ambiental.
(Fonte: Mapa)
A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do país, que nesta safra 2011/12 deve faturar R$ 14 bilhões, anunciou ontem a criação de uma empresa de afretamento marítimo em parceria com o grupo Jamal Al-Ghurair (JAG) - que, entre outros negócios, é dono da Al Khaleej Sugar (AKS), a maior refinaria de açúcar do mundo, localizada em Dubai.
A nova empresa, batizada de Copa Shipping Company Limited, num primeiro momento fretará navios para as cargas da Copersucar e da AKS, mas numa segunda etapa também atenderá terceiros. Copersucar e a JAG detêm cada uma 50% da companhia.
Sem grandes investimentos, por se tratar de uma prestadora de serviços, a Copa Shipping começa a operar neste primeiro trimestre, com sede em Dubai e escritório em São Paulo. O volume movimentado na safra 2011/12 será de cerca de 5 milhões de toneladas de açúcar, e contemplará os volumes enviados de açúcar bruto pela Copersucar à Dubai e os de produto refinado exportados pela AKS.
Há potencial, segundo Paulo Roberto de Souza, presidente da Copersucar, para que esses volumes subam para entre 7 milhões e 8 milhões de toneladas no médio prazo. Além de açúcar, a nova empresa também afretará navios para etanol. Neste ano, os 600 milhões de litros a serem exportados pela Copersucar já vão estrear o novo serviço.
A parceria faz parte da estratégia da Copersucar de avançar em toda a cadeia logística para açúcar e etanol. Souza explica que assumir o controle sobre o afretamento de navios se fez necessário para melhorar a administração do fluxo logístico da empresa "Se o embarque na ponta atrasa, toda a cadeia para trás é prejudicada. A ferrovia, por exemplo, que é um modal em expansão na Copersucar, não pode parar por conta desse tipo de problema".
Chegar a esse nível de verticalização logística só foi possível, segundo ele, porque atualmente 80% do volume de açúcar exportado pela empresa - neste ano serão 6 milhões de toneladas - são de contratos de longo prazo.
Com estabilidade de volumes e destinos, a empresa precisará agora converter os contratos com clientes, de forma que 70% deles tenham a entrega do produto no destino final sob a responsabilidade da Copersucar (CIF - Cost, Insurance and Freight), percentual que atualmente é de 30%.
Para isso, detalha Souza, parte da economia com frete obtida com a Copa Shipping será repassada aos clientes como contrapartida para essa mudança do regime de entrega da mercadoria - de CIF para FOB (Free on Board).
Com capacidade para refinar 2 milhões de toneladas de açúcar por ano, a AKS é a maior cliente individual da Copersucar que, por questões contratuais, não revela o volume vendido à agora sócia. "Atendemos a maior parte dessa demanda", resume Souza.
(Fonte: Valor Econômico)
O Sicoob Credija inaugurou no dia 10 de janeiro uma nova agência em Praia Grande (SC). Ampla e moderna, a nova agência atende a uma solicitação dos associados.
A área, de 350 metros quadrados, vai facilitar ainda mais os serviços aos cooperados e usuários da cooperativa. Além de oferecer mais conforto à comunidade, com 30 cadeiras para o atendimento nos caixas, a nova sede terá terminais de autoatendimento, com serviço de depósitos das 6 às 22 horas.
Segundo o presidente da Credija, Wolni José Walter, “mudamos de prédio porque queremos sempre facilitar a vida do associado”. Para o associado Claudino Fregulha, de Praia Grande, a mudança veio em boa hora.
“Estávamos realmente precisando, pois as antigas instalações já eram pequenas. Agora teremos até caixas especiais para atender malotes de empresas e com isso agiliza o atendimento do restante do pessoal”, explicou.
A nova agência atende o novo padrão adotado pelo Sicoob, com mudanças externas e internas.
(Fonte: Sicoob Credija)
A Cooperativa de Crédito Credicitrus, com sede em Bebedouro, SP, distribuiu no final de dezembro aproximadamente R$ 20 milhões como antecipação das sobras do exercício de 2010, correspondendo aos juros sobre o capital dos cooperados. Desse valor, 60% foram integralizados ao capital do cooperado e 40% distribuídos em espécie, com o devido recolhimento de Imposto de Renda na Fonte, conforme determina a legislação tributária.
Siguetoci Matusita, diretor de Planejamento e Controle da Sicoob Credicitrus, comenta: “Essa antecipação traduz os excelentes resultados alcançados pela cooperativa no último exercício e é muito oportuna, pois proporciona ao cooperado recursos adicionais para que faça frente ao tradicional aumento de despesas deste período do ano”. E completa: “É mais uma prova de que, no cooperativismo, a participação do cooperado gera a colheita de bons frutos”. (Fonte: Ocesp)
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